Jump to content

Planilha do orçamento


Recommended Posts

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Quando vou lançar o salário na planilha do módulo 2 - Organizando sua vida financeira, na aula 03 - Organizando os gastos e definir as porcentagens que vou alocar em cada setor (conforto, gastos fixos, liberdade financeira...), faz sentido utilizar o salário bruto ou o salário liquido descontado os impostos (IRPF E INSS)?

Como vocês fizeram? Estou perguntando isso, porque além do desconto em folha, eu ainda pago imposto (IRPF) após a declaração anual, então eu coloquei esse valor no item imposto.
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Não. Eu recebo de duas fontes, uma estadual e uma municipal. Sobre uma me encaixo na alíquota de 15\% e sobre a outra 22,5\%. Quando os dados se cruzam na declaração anual, eu subo para a alíquota de 27,5\%, por isso tenho que pagar. O que eu tento fazer é guardar um valor médio todos os meses exclusivamente para pagar as DARF's no outro ano.
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 anos depois...
On 01/07/2023 at 15:26, Fellipe Pinho Nakahashi disse:

E no caso de receber benefício de Vale Refeição/Alimentação?
Utilizo para pagar mercado, restaurantes...
Devo somar o valor do benefício ao salário líquido quando lanço na planilha? 

Eu acredito que deva somar ao salario liquido, pois faz parte do dinheiro e vc usa ele.
Se caso mês que vem vc mude de empresa e não tenha mais o vale, essa conta não fecha

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 28/09/2020 at 17:16, ROBERTO ARLINDO PINTO disse:

Não. Eu recebo de duas fontes, uma estadual e uma municipal. Sobre uma me encaixo na alíquota de 15\% e sobre a outra 22,5\%. Quando os dados se cruzam na declaração anual, eu subo para a alíquota de 27,5\%, por isso tenho que pagar. O que eu tento fazer é guardar um valor médio todos os meses exclusivamente para pagar as DARF's no outro ano.

se seus salários são fixos, da para calcular o valor exato a guardar cada mês. 

  • imposto certo a pagar: (salario 1 + salario 2) x 0,275 - "parcela dedutível dessa faixa"
  • imposto pago por mês: (salario 1 x 0,15 - parcela dedutível dessa faixa) + salario 2 x 0,225 - parcela dedutível dessa faixa)
  • a diferença é o que você fica "devendo" todo mês, dinheiro que o governo "deixa para você guardar e devolver depois"
  • também pode pegar o valor pago o ano anterior e dividir por 12.
  • a recomendação seria guardar esse valor no tesouro direto todo mês para devolver ao leão assim que fizer a declaração anual.

image.gif.dc1e7f54b9155036c7b2e2ed6abff925.gif

Editado por Ricardo Ochoa
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...