Denis Fernandes Da Costa Postado 22 de Outubro Compartilhar Postado 22 de Outubro (edited) Estou acumulando para criar uma reserva de emergência robusta, que supra cerca de 6 meses de despesas. Como sou funcionário público, creio que seja um valor suficiente. A dúvida é, converto esse valor em uma carteira diversificada ( 50% renda fixa, 50% renda variável) desde agora ou continuo na fixa, até que cerca de 50% dos investimentos alcancem o valor total da reserva desejada? Deixaria os investimentos da renda fixa como a reserva de emergência. Qual a opinião de vocês? Editado 22 de Outubro por Denis Fernandes Da Costa 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Jaimson Bispo Postado 22 de Outubro Compartilhar Postado 22 de Outubro Boa tarde! A reserva de emergência não faz parte dos investimentos, é um valor entre três a seis meses de seus custos mensais de vida que visa suprir alguma emergência, como o desemprego, um acidente...coisas do tipo e deve está em uma conta de um grande banco uma parte, o restante pode até ficar em algum cdb de liquidez diária. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 22 de Outubro Compartilhar Postado 22 de Outubro 1 minute ago, Denis Fernandes Da Costa disse: Estou com cerca de 50k na renda fixa. Estou acumulando para criar uma reserva de emergência robusta, que supra cerca de 6 meses de despesas. Como sou funcionário público, creio que seja um valor suficiente. A dúvida é, converto esse valor em uma carteira diversificada ( 50% renda fixa, 50% renda variável) desde agora ou continuo na fixa, até que cerca de 50% dos investimentos alcancem o valor total da reserva desejada? Deixaria os investimentos da renda fixa como a reserva de emergência. Qual a opinião de vocês? Boa tarde, @Denis Fernandes Da Costa ! Se entendi certo sua colocação, investimentos na renda fixa não são reserva de emergência. Um dos principais pilares da reserva (na minha opinião é o principal) é a liquidez. Quando temos investimentos de renda fixa não temos uma liquidez assegurada como fosse em uma conta corrente ou poupança de um bancão tradicional. Ter 6 meses dos custos fixos (pode se optar por somar os confortos também) é uma excelente reserva. Mas lembre-se que a reserva não é um investimento e logo ela não visa rentabilidade. Logo, deixar ela em um banco com agência e no máximo 50% do valor da reserva no tesouro Selic para acalmar um pouco os ânimos da rentabilidade é a melhor decisão a ser tomada. Renda variável para reserva de emergência e/ou até mesmo pensando para uso futuro para alguma aquisição (o dinheiro carimbado com data de uso que falamos) jamais deve ser usado. Espero que ajude! 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Denis Fernandes Da Costa Postado 22 de Outubro Author Compartilhar Postado 22 de Outubro A renda fixa seria em um CDB de liquidez diária. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ludmyla Cruz Da Silva Postado 23 de Outubro Compartilhar Postado 23 de Outubro 5 horas atrás, Denis Fernandes Da Costa disse: Estou acumulando para criar uma reserva de emergência robusta, que supra cerca de 6 meses de despesas. Como sou funcionário público, creio que seja um valor suficiente. A dúvida é, converto esse valor em uma carteira diversificada ( 50% renda fixa, 50% renda variável) desde agora ou continuo na fixa, até que cerca de 50% dos investimentos alcancem o valor total da reserva desejada? Deixaria os investimentos da renda fixa como a reserva de emergência. Qual a opinião de vocês? A reserva de investimento não é pra render, é pra te suprir em caso de necessidade. Se estiver em algum investimento você não irá conseguir acessar rapidamente. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ludmyla Cruz Da Silva Postado 23 de Outubro Compartilhar Postado 23 de Outubro 5 horas atrás, Denis Fernandes Da Costa disse: A renda fixa seria em um CDB de liquidez diária. Ai eu acho que dá bom 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Matheus Keitaro Postado 23 de Outubro Compartilhar Postado 23 de Outubro 7 horas atrás, Denis Fernandes Da Costa disse: Estou acumulando para criar uma reserva de emergência robusta, que supra cerca de 6 meses de despesas. Como sou funcionário público, creio que seja um valor suficiente. A dúvida é, converto esse valor em uma carteira diversificada ( 50% renda fixa, 50% renda variável) desde agora ou continuo na fixa, até que cerca de 50% dos investimentos alcancem o valor total da reserva desejada? Deixaria os investimentos da renda fixa como a reserva de emergência. Qual a opinião de vocês? Boa noite @Denis Fernandes Da Costa! Apenas pra acrescentar as dicas já fornecidas pelos nossos amigos, eu pegaria uma parte da sua reserva e deixaria ela em espécie em um lugar seu de segurança (15-30dias), pra um caso de emergência. "Ahhh, mas não vai render nada e tem a inflação". No longo prazo esse valor vai ser irrisório. Pode soar um pensamento caótico, mas em um cenário onde você não esta sem acesso ao banco ,tesouro, etc, você ainda teria um dinheiro pra pelo menos conseguir se virar por um tempo (Alimento, água, etc). 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rafael Di Martini Jaser Postado 23 de Outubro Compartilhar Postado 23 de Outubro 9 horas atrás, Denis Fernandes Da Costa disse: Estou acumulando para criar uma reserva de emergência robusta, que supra cerca de 6 meses de despesas. Como sou funcionário público, creio que seja um valor suficiente. A dúvida é, converto esse valor em uma carteira diversificada ( 50% renda fixa, 50% renda variável) desde agora ou continuo na fixa, até que cerca de 50% dos investimentos alcancem o valor total da reserva desejada? Deixaria os investimentos da renda fixa como a reserva de emergência. Qual a opinião de vocês? Vamos la, vou te dar um exemplo hipotetico. O Fulaninho faz sua declaração de IR, ao finalizar esquece de declarar um ativo especifico e a receita federal suspende seu CPF até a regularização, sendo assim a receita fez o bloqueio justamente no dia que ele iria pagar as faturas dos cartões de crédito e pra piorar a mãe dele está no hospital e precisa pagar a cirurgia sem falta. O João precisa do cartão de credito bloqueado para pagar o hospital que prometeu que iria ajudar a mãe. Alem disso terá de pagar as faturas com atraso após finalização da pendencias com IR. Entende que 2 dias podem simplesmente prejudicar sua vida? Se tem uma parte dessa reserva de maneira liquida, em casa, outra parte no banco, o prejuizo seria menor. Conseguiria se organizar financeiramente. Pode não resolver tudo, mas como o nome ja diz, uma emergencia... Temos de lidar com a contenção de danos ao maximo. Abraços. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Matheus Passos Silva Postado 23 de Outubro Compartilhar Postado 23 de Outubro Olá @Denis Fernandes Da Costa, Só pra reforçar o que o pessoal já disse: reserva de emergência não é investimento. Não temos como escapar dessa, e o exemplo do @Rafael Di Martini Jaser é autoexplicativo. Então faça o arroz com feijão mesmo: 50% no Tesouro Selic (ou no máximo em um CDB de liquidez diária, mas só se pagar acima do Tesouro e preferencialmente em um bancão), uns 35%-40% na poupança, e o restante na mão mesmo. A chance de tudo dar ruim como no exemplo do Rafael pode até ser baixa, mas ela existe - e se você for o "sorteado" não vai querer ter problemas, certo? Espero ter ajudado! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts