Jump to content
  • 0

DÚVIDA SOBRE (NÃO) PAGAMENTO DE DIVIDENDOS

Pergunta

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
15 minutes ago, Carlos José De Lima Filho disse:

fala pessoal,boa noitevi algo em uma das aulas dizendo que tal empresa não paga dividendo,poderiam me esclarecer de que forma então eu irei receber pagamento.

Boa noite,

Não sei se entendi sua dúvida corretamente, mas nem todas as empresas pagam dividendos.

Normalmente, as mais consolidadas e que já estão em uma boa fase de maturação são as que costumam pagar dividendos. Já as que estão em fase de desenvolvimento costumam pagar pouco (ou nenhum) dividendo porque precisam do dinheiro em caixa para investir.

Nos dois casos é possível conseguir ganhos patrimoniais. No caso das empresas que pagam dividendos você pode usar este recurso para gastar (se estiver na fase de viver de renda) ou reinvestir comprando novas cotas. Já com a empresas que não pagam rendimentos, você PODE ter aumento de patrimônio com a valorização das ações.

Concluindo, para as empresas que não pagam dividendos, o seu "pagamento" será viabilizado pelo aumento das cotações/preços das ações.

Espero ter ajudado e bons investimentos.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Carlos José De Lima Filho disse:

fala pessoal,boa noitevi algo em uma das aulas dizendo que tal empresa não paga dividendo,poderiam me esclarecer de que forma então eu irei receber pagamento.

Boa noite!

As boas empresas que não pagam ou pagam pouco dividendo, o retorno ocorre através da valorização das ações, por exemplo, vc comprou uma ação da padaria do João por dez reais, daqui a um ano essa ação tá custando vinte reais, valorizou 100%, mas para vc obter o retorno seria necessário se desfazer de parte ou de todas as ações, claro que isso jamais deve ocorrer no momento de acumulação...isso iria ocorrer quando vc adquirisse sua liberdade financeira, talvez, até nesse intervalo, a empresa já poderia ter se tornado uma boa pagadora de dividendos pq já poderia ter crescido muito.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
11 horas atrás, Carlos José De Lima Filho disse:

Bom dia, @Carlos José De Lima Filho !

O pagamento de dividendos de uma empresa é informado pelo seu estatuto. Dentro do estatuto a empresa vai informar como ela vai remunerar seus acionistas indicando percentuais pagos, periodicidade e condições para pagamento dos dividendos. 

Caso a empresa não cite nenhuma informação sobre a remuneração aos acionistas em forma de proventos, ou seja, ela omita no estatuto qualquer informação sobre remuneração aos acionistas, ela por regulamentação da CVM deverá pagar aos seus acionistas 25% do lucro líquido do exercício.

Mas aqui vem uma questão interessante. Como dito, se a empresa não fale nada sobre o pagamento, ela se enquadra na regra da CVM explicada acima. Porém, se a empresa informa algo no estatuto é este informe que vai ser levado em consideração onde a regra da CVM só se aplica na omissão da informação. Logo, uma empresa pode optar por descrever em seu estatuto que ela não vai remunerar seus acionistas em forma de proventos.

A remuneração ao acionista neste caso aconteceria com geração de valor das cotações e da empresa em si. Ou seja, podemos dizer que a grosso modo o investidor que comprou a empresa a R$10, acreditou nela pegando seus lucros reinvestindo em si mesma o que fez com que ela ganhasse mais espaço de mercado e consequentemente maiores lucros, fez com que o mercado precificasse a ação para R$50. Logo, o patrimônio do investidor aumento. Uma ideia semelhante ao comprar um terreno por um valor e anos depois o valor de aumentado significativamente.

Existem empresas que de fato optam por não fazer o pagamento de proventos por acreditarem em seu potencial de valorização (veja que aqui estamos falando realmente de valor e não necessariamente de preço). 

Isso pode depender tanto da metodologia adotada pela empresa como a fase em que ela está. Um cenário comum é vermos empresas que percebem que já estão estáveis no mercado, são consolidadas e não encontram mais espaço para crescer mas conseguem se manter podem sim começar a fazer pagamentos de proventos mudando seu estatuto.

Espero que complemente ao tema!

• Brabo 4
Link para compartilhar

• Criar novo...