Jump to content
  • 0

Diagrama do Cerrado - FIIs

Igor Carpio

Pergunta

Estou começando as analisar os FIIs, e analisando as perguntas que vão possuir no diagrama. No entanto me deparei com uma duvida, pretendo investir em FIIs de Tijolo e Papeis, sendo que, parte das perguntas estão vinculadas a imóveis, como:

1. Os imóveis desse Fundo Imobiliário estão localizados em regiões nobres?
  2. Baixo gastos com a manutenção dos Imóveis, dentro da mesma classe ?
  3. Não é dependente de um único inquilino ou imóvel?
  4. Possui imóveis em mais de 5 Estados ?
  5. Vacância Física, inferior a 5,00% ?

Algumas perguntas até consigo adaptar para FIIs de Papel, como a Nº 3. que poderia entender como grande parte dos "Empréstimos" a uma empresa, entretendo as outras não consigo adaptar.

Como vocês fazem nesses casos ? As respostas que não tem como adaptar ficam como não (Afinal Papeis, tem maior risco que Tijolo) ? Ou utilizam alguma outra métrica ?

• Brabo 2
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
10 minutes ago, Igor Carpio disse:

Estou começando as analisar os FIIs, e analisando as perguntas que vão possuir no diagrama. No entanto me deparei com uma duvida, pretendo investir em FIIs de Tijolo e Papeis, sendo que, parte das perguntas estão vinculadas a imóveis, como:

Algumas perguntas até consigo adaptar para FIIs de Papel, como a Nº 3. que poderia entender como grande parte dos "Empréstimos" a uma empresa, entretendo as outras não consigo adaptar.

Como vocês fazem nesses casos ? As respostas que não tem como adaptar ficam como não (Afinal Papeis, tem maior risco que Tijolo) ? Ou utilizam alguma outra métrica ?

Boa tarde, @Igor Carpio !

Existem duas formas comumente adotadas quando fazemos a avaliação de fundos de papel:

1 - cria-se perguntas duplas para responder também sobre os FIIs de papel. Por exemplo, "Vacância Física, inferior a 5,00%? / Possui portfólio com indexadores diversificados?"

ou 

2 - avalia-se os FIIs por fora assim como fazemos na renda fixa afinal a avaliação de um FII de papel não é muito além do que avaliar títulos de renda fixa (CRIs) e depois da análise, vai marcando perguntas como sim independente do que esteja escrito nelas até chegar a uma nota desejada para o ativo.

No meu caso eu avalio por fora com alguns critérios que estabeleci e vou marcando as perguntas até chegar a uma nota que eu queira e julgue de acordo com o risco da minha avaliação. Quanto maior o risco, menos perguntas marco como sim. 

Espero que ajude!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
14 horas atrás, Bruno Rangel disse:

No meu caso nem utilizo essa pergunta, pois FI mono tudo nem entra na Carteira... Talvez adaptar a pergunta para um percentual de concentraçao embora normalmente isso vai sendo diluido com tempo na maioria dos casos

Não tinha pensado desta maneira, mas realmente não faz sentido possuir essa pergunta, da maneira que ela está. Também não invisto em FII com praticamente mono imóvel ou inquilino.

Editado por Igor Carpio
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
20 horas atrás, Igor Carpio disse:

As perguntas você pode mudar da forma que você desejar. Mas cuidado para não fazer um diagrama imenso. O modelo padrão visa os fundos de tijolos. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
19 horas atrás, Edison Paulini disse:

Boa tarde, @Igor Carpio !

Existem duas formas comumente adotadas quando fazemos a avaliação de fundos de papel:

1 - cria-se perguntas duplas para responder também sobre os FIIs de papel. Por exemplo, "Vacância Física, inferior a 5,00%? / Possui portfólio com indexadores diversificados?"

ou 

2 - avalia-se os FIIs por fora assim como fazemos na renda fixa afinal a avaliação de um FII de papel não é muito além do que avaliar títulos de renda fixa (CRIs) e depois da análise, vai marcando perguntas como sim independente do que esteja escrito nelas até chegar a uma nota desejada para o ativo.

No meu caso eu avalio por fora com alguns critérios que estabeleci e vou marcando as perguntas até chegar a uma nota que eu queira e julgue de acordo com o risco da minha avaliação. Quanto maior o risco, menos perguntas marco como sim. 

Espero que ajude!

Hummmmmm… manipulando o diagrama né ? Kkkkkkkk

Mas vc tem razão de fazer assim. Eu também faço 🤪

• HAHAHAHA 1
Link para compartilhar

• Criar novo...