Jump to content
  • 0

Porcentagem da carteira - Metas

Pergunta

Boa noite, Sardinhas! 

Queria ajudar com as minhas metas, atualmente, tenho cerca de 70% em FIIs e o resto em ações, por ser solteiro e ter uma boa margem de crédito, acabei por negligenciar a reserva de oportunidade e de emergência. Mas ao concluir o curso, direcionando os novos aportes para tais objetivos.

Ao finalizar o curso, acabei optando por ter cerca de 30% em ações, 25% em FIIs, 25% em renda fixa, 15% em ações internacionais e 5% em bitcoin. 

Acham o valor justo ou modificariam algo? 

• Brabo 4
Link para compartilhar

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
14 minutes ago, Rafael Di Martini Jaser disse:

Excelente variação, porém mais arriscado por estar a maioria em renda variável, depende muito da sua idade.

Seu primeiro plano de ação antes da reestruturação é simplesmente repor a reserva de emergência, de oportunidade é muito pessoal em alguns casos, mas a de emergencia é a raiz, arvore sem raiz não dá frutos, galhos, etc...

No modulo 6 ou mais pra frente terá uma análise de perfil (DIAGRAMA DO CERRADO), onde preencherá um formulario que te ajudará dizer um pouco sobre você e seu perfil!! Faça o preenchimento pra ter noção se o que você acredita está condizente com esses numeros que informou :)

Espero ter ajudado!!

Obrigado! 

O resultado do formulário bateu com as metas expostas! 

Mas no caminho, cerca de um ano investindo de maneira equivocada e corrigindo a rota no momento, mas sempre dar certo. Só não podemos saí do jogo...

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Louise Valença disse:

Olá,

Vc disse que finalizou o curso, então estou entendendo que fez a distribuição % com base no diagrama do cerrado, certo?

A sua distribuição ficou bem parecida com a minha, e eu tbm tinha muito mais FIIs (acho que uns 50 ou 60% da carteira). Para os dividendos e complemento nos aportes é ótimo, mas bem sofrido para aumento patrimonial (quase não tem valorização da cota) e momentos de oscilação no mercado.

Eu tenho 34 anos, e desde que fiz o curso, optei por focar em elevar um pouco mais meu patrimônio (pensando em rever os percentuais quando passar um pouco dos 40 anos), então meus percentuais em ações Brasil e Exterior estão um pouco maiores, e os Fiis por volta dos 15%. Minhas criptos são 2%, e renda fixa 20%.

Apesar de ter decidido diminuir consideravelmente meu % em FIIs, eu não vou vender, apenas deixar de aportar neles, desta forma, eles continuam tendo uma boa contribuição nos aportes. 

Reserva de emergência já esta montada, e oportunidade não faz muito sentido, uma vez que meus aportes e patrimônio ainda são pequenos (você pode acabar perdendo mais deixando esse dinheiro parado na conta enquanto espera uma excelente oportunidade na bolsa, do que se for aportando e mensalmente.)

Isso, ficou parecido, mas seu perfil é mais agressivo, no momento. Os FIIs realmente irão ficar sem aporte por um bom período. Acho que a reserva de oportunidade pode fazer mais sentido para coisas do dia a dia que acabam por aparecer e as vezes dinheiro em caixa pode ser vantajoso, visto que pode permitir adquirir algumas coisas com desconto. Grato! 

Link para compartilhar

• 0

Boa noite!

Só uma correção, o diagrama do cerrado não faz análise do perfil não. Ainda não cheguei lá, mas o teste que faz a análise de perfil é o PIAR.

O diagrama do cerrado direciona os seus aportes de acordo com o percentual dos ativos de sua carteira, buscando sempre o equilíbrio para o que foi definido no PIAR, evitando que a pessoa deixe a carteira desequilibrada por achismos.

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Estou com muitas dúvidas nisso também. Estou com 33 anos, porém sinto que estou sendo conservador em excesso.

Logo, eu gostaria de ter 50% de Ações (sendo 25% Nacionais e 25% Internacionais), 30% de FIIs e 20% em Renda fixa.

Ainda estou no módulo 4, e vou assistir as aulas de FIIs agora. Para vocês faz sentido?

De alguma forma, eu ainda acho 20% em Renda Fixa muito, dado que todo mês estou alocando 5% do orçamento em uma reserva de oportunidade no tesouro Selic, e já tenho uma reserva de emergência. E também vejo mais sentido em usar a renda fixa para metas, como "trocar de carro" quando o meu já estiver bem velhinho ou alguma outra meta do futuro.

Logo eu não sinto que minha carteira estará arriscada se as empresas e os fundos imobiliários são boas, e se nenhum ativo representar 2% do patrimônio total. As vezes penso se deveria ter 60% em ações e 20% em FIIs.

Isso faz sentido para vocês?

Editado por Maxsuel Fernandes Maccari
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Não sei se sou conservador ao extremo, mas minhas metas são: 60% renda fixa, 10% ações internacionais, 10% ações no brasil, 15% FIIs e 5% BTC. 

Eu só colocaria 60 / 70% em ações caso eu trabalhasse com mercado financeiro ou então tivesse muito tempo disponível para estudar as empresas. Como não é meu caso, acho uma doidera kkk.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Guilherme Drögemöller disse:

Não sei se sou conservador ao extremo, mas minhas metas são: 60% renda fixa, 10% ações internacionais, 10% ações no brasil, 15% FIIs e 5% BTC. 

Eu só colocaria 60 / 70% em ações caso eu trabalhasse com mercado financeiro ou então tivesse muito tempo disponível para estudar as empresas. Como não é meu caso, acho uma doidera kkk.

Boa noite, @Guilherme Drögemöller !

Não tem certo ou errado. Pode interferir também a fase em que estamos da vida. Por exemplo, alguém que se expõe mais a renda variável e criptos tendo família e/ou estando próximo da fase de viver de renda, eu acho loucura. 

Ter uma carteira mais conservadora é normal e funciona.

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
10 horas atrás, Maxsuel Fernandes Maccari disse:

Estou com muitas dúvidas nisso também. Estou com 33 anos, porém sinto que estou sendo conservador em excesso.

Logo, eu gostaria de ter 50% de Ações (sendo 25% Nacionais e 25% Internacionais), 30% de FIIs e 20% em Renda fixa.

Ainda estou no módulo 4, e vou assistir as aulas de FIIs agora. Para vocês faz sentido?

De alguma forma, eu ainda acho 20% em Renda Fixa muito, dado que todo mês estou alocando 5% do orçamento em uma reserva de oportunidade no tesouro Selic, e já tenho uma reserva de emergência. E também vejo mais sentido em usar a renda fixa para metas, como "trocar de carro" quando o meu já estiver bem velhinho ou alguma outra meta do futuro.

Logo eu não sinto que minha carteira estará arriscada se as empresas e os fundos imobiliários são boas, e se nenhum ativo representar 2% do patrimônio total. As vezes penso se deveria ter 60% em ações e 20% em FIIs.

Isso faz sentido para vocês?

Boa noite, @Maxsuel Fernandes Maccari !

Ainda é um pouquinho cedo para pensar nos percentuais exatos. No módulo 8 você terá um teste para fazer que ajudará a sugerir alguns percentuais de acordo com seu perfil. Será um bom norteador e você deve levar em consideração a fase em que está da vida. Quanto mais novo e mais distante estiver da fase de viver de renda, mais riscos poderemos tomar em teoria a não ser que o investidor seja naturalmente mais conservador.

Espero que ajude a pensar!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...