Jump to content
  • 0

O que esperar do ROE?

Ademilton Carvalho

Pergunta

To modificando algumas perguntas do diagrama do cerrado e preciso saber se estou sendo arrojado ou não. Eu segui como diretriz o valor de 10% de ROE que aparece no investidor para analisar e incluir minhas ações. O diagrama que vem por padrão vem marcado 5%. Acho meio baixo, mas não sei qual valor eu posso estar esperando de uma empresa boa.

Outra dúvida que tenho é se esse meta de ROE muda conforme o setor. Eu acredito que talvez não mude no geral, mas que nas empresas de tecnologia ele não seria muito preciso.

Essas são minhas dúvidas: Valor justo de ROE; e se ele deveria alterar para setores diferentes.

Tenho 24 anos, investidor arrojado e de longo prazo, e não sou rico.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
7 horas atrás, Ademilton Carvalho disse:

To modificando algumas perguntas do diagrama do cerrado e preciso saber se estou sendo arrojado ou não. Eu segui como diretriz o valor de 10% de ROE que aparece no investidor para analisar e incluir minhas ações. O diagrama que vem por padrão vem marcado 5%. Acho meio baixo, mas não sei qual valor eu posso estar esperando de uma empresa boa.

Outra dúvida que tenho é se esse meta de ROE muda conforme o setor. Eu acredito que talvez não mude no geral, mas que nas empresas de tecnologia ele não seria muito preciso.

Essas são minhas dúvidas: Valor justo de ROE; e se ele deveria alterar para setores diferentes.

Bom dia, @Ademilton Carvalho !

Receio em dizer que este valor pode ser relativo. 

Mas vamos tentar destrinchar ele um pouco. Como sabemos, o ROE é um indicador de eficiência onde praticamente temos o quanto a empresa consegue gerar de lucro em cima do patrimônio líquido. 

Essa margem pode variar sim por setor. Em um período que eu fiz uns estudos sobre isso setorialmente, tirei uma média por setor em algumas empresas mais viáveis de estuo. Talvez os número hoje estejam um pouco desatualizados mas saneamento tinha uma média de 15%, energia em geral (considerando transmissoras, distribuidora e geradoras) média de 23% e petróleo em média de 16%. E alguns outros setores também que me eram do interesse.

Fazendo umas contas da minha cabeça 😅  e levando em consideração outros números como tamanho da empresa, dentre outros, cheguei que o percentual de 10% como mínimo a ser aceito de maneira geral independente dos setores. Já é um número que dado o porte e margens das empresas que eu procuro e invisto, este é o retorno mínimo que para mim faz sentido. E obviamente quanto maior, melhor. É também um bom critério de desempate em escolhas. 

Veja que é um exemplo e não necessariamente uma regra a ser seguida. Há quem opte por números maiores ou menores e ache o valor justo. 

Espero que ajude a refletir!

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
16 horas atrás, Ademilton Carvalho disse:

Na minha opinião, o ROE comparativo da empresa com o seu setor seria uma bela pergunta para por no diagrama, a porcentagem em si diz menos que o comparativo entre empresas. 

Aquele que no seu setor tiver um melhor aproveitamento dos recursos tende a se provar pelo tempo.

O único cuidado é que é muito fácil maquiar o ROE contabilmente, e isso pode levar a armadilhas, então te-lo como indicador supremo pode gerar problemas.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...