Jump to content
  • 0

Empresas meio e topo

Taína Martins Magalhães

Pergunta

Salve comunidade,

seguindo nos estudos, ora concluindo, ora me perdendo. Nesse momento, ainda um pouco perdida e sem muitos critérios precisos para classificar empesas no meio ou topo da pirâmide.

Como vocês classificam essas empresas?

RADL, BLAU, TOTS, LEVE?

RADL e BLAU eu tinha considerado meio. Mas ao mesmo tempo, RADL é varejo, dos medicamentos, mas é varejo. Seria mais prudente considerar topo? E BLAU, tem mostrado números interessantes, mas IPO é de 2021 e acho que ainda pode ser considerada small cap (valor de mercado 2,4 bi). Seria topo também?

TOTS a princípio tinha considerado topo, mas tem valor de mercado maior, já está a mais de 10 anos na bolsa, e me parece que talvez seja mais meio da pirâmide.

LEVE estou considerado meio. Está a mais de 10 anos, lucros consistentes e tem espaço de crescimento. 

O que me dizem?

• Brabo 2
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
On 28/10/2024 at 18:14, Taína Martins Magalhães disse:

Salve comunidade,

seguindo nos estudos, ora concluindo, ora me perdendo. Nesse momento, ainda um pouco perdida e sem muitos critérios precisos para classificar empesas no meio ou topo da pirâmide.

Como vocês classificam essas empresas?

RADL, BLAU, TOTS, LEVE?

RADL e BLAU eu tinha considerado meio. Mas ao mesmo tempo, RADL é varejo, dos medicamentos, mas é varejo. Seria mais prudente considerar topo? E BLAU, tem mostrado números interessantes, mas IPO é de 2021 e acho que ainda pode ser considerada small cap (valor de mercado 2,4 bi). Seria topo também?

TOTS a princípio tinha considerado topo, mas tem valor de mercado maior, já está a mais de 10 anos na bolsa, e me parece que talvez seja mais meio da pirâmide.

LEVE estou considerado meio. Está a mais de 10 anos, lucros consistentes e tem espaço de crescimento. 

O que me dizem?

Acho que eu ia considerar tudo topo, talvez só a TOTVS meio.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 06/11/2024 at 17:52, Edison Paulini disse:

Boa tarde, @Taína Martins Magalhães !

Dando minha opinião:

TOTS e LEVE enxergo como meio de pirâmide.

As outras duas vejo como topo.

Vou aproveitar a dúvida da colega para tirar minha dúvida.
No diagrama do cerrado nós cadastramos as perguntas que achamos importantes na análise de risco e ele dá uma nota para as empresas e essa nota é considerada na hora de dividir as porcentagens para cada empresa, sendo que vamos aportar mais nas que tem maior nota, não é isso?

Se for assim, não adiantaria eu tentar classificar as empresas como base ou topo, é só colocar no diagrama que ele vai me dizer quem é base, meio ou topo de acordo com meus critérios. Ou estou errada?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Boa noite, @DianaBraga !

3 horas atrás, DianaBraga disse:

Vou aproveitar a dúvida da colega para tirar minha dúvida.
No diagrama do cerrado nós cadastramos as perguntas que achamos importantes na análise de risco e ele dá uma nota para as empresas e essa nota é considerada na hora de dividir as porcentagens para cada empresa, sendo que vamos aportar mais nas que tem maior nota, não é isso?

Sim, correto. Uma das considerações do diagrama é a nota para o ativo receber mais aportes. 

3 horas atrás, DianaBraga disse:

Se for assim, não adiantaria eu tentar classificar as empresas como base ou topo, é só colocar no diagrama que ele vai me dizer quem é base, meio ou topo de acordo com meus critérios. Ou estou errada?

Em teoria sim. Isso acontece porque de maneira geral, empresas de base tendem a ter notas maiores que do empresas de topo que seriam mais arriscadas.

A ideia de se considerar previamente é para a pessoa ter uma noção prática de quais ativos está investindo e firmar seus entendimentos sobre o que seria uma empresa de base, topo e meio de pirâmide. Além disso, entender estes conceitos na minha opinião se fazem importantes para também não criar vieses que por vezes criamos com uma empresa que "gostamos" ser de meio mas manipula-se perguntas para deixá-la na base.

• Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• Criar novo...