Jump to content
  • 0

Investir em ações ou ETF's

Pergunta

Fala galera,

To com uma dúvida aqui, moro no Brasil mas recebo em dólar. Tenho a maior parte investida em ações no Brasil e menos de 10% em ETF's. Minha dúvida é, compensa ficar convertendo dólar e investindo em ação no Brasil ou é melhor investir só em ETF direto mesmo e nem converter?

Não tenho intenção de morar fora e to na fase de construção de patrimônio.

Editado por Matheus Victor Faria Gontijo
  • Brabo 3
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
4 horas atrás, Matheus Victor Faria Gontijo disse:

Fala galera,

To com uma dúvida aqui, moro no Brasil mas recebo em dólar. Tenho a maior parte investida em ações no Brasil e menos de 10% em ETF's. Minha dúvida é, compensa ficar convertendo dólar e investindo em ação no Brasil ou é melhor investir só em ETF direto mesmo e nem converter?

Oi camarada, o ideal é ter uma carteira bem diversificada. Ter um pouco de cada ativo baseado nas suas metas. Ter investimentos em outros países é para não ficar refém de um país só. Você pode considerar investir nos títulos brasileiros de renda fixa como cdb, lci, lca, tesouro selic, ipca, prefixado. Ter fiis e reits, enfim. Se for do seu agrado pode ter a maior posição em dólar do que em real. Não é obrigação ter carteira somente de ações brasileiras, varia de investidor para investidor.

Espero que tenha ajudado.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Matheus Victor Faria Gontijo disse:

Fala galera,

Fecho com a opinião do @Weslly Cristofher! É muito importante diversificar. Tudo depende do objetivo e conhecimento que você possui como investidor. Penso que você pode ter ETFs e ações brasileiras, tudo depende de qual ativo vai escolher, há boas oportunidades em ambos. Pode ser interessante manter um percentual mais equilibrado, por exemplo, 50%/50% como sua renda é em Dólar e para fazer as conversões você tem que pagar taxas, então pode deixar uma parte maior dolarizada e evitar esses custos principalmente agora na fase de crescimento. Quando desejar viver de renda passiva, será muito importante os aportes em ativos que pagam em reais já que seus custos são em reais. Um outro detalhe bem importante que talvez já tenha feito, mas não posso deixar passar é a questão da Reserva de Emergência. Por morar no Brasil, o ponto de partida na minha opinião é já ter convertido em reais este valor pois temos que pensar no fácil acesso ao dinheiro em situações emergenciais e imprevistos. 

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0

Fala xará @Matheus Victor Faria Gontijo,

O principal ponto será mesmo você definir onde você pretende gastar seu dinheiro mais para a frente.

Se você não tem intenção de morar fora, acho que o jeito será trazer para o BR e investir por aqui, já que é onde você vai usufruir a sua renda no futuro. Sem desconsiderar a questão da diversificação, é claro, já comentada pelos amigos acima.

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...