Jump to content
  • 0

Cálculo de rentabilidade IPCA + 9 x CDB 100%

Vitor Hideki

Pergunta

Boa tarde meus caros, primeiramente gostaria de pedir desculpas pela pergunta de iniciante, ainda irei começar minhas aulas amanhã, mas talvez a minha dúvida possa ser a dúvida de outra pessoa.

Sei que a renda fixa deveria ser o início de qualquer investidor iniciante e que deve ser criado uma reserva de emergência, mas fiquei em dúvida do retorno sobre o investimento de um título pré fixado com índice.

Ele irá retornar o IPCA acumulado nos últimos meses de 2024 (3,31% investidor 10) + 9%? Isso seria mais rentável que um cdb 100% do cdi? 

O investimento em pré-fixado teria alguma marcação a mercado? (Tô viajando? Se sim desculpa) poderia ser realizado a venda a qualquer momento? Ou seria somente no vencimento? 

Peço desculpas, mas por visualizar tantos cdbs atrelado a uma taxa alta, fiquei em dúvida de qual seria o “melhor”, não sei se estaria trocando 6 por meia dúzia, e ainda deixando um dinheiro “preso”.

image.png.1aa8323ba0c702c97317aedb200ebb3f.png

• Brabo 2
Link para compartilhar

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa tarde, @Vitor Hideki !

13 minutes ago, Vitor Hideki disse:

Ele irá retornar o IPCA acumulado nos últimos meses de 2024 (3,31% investidor 10) + 9%?

Não será o IPCA acumulado. Será obtido uma rentabilidade equivalente ao IPCA diário da data da compra do título em diante.

16 minutes ago, Vitor Hideki disse:

Isso seria mais rentável que um cdb 100% do cdi? 

Pensando na atual taxa de juros e a média da inflação no Brasil, sim. O IPCA+ 9% estaria pagando mais.

Inclusive estes valores podem ser visto utilizando a ferramenta da calculadora de renda fixa do Investidor Sardinha.

https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/comparador-de-renda-fixa/

18 minutes ago, Vitor Hideki disse:

O investimento em pré-fixado teria alguma marcação a mercado? (Tô viajando? Se sim desculpa) poderia ser realizado a venda a qualquer momento? Ou seria somente no vencimento? 

Marcação a mercado será para títulos prefixados e IPCA+ do tesouro direto. Você verá mais a respeito no curso onde se tem aulas específicas para isso.

19 minutes ago, Vitor Hideki disse:

Peço desculpas, mas por visualizar tantos cdbs atrelado a uma taxa alta, fiquei em dúvida de qual seria o “melhor”, não sei se estaria trocando 6 por meia dúzia, e ainda deixando um dinheiro “preso”.

Por mais tentador que seja neste momento, o ideal seria você ainda não realizar quaisquer investimentos sem antes fazer as aulas. Tem outras variáveis que são interessantes serem consideradas como, por exemplo, no título que você demonstrou como exemplo o prazo de vencimento é curto o que implicaria na maior alíquota do IR.

Suas aulas já estão para serem liberadas. Só segurar um pouquinho mais a ansiedade que vai dar tudo certo Hauhuaha

Espero que tenha sanado as dúvidas!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0

@Vitor Hideki Boa tarde, vamos com calma sardinha kkk, logo quando comecei o curso também ficava olhando taxas e tals e fiquei tentado a começar a movimentar um dinheiro parado que tinha, ainda mais vendo essas taxas de mercado secundário (vc verá o que é no módulo 3), mas lembre-se sempre de que estamos investindo para ao longo prazo, então esses 2 meses de curso até começarmos a investir com conhecimento não vão fazer diferença em comparação a rentabilidade que esse conhecimento vai te proporcionar. Por enquanto é colocar no tesouro selic e quando finalizar o curso só partir para "baguncinha". 

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
53 minutes ago, Vitor Hideki disse:

Caramba, ajudou demais @Edison Paulini, muito obrigado de verdade kkkk 

vou aguardar mais um pouquinho pra ver as aulas, antes de fazer alguma besteira kkk

Hahaha por nada, amigo!

Seja bem vindo ao cardume e logo logo os investimentos começam

Conte com a comunidade toda  =)

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

@Edison Paulini já entregou a boa! Leia o comentário dele novamente quantas vezes necessário, eu já possuo um breve conhecimento e concordo com a opinião dele. Inclusive, estou segurando meu dinheiro em um CDB 110% liquidez diária e no Tesouro Selic para ter de caixa quando finalizar o curso, penso que vale mais segurar esses 2 meses e aportar com estratégia do que simplesmente colocar em um título por colocar. Pego um rendimento, que de certa maneira está alto com essa subida dos juros e posso retirar para colocar em ações,fiis, internacional... tudo que vamos aprender assim que finalizar o curso. Amanhã também começo as aulas, turma 38 vai ser cheia  de lucros 📈📊!!

3 horas atrás, Vitor Hideki disse:

Boa tarde meus caros, primeiramente gostaria de pedir desculpas pela pergunta de iniciante, ainda irei começar minhas aulas amanhã, mas talvez a minha dúvida possa ser a dúvida de outra pessoa.

Sei que a renda fixa deveria ser o início de qualquer investidor iniciante e que deve ser criado uma reserva de emergência, mas fiquei em dúvida do retorno sobre o investimento de um título pré fixado com índice.

Ele irá retornar o IPCA acumulado nos últimos meses de 2024 (3,31% investidor 10) + 9%? Isso seria mais rentável que um cdb 100% do cdi? 

image.png.1aa8323ba0c702c97317aedb200ebb3f.png

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

@Vitor Hideki focar na Reserva de Emergência é uma passo importante no começo. Pode ser que você já tenha este valor separado, mas sempre importante comentar a respeito disso. A Reserva tem um papel muito importante no longo prazo. Inicialmente pode deixar um pouco de lado a rentabilidade, mas consequências na sua mente (conforto e segurança para aportar) tem um valor importantíssimo

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
On 30/10/2024 at 15:00, Lucas Lourenço Dal Ri disse:

@Vitor Hideki Boa tarde, vamos com calma sardinha kkk, logo quando comecei o curso também ficava olhando taxas e tals e fiquei tentado a começar a movimentar um dinheiro parado que tinha, ainda mais vendo essas taxas de mercado secundário (vc verá o que é no módulo 3), mas lembre-se sempre de que estamos investindo para ao longo prazo, então esses 2 meses de curso até começarmos a investir com conhecimento não vão fazer diferença em comparação a rentabilidade que esse conhecimento vai te proporcionar. Por enquanto é colocar no tesouro selic e quando finalizar o curso só partir para "baguncinha". 

@Vitor Hidekitinha estas duvidas acabei investindo no Tesouro Selic, e depois que finalizar o curso irei ver onde começar investir. Forte abraço 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Clemerson Carmo disse:

@Vitor Hidekitinha estas duvidas acabei investindo no Tesouro Selic, e depois que finalizar o curso irei ver onde começar investir. Forte abraço 

Boa escolha, @Clemerson Carmo ! Aguenta mais uns dias e logo você estará investindo em bons ativos e com estratégia

Link para compartilhar

• Criar novo...