Jump to content
  • 0

TESOURO SELIC X PRÉ FIXADO X IPCA

Leidiane Fernandes

Pergunta

Olá! Queria saber se estou com o raciocínio correto...

Seguindo a regra do contrafluxo que o Raul nos orienta, se eu fosse investir hoje no tesouro, considerando o valor atual da SELIC (em alta), seria melhor pegar um pré fixado, ao invés de um Selic ou IPCA? 

Achei um pré fixado hoje com 12,87% com vencimento em 01/01/2027. Essa deveria ser minha escolha? Pensando também na possibilidade de mais adiante fazer marcação a mercado. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
15 minutes ago, Leidiane Fernandes disse:

Seguindo a regra do contrafluxo que o Raul nos orienta, se eu fosse investir hoje no tesouro, considerando o valor atual da SELIC (em alta), seria melhor pegar um pré fixado, ao invés de um Selic ou IPCA? 

Achei um pré fixado hoje com 12,87% com vencimento em 01/01/2027. Essa deveria ser minha escolha? Pensando também na possibilidade de mais adiante fazer marcação a mercado. 

@Leidiane Fernandes o contrafluxo é exatamente isso! Nos dias atuais a Selic ta sendo a queridinha de muitos, e fazendo a regrinha de 3, no momento, chegamos nos títulos pré fixados.

Só fica atenta com a rentabilidade, não sei se está investindo pelo BTG mas hoje lá por exemplo um título de 18%aa deu as caras. Foi muito rápido e era secundário (limite baixo de aporte). Mas se você ainda estiver com garantia total do FGC pode valer se expor à esses títulos mais rentáveis! 
Lembrando que se trata de um conselho, não uma recomendação de investimento.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Leidiane Fernandes disse:

Boa tarde, @Leidiane Fernandes !

Apenas complementando nosso amigo @Bruno Godoy Dias.

Dois pontos aqui que acho válido serem reforçados. O primeiro é referente a marcação a mercado.

Não fazemos investimentos pensando nisso. Quando aprendemos sobre a marcação, entenda que é aprender a ter uma carta na manga para eventualmente fazer uma antecipação da rentabilidade nos títulos do tesouro prefixado ou IPCA+. Logo, a marcação a mercado é um bônus que podemos ter mas não o objetivo principal de se fazer um investimento no tesouro.

O segundo ponto é pensar que o contrafluxo visa o investimento na renda fixa como um todo e não especificamente no tesouro. O que devemos sempre fazer é uma avaliação de risco X retorno. Como sabemos, o tesouro é tido hoje como o investimento mais seguro que podemos ter por conta do emissor ser o próprio governo que no pior dos casos pode imprimir mais dinheiro para pagar o investidor. Como seu nível de segurança é mais elevado, a tendência é que as rentabilidades sejam menores em comparação com outros títulos de renda fixa como CDBs e LCIs/LCAs. Além do fato que também tem o risco do prazo. Quanto maior o prazo de vencimento, maior deve ser o prêmio por conta do risco.

Cabe sempre analisar o risco X retorno para saber qual título estaria valendo mais a pena para nosso objetivo e também o apetite ao risco. 

Espero que agregue ao tema!

• Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Leidiane Fernandes disse:

Boa tarde Leidiane, a SELIC hoje está em alta e pelo mercado a tendência é continuar subindo mais um pouco ainda, o que faz com que os títulos atrelados ao CDI estejam pagando "pouco", então pensando pelo contrafluxo, o ideal seria pensar em um pré-fixado mesmo, mas eu não descartaria os atrelados ao IPCA, pois as expectativas não são de alta na inflação e com isso podemos encontrar títulos a IPCA + 6,3x no Tesouro Direto e Título de IPCA + 7,xx em CDBs, o que é uma ótima rentabilidade também, mas isso tudo caso vc já tenha terminado o curso, se for o caso, recomendo dar uma olhada nos CDBs que atualmente estão vindo com ótimas taxas pré fixados.

Caso não tenha terminado ainda, recomendo ir colocando o dinheiro no Tesouro Selic e quando estiver pronta, começar a movimentar para seus futuros investimentos.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...