Jump to content
  • 0

Reserva de emergência - CDB

Lucas Maximiliano Novo

Pergunta

Olá! Me chamo Lucas comecei recentemente na AUVP.

Eu vi sobre a aula que é dito sobre reserva de emergência, mas eu não entendi muito bem do porque não seria uma boa opção deixar em um CDB de liquidez diária e sim deixar em um bancão.
Eu entendi que deixar em um bancão é uma boa opção pois você pode sacar caso precise em cédula, ou se precisar gastar já estará na conta corrente, mas não entendi por qual razão o CDB de liquidez diária não seria uma boa opção, o saque do CDB de liquidez diária não é na hora? Funciona normalmente de final de semana?

• Brabo 3
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Olá, @Lucas Maximiliano Novo!

Diante das considerações feita pelo @Flavio Prado, é recomendado deixar uma parte da reserva de emergência disponível em conta e também em cash, literalmente "debaixo do colchão".  Não precisa ser uma quantia grande, mas que seja suficiente para não ficar em apuros.

Editado por Elisangela Xavier Almeida
  • Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Lucas Maximiliano Novo disse:

Olá! Me chamo Lucas comecei recentemente na AUVP.

Eu vi sobre a aula que é dito sobre reserva de emergência, mas eu não entendi muito bem do porque não seria uma boa opção deixar em um CDB de liquidez diária e sim deixar em um bancão.
Eu entendi que deixar em um bancão é uma boa opção pois você pode sacar caso precise em cédula, ou se precisar gastar já estará na conta corrente, mas não entendi por qual razão o CDB de liquidez diária não seria uma boa opção, o saque do CDB de liquidez diária não é na hora? Funciona normalmente de final de semana?

Seguindo as orientações do Flavio e da Elisangela. Parece que ainda está fazendo o curso. Até terminar, se focar em colocar no tesouro direto na selic e montar sua reserva de emergência,  e um pouco com você. Para emergências, tipo assalto, bug no sistema, viagens, feriados e finais de semana. Que você consegui movimentar de maneira rápida.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

@Lucas Maximiliano Novo fala chará, só complementando o que os amigos falaram, em geral, vc não vai conseguir um CDB de liquidez diária muito acima dos 100% CDI hoje, então nesse ponto poderia pensar em colocar no Tesouro SELIC, mas na verdade, o ideal é vc não se preocupar com a rentabilidade da sua reserva, a ideia não é ser rentável, mas sim estar alocado em um local seguro e quanto mais fácil e líquido o acesso melhor....como o Flavio disse, no caso do CDB vc fica limitado ao horário comercial, sem falar em diversos outros problemas que vc pode ter, então é mais recomendado vc deixar uma parte na conta de um bancão (mais seguros e estáveis doq os bancos digitais) e alguma parte em dinheiro físico. Mas, sendo sincero, eu penso em deixar uma parte (20% da reserva) na conta corrente do Nubank, hoje em dia, dentre os bancos digitais, acredito ser o banco mais sólido e seguro, e lá rende 100% do CDI, porém é mais arriscado doq deixar em um bancão.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...