Jump to content
  • 0

Como fazer aportes?

Pergunta

Estou no inicio do curso, mas tem uma duvida que sempre bate quando assisto as aulas.

O Raul sempre que usa a calculadora de juros compostos ele coloca aportes a serem feitos nos investimentos, daí me pergunto como são feitos esses aportes?

Tenho alguns investimentos de renda fixa...basicamente CDBs e LCIs, e não sei como fazer aportes, nunca vi essa opção.

Podem me ajudar?

• Brabo 1
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
15 minutes ago, Nívea Pecorelli Da Cunha Martins disse:

Estou no inicio do curso, mas tem uma duvida que sempre bate quando assisto as aulas.

O Raul sempre que usa a calculadora de juros compostos ele coloca aportes a serem feitos nos investimentos, daí me pergunto como são feitos esses aportes?

Tenho alguns investimentos de renda fixa...basicamente CDBs e LCIs, e não sei como fazer aportes, nunca vi essa opção.

Podem me ajudar?

@Nívea Pecorelli Da Cunha Martins aporte nada mais é que o dinheiro que você investe no mes, então quando falamos nos aportes mensais, estamos falando do valor que você tem disponivel para investir a cada mês. 

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Flavio Prado disse:

@Nívea Pecorelli Da Cunha Martins aporte nada mais é que o dinheiro que você investe no mes, então quando falamos nos aportes mensais, estamos falando do valor que você tem disponivel para investir a cada mês. 

Flávio, mas aí no caso, todo mês vai ser um investimento diferente. E tipo, normalmente por mês a gente não tem grandes quantias para investir. Então por exemplo...normalmente eu junto uma quantia na conta e depois repasso para corretora e invisto o valor em um CDB, no proximo mes o valor q eu vou ter disponivel para investir seria por exemplo R$200, ai como vou aportar os R$200? seria um novo investimento diferente... CDB por exemplo nunca vi nesse valor, teria q ser outro tipo. É isso? me explica melhor....

Porque quando o Raul fala dá a entender que vc aplica num investimento X e vai aportando mensalmente valores nesse mesmo investimento.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Nívea Pecorelli Da Cunha Martins disse:

Podem me ajudar?

É que você está preocupado com uma coisa que provavelmente terá no futuro... Quando finalizar o curso ele ja terá mostrado como e onde serão esses aportes, a principio coloque tudo em tesouro selic e aguarde finalizar o curso, la você vai ter um diagrama dizendo quanto deve ter em cada tipo de ativo, tudo em seu tempo, vai com calma haha

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
25 minutes ago, Rafael Di Martini Jaser disse:

É que você está preocupado com uma coisa que provavelmente terá no futuro... Quando finalizar o curso ele ja terá mostrado como e onde serão esses aportes, a principio coloque tudo em tesouro selic e aguarde finalizar o curso, la você vai ter um diagrama dizendo quanto deve ter em cada tipo de ativo, tudo em seu tempo, vai com calma haha

Então, mas aí a minha dúvida não é sobre onde colocar o dinheiro, porque eu sei que isso é coisa pra quando finalizar o curso. Eu só queria entender a lógica dos aportes, porque da maneira que o Flávio explicou, deu a entender que todo mês será um investimento diferente, então se fosse assim eu não poderia aplicar a mesma taxa de juros.

E da maneira que o Raul fala nas aulas, é como se eu investisse em determinada produto (Ex: CDB INTER 120% do CDI) e eu pudesse ficar fazendo aportes nesse investimento pra aumentar o valor investido a cada mes. Eu acho estranho a maneira com que o Raul fala quando usa a calculadora de juros compostos, porque eu nunca vi essa possibilidade de aportar no mesmo investimento. Mas, os investimentos que eu tenho são só CDB e LCI/LCA.

Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Nívea Pecorelli Da Cunha Martins disse:

Então, mas aí a minha dúvida não é sobre onde colocar o dinheiro, porque eu sei que isso é coisa pra quando finalizar o curso. Eu só queria entender a lógica dos aportes, porque da maneira que o Flávio explicou, deu a entender que todo mês será um investimento diferente, então se fosse assim eu não poderia aplicar a mesma taxa de juros.

E da maneira que o Raul fala nas aulas, é como se eu investisse em determinada produto (Ex: CDB INTER 120% do CDI) e eu pudesse ficar fazendo aportes nesse investimento pra aumentar o valor investido a cada mes. Eu acho estranho a maneira com que o Raul fala quando usa a calculadora de juros compostos, porque eu nunca vi essa possibilidade de aportar no mesmo investimento. Mas, os investimentos que eu tenho são só CDB e LCI/LCA.

Boa noite, @Nívea Pecorelli Da Cunha Martins !

Quando o Raul comenta sobre os aportes entendo que seja nas classes de ativos. Quando utilizamos a ferramenta do diagrama do cerrado que é o que irá indicar onde iremos fazer nossos aportes, as classes de ativos serão indicadas.

Você está correta em dizer que não conseguimos fazer investimentos sempre em um mesmo título. Por exemplo: eu compro hoje um CDB prefixado a 13%a.a. No próximo mês, não conseguirei investir neste mesmo CDB pois as ofertas mudam diariamente. Mas no próximos mês eu posso procurar outros títulos de renda fixa para aplicar onde eu vou procurar o que de melhor está sendo oferecido.

Mas veja, por mais que eu não consiga investir em um mesmo título já aportado anteriormente eu ainda posso aplicar em um outro título que pertence a mesma categoria que seria a renda fixa neste caso.

Quando falamos de aportar em ações, aqui sim sempre iremos comprar a mesma coisa, ou seja, as mesmas ações. A única coisa que vai mudar é o preço delas que tende a variar. Mas isso é perfeitamente normal.

E por fim para melhor esclarecer, quando o Raul comenta sobre os aportes mensais é o aporte na carteira que a pessoa tem. Ou seja, todo mês teremos um dinheiro que iremos direcionar na carteira em algum ou alguns ativos. E isso deve ser levado em consideração os pontos que comentei anteriormente.

Veja se faz sentido essas explicações e se ainda restarem dúvidas é só dizer pra gente poder ir esclarecendo  =)

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Nívea Pecorelli Da Cunha Martins disse:

Acho que agora entendi um pouco mais sobre o que disse, para exemplificar. 

Vamos supor que você vai comprar WEG3, 
Hoje ela custa 10 reais, mes q vem seu diagrama vai mandar comprar outra coisa..
No outro mes novamente WEG, só que ela vai estar 12 reais.
Daqui 6 meses ele manda comprar novamente, vai estar 8 reais, assim você vai montando o preço médio...
Assim será pra titulos da renda fixa, hoje você tem um CDB 115% do CDI daqui 6 meses quando ele mandar novamente investir em renda fixa você pode ter uma proposta melhor de um LCI 15%a.a, então você vai seguindo essa logica por categoria de ativos.

Link para compartilhar

• Criar novo...