Jump to content
  • 0

Dúvida a respeito da marcação a mercado

Yann Teixeira

Pergunta

Boa tarde!

Acredito ter entendido bem o conceito de marcação a mercado. Como o valor final a ser pago está fixado, mas a rentabilidade pode variar, o preço atual deve compensar de forma que seguindo a fórmula de juros compostos o resultado final se mantenha. Contudo, fiquei com algumas dúvidas:

De forma geral, essas taxas variam de quanto em quanto tempo e com base em que? Se alteram acompanhando a Selic? Refletindo o interesse dos investidores?

No caso de um tesouro IPCA+, o valor final é 1000 corrigido pela inflação, certo? Então a alteração do IPCA não muda diretamente o valor atual do título, correto?

Editado por Yann Teixeira
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
16 minutes ago, Yann Teixeira disse:

Boa tarde!

Acredito ter entendido bem o conceito de marcação a mercado. Como o valor final a ser pago está fixado, mas a rentabilidade pode variar, o preço atual deve compensar de forma que seguindo a fórmula de juros compostos o resultado final se mantenha. Contudo, fiquei com algumas dúvidas:

De forma geral, essas taxas variam de quanto em quanto tempo e com base em que? Se alteram acompanhando a Selic? Refletindo o interesse dos investidores?

No caso de um tesouro IPCA+, o valor final é 1000 corrigido pela inflação, certo? Então a alteração do IPCA não muda diretamente o valor atual do título, correto?

No caso do IPCA+ é o premio dele que vai fazer a marcação acontecer... por exemplo IPCA+5 se mudar para IPCA+6 o titulo vai cair... se mudar para IPCA+4 vai aumentar

Link para compartilhar

• 0
12 minutes ago, Yann Teixeira disse:

@Yann Teixeira as taxas ofertadas mudam todos os dias, e inclusive podem mudar mais de uma vez no mesmo dia. São vários os fatores que fazem a rentabilidade oscilar, e para mim o que mais influencia é a expectativa futura dos juros e da inflação. A Selic pode se alterar a cada 45 dias, na reunião do COPOM, porém o Mercado analisa qual seria a posição do COPOM e cria uma expectativa,  então para mim não é o agora que muda a rentabilidade ofertada, e sim a expectativa de como os juros irão se comportar no futuro.

20 minutes ago, Yann Teixeira disse:

Como disse o @Marcelo R, em um título rendendo IPCA mais uma taxa prefixada, então o IPCA em si não afeta o preço para a marcação a mercado. Em um equação matemática fatores iguais se anulam rsrsrs, então é a taxa prefixada que vai efetivamente fazer a marcação a mercado acontecer.

Espero ter ajudado. 

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

Pessoal,

Não sei se vocês sabem / conhecem, no site do Tesouro tem uma calculadora que da pra fazer umas brincadeiras e ajudar a entender as coisas...

Fiz uma simulação teórica para ilustrar a marcação para vocês verem...

Simulei a compra amanhã de R$ 10.000,00 de tesouro IPCA+6,79% ... e a venda dele 1 ano depois *SUPONDO* que o titulo tenha recuado para IPCA+6,00%

Vejam abaixo que diferença estes 0,79% vão fazer na marcação a mercado !

image.png.d6d5b654bc202db96625b4f70182220e.png___________________________________________________________________________________

image.png.da2b571332ec3f8d9d3b0670ca336311.png 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...