Jump to content
  • 0

TAXAS PARA APLICAÇAO NO TESOURO

Pergunta

Boa tarde gente,

Gostaria de tirar uma duvida...

Tenho conta na XP onde fazia as aplicações.

Antes de mudar para o atual assessor, eu tinha feito uma aplicação no tesouro direto pela B3.

Depois que mudei para o atual assessor que é primo de um familiar, ele me sugeriu aplicar em NTN-B e disse que era também aplicação no Tesouro Direto, com a diferença de que se eu aplicasse direto pela B3 eu pagaria taxa de custódia de 0,25. E aplicando pela XP na NTN-B eu nao pagaria essa taxa. Isso já tem um tempo...fiz umas duas aplicações em NTN-B e uma NTN-C.

Mas ontem me veio a dúvida se essa informação procede mesmo. Vocês sabem me responder?

• Brabo 1
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
2 horas atrás, Edison Paulini disse:

Boa tarde, @Nívea Pecorelli Da Cunha Martins!

Sim, procede. Existem títulos do tesouro que a própria corretora compra para depois revender para investidores. Isso faz com que acarrete taxas que ficam para a corretora o que não acho saudável para o investidor além de ser de certa forma um conflito de interesses.

Todavia, você pode comprar diretamente títulos do tesouro sem ser esses que a corretora compra para repassar onde você fica sujeita apenas as taxas da B3 que não tem como fugir.

Cuidado com essas indicações de assessores pois sempre existe algo para beneficiar a eles.

No caso a minha dúvida era se comprando através da XP eu não pagaria nenhuma taxa conforme ele disse.

Porque segundo ele, pela B3 eu pago 0,25% ao ano de taxa de custódia e a NTN-B seria pelo sistema de liquidação e custódia organizado pelo Banco Central, aí ele disse que por esse sistema não tem essa taxa de custódia.

Mas no seu comentário, não sei se entendi errado, mas deu a entender que comprando pela XP eu pago mais.

Pode me explicar melhor?

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Nívea Pecorelli Da Cunha Martins disse:

No caso a minha dúvida era se comprando através da XP eu não pagaria nenhuma taxa conforme ele disse.

Quando uma corretora oferece títulos de tesouro de mercado secundário, a corretora fica com uma parte da rentabilidade. É a mesma lógica de um CDB onde o emissor oferece um título pagando, por exemplo, 15%a.a mas a corretora disponibiliza como 13% onde o spread de 2% é o lucro dela.

A corretoras fazem isso como uma forma de se remunerar oferecendo títulos de tesouro que não são oferecidos para pessoas físicas diretamente. Então as corretoras oferecem títulos diferentes como uma forma de ter seu lucro com essa operação.

Então, a depender da rentabilidade contratada do título comprado dessa forma, você estaria ganhando menos mesmo considerando os valores de taxa da B3 que os investidores já são cientes em pagar e que é relativamente baixo.

2 horas atrás, Nívea Pecorelli Da Cunha Martins disse:

Porque segundo ele, pela B3 eu pago 0,25% ao ano de taxa de custódia e a NTN-B seria pelo sistema de liquidação e custódia organizado pelo Banco Central, aí ele disse que por esse sistema não tem essa taxa de custódia.

Um outro adendo que eu faria é que o NTN-B refere-se ao Tesouro IPCA+ com juros semestrais. Se você está ainda acumulando patrimônio, na é muito saudável ter um título de tesouro que pague os juros semestrais pois ele atrasa a bola de neve dos juros compostos.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 05/11/2024 at 17:59, Edison Paulini disse:

Quando uma corretora oferece títulos de tesouro de mercado secundário, a corretora fica com uma parte da rentabilidade. É a mesma lógica de um CDB onde o emissor oferece um título pagando, por exemplo, 15%a.a mas a corretora disponibiliza como 13% onde o spread de 2% é o lucro dela.

A corretoras fazem isso como uma forma de se remunerar oferecendo títulos de tesouro que não são oferecidos para pessoas físicas diretamente. Então as corretoras oferecem títulos diferentes como uma forma de ter seu lucro com essa operação.

Então, a depender da rentabilidade contratada do título comprado dessa forma, você estaria ganhando menos mesmo considerando os valores de taxa da B3 que os investidores já são cientes em pagar e que é relativamente baixo.

Um outro adendo que eu faria é que o NTN-B refere-se ao Tesouro IPCA+ com juros semestrais. Se você está ainda acumulando patrimônio, na é muito saudável ter um título de tesouro que pague os juros semestrais pois ele atrasa a bola de neve dos juros compostos.

Nossa, eu não tinha me ligado nisso que você falou. Que os juros semestrais são ruins porque atrasa a bola de neve dos juros compostos. No caso quando ele paga ai começa tudo de novo, é?

Eu acredito que esses NTN-B eram mercado primário mesmo, porque lá não dizia secundário.

Se for mercado primário, eu pago só a taxa da B3? ou eu to pagando mais?

Então a diferença entre Tesouro IPCA+ e NTNB é apenas que um paga os juros ao fim do ano e o outro paga semestralmente?

Eu também tenho um NTN-C que segundo ele paga pelo IGPM.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
40 minutes ago, Nívea Pecorelli Da Cunha Martins disse:

Nossa, eu não tinha me ligado nisso que você falou. Que os juros semestrais são ruins porque atrasa a bola de neve dos juros compostos. No caso quando ele paga ai começa tudo de novo, é?

Exatamente. 

41 minutes ago, Nívea Pecorelli Da Cunha Martins disse:

Se for mercado primário, eu pago só a taxa da B3? ou eu to pagando mais?

Apenas da B3 que seguem as regras indicadas no próprio site da B3 como indicado pelo amigo @Conrado Game Saldeira.

42 minutes ago, Nívea Pecorelli Da Cunha Martins disse:

Então a diferença entre Tesouro IPCA+ e NTNB é apenas que um paga os juros ao fim do ano e o outro paga semestralmente?

NTN-B é a nomenclatura oficial dada ao tesouro IPCA+ com pagamento de juros semestrais.

Depois tem o NTN-B Principal que seria o IPCA+ sem pagamento de juros.

46 minutes ago, Nívea Pecorelli Da Cunha Martins disse:

Eu também tenho um NTN-C que segundo ele paga pelo IGPM.

Aqui também temos o título com a nomenclatura oficial que seria "Notas do Tesouro Nacional - Série C".

Link para compartilhar

• Criar novo...