Jump to content
  • 0

Reinvestir os dividendos a importancia, mas tambem uma certa limitação ;-)


Celso Silva

Pergunta

O Raul comenta na aula 12 e eu concordo plenamente, afinal esta provado matematicamente o quando isto pode fazer os juros compostos trabalhar para você, que devemos reinvestir os dividendos, no entanto, minha duvida esta relacionado ao fato de que nem sempre se pode reinvestir puramente o valor do mesmo por conta de que muitas vezes para comprar reinvestindo existe uma limitação de quantidade de cotas, como vocês veem isto? Abs e um otimo dia a todos :-)
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Celso Silva não sei se entendi bem quando você fala que “existe uma limitação de quantidade de cotas”. Imagino que você esteja falando o quanto conseguimos comprar de ações e de FIIs. As ações no mercado fracionário podemos comprar de 1 a 99 ações, e nos FIIs as cotas são vendidas a partir de 1 cota. Em ambos não há uma limitação de compra, pelo menos para nós Sardinhas que não podemos (ainda) comprar um percentual relevante de uma empresa. Normalmente quando iniciamos os investimentos nossa carteira é pequena e portanto os dividendos são pequenos, e muitas vezes não conseguiremos comprar 1 ação ou 1 cota de FII com os dividendos recebidos. Vale lembrar que os dividendos não precisam ser reinvestidos nas mesmas empresas/FIIs. O importante é reinvestir. Vou dar de exemplo como eu faço na minha carteira, lembrando que é para mim e que para outra pessoa pode não fazer sentido. Todos os dividendos que recebo eu compra em FII e se o valor dos dividendos dão para comprar 2,38 cotas eu compro 3 cotas, ou seja, eu sempre arredondo para cima. As vezes não faço a compra no dia que recebo, pois sei que vai entrar mais dividendos e aí faço uma única ordem de compra, mas normalmente acabo fazendo no mesmo dia para não ficar dinheiro parado na conta da corretora. E o importante também é que o reinvestimento dos dividendos eu não considero como parte do meu aporte mensal. Por exemplo, eu aporto R$1.000/mês e neste mês recebi R$100 de dividendos, então este mês será de R$1.100 de aporte, e não R$900 + R$100 para chegar nos R$1.000 de aporte mensal. Espero ter ajudado.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Flávio a limitação a que me refiro é pelo fato de muitas vezes o valor do dividendo ser menor que a cota como você em mencionou. Entendi sua estratégia e ela faz sim sentido, no entanto, no exemplo que o Raul nos passou se bem entendi ? , fiquei com a impressão de que o melhor seria reinvestir no mesmo ticker do dividendo. Agora está mais claro. Abs
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Celso Silva eu também tinha esta impressão que precisava reinvestir no mesmo ticker e depois percebi que pensamos assim porque as simulações/exemplos são feitas considerando o reinvestimento dos dividendos para mostrar os resultados, mas na "vida real" temos uma carteira diversificada e portanto o reinvestimento será onde melhor for. O mais importante é reinvestir.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...