Jump to content
  • 0

Primeira carteira tímida!

Pergunta

Olá galera, 

Fiz minha primeira carteira com alguns ativos de renda variável que me interessaram. Queria expor com vocês para ver opiniões sobre esses ativos. Só pra garantir que não estou fazendo nada fora de um plano decente. Mas a ideia é:

1 - Nas ações pegar boas empresas, tentando atingir setores diferentes para diversificar um  pouco.

2 - Nos Fiis busquei também bons Fiis com atuações em diferentes setores. 

3 - E cripto não quis colocar tudo em BTC até porque já tinha SOL. Então deixei SOL com uma nota inferior a BTC e bora lá.

Ativos.png.c5a0552eee4d2179cff26304553ffbad.png

Considerações:

1. Reconheço que a quantidade de ativos é baixa, mas considerando baixos aportes, vocês acham que seja um problema grave?

2. Não incluí meus ativos de renda fixa pela categoria no fórum, mas os aportes estão em torno de 45% em renda fixa e 55% em variável. 

3.Quanto a ações no exterior, não estão inclusas pois ainda não alcancei a marca de 100k, momento em que pretendo iniciar os aportes em ETFs no exterior. 

No mais é isso! Boa noite e obrigado!

• Brabo 3
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1

Boa noite!

Achei uma carteira bem segura, com excelentes ativos e um bom entendimento do que está fazendo, como vc já mencionou que serão aportes baixos, na minha opinião você fez certo, com o passar do tempo pode ir adicionando outros ativos e diminuindo um pouco mais a concentração por ativo.

Com relação aos etfs, acredito que você fez bem em ainda não ter etfs de fora, mas poderia pensar em ter um ivvb11 para já ficar exposto a S&P500 e já ter um termômetro de como tá se comportando a bolsa americana a cada momento, só uma sugestão.

Mas não leve muito em consideração minha opinião pq ainda estou engatinhando nesse mundo dos investimentos...😅

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Bom dia, @Vinicius Ferreira Jannotti !

Apenas dando uns centavinhos de contribuição.

12 horas atrás, Vinicius Ferreira Jannotti disse:

1. Reconheço que a quantidade de ativos é baixa, mas considerando baixos aportes, vocês acham que seja um problema grave?

A começar que não existe uma quantidade ideal de ativos. Não existem número alto ou baixo de ativos. Existe a quantidade de ativos que você consegue acompanhar.

Logo, não tem problema alguma na quantidade escolhida.

12 horas atrás, Vinicius Ferreira Jannotti disse:

2. Não incluí meus ativos de renda fixa pela categoria no fórum, mas os aportes estão em torno de 45% em renda fixa e 55% em variável. 

Pode incluir o que você já possui de renda fixa até mesmo para o diagrama posteriormente lhe fazer sugestões de aportes de maneira mais correta pois assim já estará considerando todos seus ativos e incluindo os percentuais que estipulou como meta para cada classe.

13 horas atrás, Vinicius Ferreira Jannotti disse:

3.Quanto a ações no exterior, não estão inclusas pois ainda não alcancei a marca de 100k, momento em que pretendo iniciar os aportes em ETFs no exterior. 

Realmente esperar um valor maior de patrimônio pode fazer mais sentido para se expor no exterior.

Por exemplo, vamos pensar que comecemos a destinar, por exemplo, 5% da nossa carteira no exterior e o nosso patrimônio hoje é de R$60.000. 5% disso são R$3.000 e na cotação do dólar no momento em que escrevo que é de R$5,69, teríamos pouco mais de U$520. Eu particularmente não vejo como um valor significativo ainda mais se pensar em risco soberano o qual é uma das proteções oferecidas quando se dolariza parte do patrimônio.

Mas U$500 pode até ser um valor até interessante a depender do ponto de vista do investidor, mas não dá pra negar que ele é baixo quando pensamos com um viés de crescimento. Daria uma sensação de U$500 levaria muito tempo para virar U$600 e assim por diante e isso pode desanimar a pessoa. Fator psicológico mesmo.

Espero que ajude!

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Parabéns! Acredito que sua carteira está no caminho certo. A Vivo é uma empresa muito boa, mas, particularmente, não gosto do setor. Quanto a cripto, eu invisto apenas em BTC, pois não estudo outras moedas. Além disso, gosto muito de empresas como Vale, WEG, BBSE e ITUB (embora não tenha WEG nem ITUB). Em relação aos FIIs, também gosto de todos que você incluiu.

Conforme os outros mencionaram, à medida que seu patrimônio crescer, vá diversificando aos poucos, mas sem pressa.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Muito obrigado pelas respostas galera!!

@Felipe Monteiro Valeu man! A ideia é bem essa mesmo!! 

@Edison Paulini Boa reflexão sobre a quantidade de ativos, vou manter isso em mente para organizar bem meus aportes e acompanhamentos! 

Quanto a renda fixa, sim, sim! No diagrama está tudo, renda fixa e variável exatamente para conseguir manter esse controle de aportes. A questão que não trouxe aqui simplesmente por ser uma parte do fórum focada na renda variável, daí não quis ultrapassar barreiras. 

Sobre o exterior, a parte psicológica para mim não tem tanto impacto, mas essa lógica é muito boa para eu estabelecer um plano de quando investir no exterior, pegar a % alvo e estipular em dólares quanto eu quero iniciar, acho uma boa lógica. 

No mais é isso, agora da-lhe aporte! Valeu guys!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...