Jump to content
  • 0

Não declarar investimentos na declaração do IR

Convidado Anônimo

Pergunta

Sou novo e até então nunca declarei IR, pois comecei a trabalhar formalmente este ano. Contudo, já ganhava algum dinheiro informalmente e comprei algumas ações no passado, as quais tenho até hoje, e que acabei não declarando, por pensar não ser necessário tendo em vista que de toda forma não seria necessário pagar tributos. Não são muitas ações, acredito que ainda não seria suficiente para ser tributado.

Como eu deveria normalizar minha situação? Declaro tudo normalmente no próximo ano? Eu poderia ser penalizado por isso?

Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hora atrás, Convidado Anônimo disse:

Sou novo e até então nunca declarei IR, pois comecei a trabalhar formalmente este ano. Contudo, já ganhava algum dinheiro informalmente e comprei algumas ações no passado, as quais tenho até hoje, e que acabei não declarando, por pensar não ser necessário tendo em vista que de toda forma não seria necessário pagar tributos. Não são muitas ações, acredito que ainda não seria suficiente para ser tributado.

Como eu deveria normalizar minha situação? Declaro tudo normalmente no próximo ano? Eu poderia ser penalizado por isso?

Boa noite, Anônimo!

Em teoria existe o risco de cair em uma malha fina por se esconder patrimônio não declarado previamente. Acredito que o ideal seria fazer a retificação do ano (ou anos) anteriores para deixar tudo regularizado. Não se paga imposto de renda por declarar o que possui. Muitos ativos já tem seus impostos recolhidos previamente. Talvez se gere uma multa mas nada de absurdo.

Tente procurar um bom contador que ele poderá lhe guiar melhor em como proceder.

Sou da opinião que é melhor andar na linha para evitar dores de cabeça maiores que podem até mesmo bloquear seu CPF.

Espero que ajude!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Retifica que vai ser mais tranquilo, retificação assim não tem multa - dependendo da quantidade vc vai demorar nem uma hora fazendo isso

é só para evitar apurrinhação mesmo, quando o povo quer pertubar eles pertubam e ai fica aquela coisa - se te chamarem para ir lá conversar - vale o tempo ? mesmo que não pague, só pela chateção .. não é mais interessante fazer uma retificadora mandar e resolver ??

Editado por Carlos Matos
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...