Jump to content
  • 0

Mercado secundário, renda fixa

Cristian Souza

Pergunta

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Não tenho uma forma técnica de explicar kkkk mas tentarei simplificar.

Alguns deles possuem uma rentabilidade maior devido ao contra fluxo que "a pessoa do passado" comprou o título, digamos que em um cenário passado onde a taxa pré-fixada estava maior que a de hoje, ele tenha conseguido uma taxa de 20% (extrapolando só pra exemplificar) e depois de uns anos ele vende ao mercado secundário.

Existem aqueles que fazem a venda com a intenção de "antecipar" o rendimento do título contratado, pois em alguns casos ele consegue receber esse prêmio alguns meses antes do vencimento do título. Na aula de contra fluxo o Raul exemplifica isso usando alguns títulos pré fixados.

Da mesma forma que você verá que alguns títulos do mercado secundário estão abaixo da médio de títulos novos. Em algumas situações se encontra bons títulos.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Edison Paulini disse:

Bom dia, @Cristian Souza !

Vamos lá.

Começando pelo conceito de título de mercado primário que nada mais é do que um título que a corretora disponibiliza ao mercado para investidores comprarem. As instituições financeiras emitem títulos, as corretoras pegam estes títulos e colocam a venda. Vamos pegar um exemplo aqui com números hipotéticos de que eu comprei um título prefixado de 15%a.a. com vencimento para daqui a 4 anos.

Logo, eu tenho este meu título nessas condições citadas.

Agora vamos imaginar que por algum motivo qualquer que seja eu não quero mais este título. Pensando que o título só teria seu vencimento para daqui 4 anos, se quiser me desfazer dele antes, eu só conseguirei colocando a venda. Aqui começa o mercado secundário. Vamos pensar que eu tomei essa decisão 2 anos depois de ter comprado o título.

Para ser vendido ao mercado secundário, eu preciso primeiro de tudo informar minha corretora que eu quero me desfazer do título antes do vencimento. A corretora por sua vez fará uma avaliação sobre o título que você quer colocar a venda. Essa avaliação leva em consideração vários critérios. Não conheço todos mas posso citar alguns que é a liquidez do título, ou seja, se é um tipo de título que costuma ter liquidez e que pode ser interessante a ser vendido e que tenha um potencial de compradores. Além disso ela também cobrará um rebate para executar a operação. Outro fator a ser considerado é que o título provavelmente sofrerá alguma marcação a mercado. Isso se deve ao fato do que estará sendo oferecido ao mercado no momento da venda. Vamos seguir com o exemplo onde quero vender antecipadamente meu título de 15%a.a. só que quando eu decido vender, a média de títulos prefixados oferecidos está sendo de 18%.a.a.  Em teoria, meu título teria dificuldade para ser vendido pois a taxa está mais abaixo do que está sendo oferecido mercado a fora. Então, a corretora pode alterar a rentabilidade para uma maior o que resultaria em uma marcação para baixo do meu título, semelhante a lógica que temos na marcação a mercado que aprendemos com o tesouro. Ou seja, para o título pagar uma rentabilidade maior, o preço cai.

Seguindo a linha de raciocínio, vamos agora pensar que meu título foi vendido e vamos ver uns números aleatórios aqui para se entender a ideia.

Aportei R$1.000 no título pagando 15%a.a. Se eu levasse até o vencimento, eu receberia lá R$1.700.

Em 2 anos ele rendeu R$300. Logo, eu tenho em teoria R$1.300. Quando fui mão de alface e resolvi vender, a corretora precificou meu título para R$800 e pagando 18%a.a. para pode gerar liquidez. Veja então que eu em teoria ao invés de receber aqueles R$1.300 que eu teoricamente tinha, irei receber menos dado a precificação além de que a corretora vai cobrar um rebate que não saberemos de quanto será. Aqui que já temos os problemas de se vender via mercado secundário como se pode notar. Reforçando apenas que os números citados aqui e que citarei adiante são fictícios apenas para elucidar melhor o contexto da coisa. Não tem conta exata sendo feita, beleza?

Agora vamos pensar no investidor Cristian que está procurando títulos para aportar na renda fixa e ele viu um título de mercado secundário que está pagando 18%a.a. com vencimento para 2 anos e o valor do aporte é de R$800. Veja que aqui é o título o Edison mão de alface de antes colocou para venda. Para o Cristian, nada muda. Ele vai comprar um título de R$800, com vencimento para 2  anos pagando os 18%a.a. que resultaria no final os mesmos R$1.700 brutos.

Ou seja, o título que o Cristian viu que interessou para aporte teve seu início lá atrás onde um investidor comprou um título no mercado primário, alguém desistiu deste título e que vendê-lo, a corretora precificou o título e o colocou a venda novamente ganhando seus percentuais para executar essa operação. O novo investidor só compra o título e segue o jogo.

Espero que a explicação tenha sido clara. E se ficou com dúvidas ainda, não deixe de perguntar para tentarmos agregar mais sobre o tema!

Ótima explicação.

Agora entendi porque existem títulos com rentabilidade tão altas destes papéis.

Tks 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
6 horas atrás, Edison Paulini disse:

Espero que tenha ficado realmente claro pois alguns pontos podem ser meio confusos  😅

Esclareceu, sim

Até porque eu estava achando que estes papéis do Banco Master eram meio kamikazes, mas agora vejo que parte da rentabilidade vem do bolso de quem compra do banco e vende no secundário.

🤝

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
10 minutes ago, Felipe Antônio De Melo disse:

Boa noite!

Aproveitando esse tópico para tirar uma dúvida sobre o tema, esses titulos do mercado secundário tem algum grupo onde são enviados, ou vejo direto no aplicativo do BTG?

@Felipe Antônio De Melo você verá diretamente na AUVP CAPITAL no BTG. Você estra na conta investimentos lá pelas 9h45 e analisa as ofertas que têm. Ás 10h00 em ponto os títulos são liberados para compra e a coisa é rápida, então esteja com o token aberto e rodando os códigos rsrsrs

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...