Jump to content

Ajudem um Jovem Perdido

Recommended Posts

Oi Arthur, eu fiz engenharia elétrica! Uma dica que eu te dou é procurar saber se na sua faculdade existe um grupo de Formula SAE, nesse grupo você constrói um carro de corrida para competir em um evento anual, vale muito a pena. O networking que eu fiz durante minha passagem na equipe me ajudou muito a conseguir o emprego que tenho hoje rsrsrsrs

Como dizem por aqui, se você já gosta de carros vai "juntar a fome com a vontade de comer" rsrsrsrsrsrsimage.png.0582b78ce8c5f27731a8f143730eee9b.png

Para te contextualizar, escolhi engenharia elétrica pois quando era criança eu fazia servidor de Priston Tale pirata (vai vendo...), com isso aprendi a programar desde muito novo, o que me despertou a curiosidade: "Beleza, agora eu sei fazer o software, mas e o hardware?". Ou seja, um simples jogo online aos 12 anos de idade me levou pra onde eu to hoje 😂😂😂 O sonho do engenheiro mecânico é ficar milionário e abrir a própria equipe de F1 😂

• Brabo 3
Link para compartilhar

É brincadeira ter q escolher a profissão antes dos 25. O córtex pré-frontal nem terminou de desenvolver ainda, n tem toda a racionalidade q terá com 25, menos controle inibitório, maior tendência de decidir por impulso, etc.

Mas n tem escolha, enfim. Se fosse dar uma dica mt boa, de acordo com a ciência, é a exposição.

Se exponha, teste, mete a cara. É erro e acerto, logo descobre do q gosta/sonha

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

7 minutes ago, João Victor Franco Fernandes disse:

Oi Arthur, eu fiz engenharia elétrica! Uma dica que eu te dou é procurar saber se na sua faculdade existe um grupo de Formula SAE, nesse grupo você constrói um carro de corrida para competir em um evento anual, vale muito a pena. O networking que eu fiz durante minha passagem na equipe me ajudou muito a conseguir o emprego que tenho hoje rsrsrsrs

Como dizem por aqui, se você já gosta de carros vai "juntar a fome com a vontade de comer" rsrsrsrsrsrsimage.png.0582b78ce8c5f27731a8f143730eee9b.png

Para te contextualizar, escolhi engenharia elétrica pois quando era criança eu fazia servidor de Priston Tale pirata (vai vendo...), com isso aprendi a programar desde muito novo, o que me despertou a curiosidade: "Beleza, agora eu sei fazer o software, mas e o hardware?". Ou seja, um simples jogo online aos 12 anos de idade me levou pra onde eu to hoje 😂😂😂 O sonho do engenheiro mecânico é ficar milionário e abrir a própria equipe de F1 😂

Pior que eu real só entrei em Eng. Mecânica só por esses gostos, mas tô com problemas relacionados ao sistema da Faculdade e sinceramente tô só passando os semestres por passar tlg ? Até tentei o programa chamado Baja, mas não senti nada de especial e nem senti até agora e sobre questão de jogos e pc infelizmente foi ter pc e internet tem uns 5 anos só, ae nem tive nada do tipo relacionado a infância e taus kk

• Brabo 1
Link para compartilhar

2 minutes ago, Aline Balhes Correa disse:

É brincadeira ter q escolher a profissão antes dos 25. O córtex pré-frontal nem terminou de desenvolver ainda, n tem toda a racionalidade q terá com 25, menos controle inibitório, maior tendência de decidir por impulso, etc.

Mas n tem escolha, enfim. Se fosse dar uma dica mt boa, de acordo com a ciência, é a exposição.

Se exponha, teste, mete a cara. É erro e acerto, logo descobre do q gosta/sonha

Tô tentando fazer isso mesmo, toda vez que vejo algo que gosto dou uma olhada no mercado de trabalhado e vejo oque acontece kk. Gostava de cozinhar e comecei a vender doces, gostava de vendas e comecei a ajudar o povo a fazer propaganda e negociação no olx, tô gostando de finanças e tô ensinando quem conheço e tô assistindo um monte de vídeos sobre e até estudando para concurso bancário para ver como é na prática kkkkk 

• Brabo 1
Link para compartilhar

2 minutes ago, Arthur França disse:

Pior que eu real só entrei em Eng. Mecânica só por esses gostos, mas tô com problemas relacionados ao sistema da Faculdade e sinceramente tô só passando os semestres por passar tlg ? Até tentei o programa chamado Baja, mas não senti nada de especial e nem senti até agora e sobre questão de jogos e pc infelizmente foi ter pc e internet tem uns 5 anos só, ae nem tive nada do tipo relacionado a infância e taus kk

Cara, eu recomendaria você realizar a mudança a partir daí então. Eu provavelmente teria largado a faculdade se não fosse pelos grupos de atividades extracurriculares, tanto o FSAE quanto a liga do mercado financeiro salvaram completamente minha graduação, era a única motivação de estar lá. Você tem que achar algo que goste, pessoas com gostos parecidos tendem a se encontrar durante a vida, e você pode acelerar esse processo participando de coisas que gosta com outras pessoas!

Link para compartilhar

7 minutes ago, Gabriel De Castro disse:

sonhar em geral não põe prato na mesa,
foca em construir uma carreira solida e quando tiver liberdade e segurança ai vá atrás dos seus sonhos kkk.

é o que estou fazendo ao menos.

Sim tlg, mas tenho que saber ao menos por onde começar a construir essa "carreira solida", tentando descobrir como descubro minha "aptidão". Ainda não sei muita coisa da vida, mas se sou bom com números e não gosto de desenhar não faz sentido eu tentar ser professor de artes...

Link para compartilhar

5 minutes ago, Arthur França disse:

Sim tlg, mas tenho que saber ao menos por onde começar a construir essa "carreira solida", tentando descobrir como descubro minha "aptidão". Ainda não sei muita coisa da vida, mas se sou bom com números e não gosto de desenhar não faz sentido eu tentar ser professor de artes...

ahh sim, agora entendi,
não sei acho que recomendaria você fazer um teste vocacional com um psicologo, as vezes eles podem ter dar um norte.

pq eu mesmo minha profissão caiu do céu pra mim, então não saberia dizer como buscar isso

Editado por Gabriel De Castro
Link para compartilhar

4 minutes ago, João Victor Franco Fernandes disse:

Cara, eu recomendaria você realizar a mudança a partir daí então. Eu provavelmente teria largado a faculdade se não fosse pelos grupos de atividades extracurriculares, tanto o FSAE quanto a liga do mercado financeiro salvaram completamente minha graduação, era a única motivação de estar lá. Você tem que achar algo que goste, pessoas com gostos parecidos tendem a se encontrar durante a vida, e você pode acelerar esse processo participando de coisas que gosta com outras pessoas!

Pior que já me falaram sobre sair do curso, mas como não sei para onde ir fico naquela de "Vou tirar o pé daqui e coloco onde?" E minha condição financeira não é das melhores, é bem ruim na real, ae não sei se rola ficar fazendo Enem todo ano para ir mudando de faculdade...

Link para compartilhar

2 horas atrás, Arthur França disse:

Gente, cresci achando normal todo mundo com sonhos doque pretendia fazer no futuro, mas nunca tive esse tipo de sonho especifico... Tô com 22 anos e entrei na faculdade de Engenharia Mecânica só por ser bom com números e gostar de carro kk. Me falem por favor oque vocês escolheram e como chegaram a isso ou algo que possa me ajudar... 

Desde já agradeço.

Boa noite, @Arthur França !

Olha, espero que possa te ajudar de alguma forma. Vou compartilhar um pouquinho da minha história de forma bem resumida.

Minha primeira formação foi em engenharia da computação. Acabei entrando por alguns motivos e um deles era o que eu tinha no momento: eu era bom de exatas, estava fazendo um curso de hardware pois me havia sido indicado depois de fazer um de informática básica e por ainda ser jovem e enxergar apenas o que estava ao meu redor, segui nisso. Trabalhei por 10 anos na área.

Há pouco tempo fiz transição de carreira e virei cozinheiro. Sim, mudança de gelo pra fogo  😅

Eu já gostava de cozinha de forma mais firme quando eu estava na facul e já sabia cozinhar desde uns 14, 15 anos; Aos poucos fui me identificando mais com a nova área, me especializando até que um belo momento eu resolvi mudar pra valer.

Resumo da ópera: esteja aberto a mudanças, mudanças podem e vão acontecer seja por nossa vontade ou não, sempre esteja preparado e se planeje. 

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

3 horas atrás, Arthur França disse:

Gente, cresci achando normal todo mundo com sonhos doque pretendia fazer no futuro, mas nunca tive esse tipo de sonho especifico... Tô com 22 anos e entrei na faculdade de Engenharia Mecânica só por ser bom com números e gostar de carro kk. Me falem por favor oque vocês escolheram e como chegaram a isso ou algo que possa me ajudar... 

Desde já agradeço.

Fala grande @Arthur França!

Eu sou Engenheiro Mecânico e fiz pós em Ciência de dados e Analytics. Eu sempre fui apaixonado por carro, é algo que eu gostava de colecionar quando criança e talvez sempre fui puxado um pouco pro lado da mecânica por conta do lado da família do meu pai, pois meus tios tinham oficina mecânica e agora meu pai também empreende no ramo.

Hoje eu trabalho com tech ajudando o agronegócio desenvolvendo soluções. Atualmente tenho usado bastante a engenharia mecânica, ate por estou participando de um projeto de robótica da empresa que eu trabalho atualmente.

Porém eu tô querendo conhecer mais sobre o mercado financeiro agora, e de verdade desde que comecei a estudar e aprofundar um pouco mais no assunto, tenho gostado cada vez mais. Eu nunca tinha percebido que poderia gostar de economia como eu gosto hoje, talvez por que na época eu não dava bola e não enxergava tanta importância dentro da minha bolha.

Se você gosta da área, bota a cara e vai em frente, mas se ver quer não é isso que tu quer fazer da vida, não exita em mudar pra outra área. Uma coisa que tu tem é tempo, pois é novo e ainda dá tempo de "errar".

Por fim pra confortar , enxergue a remuneração como consequência do seu trabalho (aqui sei que tem muitos outros fatores, mas ok).

• Brabo 2
Link para compartilhar

12 horas atrás, Arthur França disse:

Desde já agradeço.

Eu queria fazer artes cênicas, ou biologia marinha. Mas acabei sendo médico 🥼 

• Brabo 1
Link para compartilhar

13 horas atrás, Matheus Keitaro disse:

Fala grande @Arthur França!

Eu sou Engenheiro Mecânico e fiz pós em Ciência de dados e Analytics. Eu sempre fui apaixonado por carro, é algo que eu gostava de colecionar quando criança e talvez sempre fui puxado um pouco pro lado da mecânica por conta do lado da família do meu pai, pois meus tios tinham oficina mecânica e agora meu pai também empreende no ramo.

Hoje eu trabalho com tech ajudando o agronegócio desenvolvendo soluções. Atualmente tenho usado bastante a engenharia mecânica, ate por estou participando de um projeto de robótica da empresa que eu trabalho atualmente.

Porém eu tô querendo conhecer mais sobre o mercado financeiro agora, e de verdade desde que comecei a estudar e aprofundar um pouco mais no assunto, tenho gostado cada vez mais. Eu nunca tinha percebido que poderia gostar de economia como eu gosto hoje, talvez por que na época eu não dava bola e não enxergava tanta importância dentro da minha bolha.

Se você gosta da área, bota a cara e vai em frente, mas se ver quer não é isso que tu quer fazer da vida, não exita em mudar pra outra área. Uma coisa que tu tem é tempo, pois é novo e ainda dá tempo de "errar".

Por fim pra confortar , enxergue a remuneração como consequência do seu trabalho (aqui sei que tem muitos outros fatores, mas ok).

Pior que eu sempre tive uma leve "inveja" de quem cresceu vendo a profissão do pai ou coisa do tipo, no meu caso eu fui criado com meus avôs e minha mãe, meu avô era mecânico, mas eu via ele papo de umas 5 vezes no ano( toda hora trabalhando) e minha mãe sempre trabalhou na parte de administração, mas tbm quase não via ela, conversei com ela sobre esse meu problema e ela falou "Olha, enquanto tais no começo da faculdade e não tem certeza de qual outra faria, continua nela e já que ta gostando da área financeira se agarre a isso, se quiser mudar mude, mas enquanto não sabe para onde mudar se agarre no que gosta agora" Tanto é que eu tô fazendo esse curso sem ter renda, só pelo fato de gosta da área e assistir os vídeos do Raul a uns 2 anos, também tô estudando por fora sobre contabilidade, conhecimentos bancários, matemática financeira,... Não sei como trabalhar na área, mas tô ocupando meu tempo estudando tudo que posso.

Link para compartilhar

• Criar novo...