Jump to content
  • 0

Opinião sobre um lixo de Previdência Privada

Vitor Aguiar E Silva

Pergunta

Estou na metade do terceiro módulo...

Sei que a ideia é não mexer nos investimentos até o final do curso...

Mas ao assistir as aulas... confirmei uma certeza... minha atual previdência privada é um lixo!

Há mais ou menos uns 12 anos... quando ainda era estagiário... comecei a pagar uma Brasilprev VGBL.. acreditando que estava investindo num futuro mais "seguro", mesmo que não fosse o mais rentável... e como os aportes eram automáticos e num valor proporcionalmente pequeno para a evolução da minha renda... acabei me acostumando a fazer os pagamentos sem questionar a "eficiência" dos rendimentos...

Com o início das aulas... resolvi revisar o histórico do fundo... e o fato é que essa "desgraça" só anda de lado há anos... simplesmente não sai do lugar... completamente irritante...

Gostaria de saber o que vocês fariam... migrariam para outro fundo de previdência? Sacariam e assumiriam o prejuízo do IR e investiriam em outro tipo de investimento (nem que fosse um Tesouro Direto Selic, que já seria muito melhor que o lixo atual), aceitaria a derrota e continuaria pagando essa roubada? Por mim, já gostaria de resolver isso amanhã... tamanha a irritação com essa previdência lixo...

Aceito quaisquer sugestôes... e podem me xingar de burro... porque nesse caso, será mais que merecido!

• Brabo 3
Link para compartilhar

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
6 horas atrás, Vitor Aguiar E Silva disse:

Mas ao assistir as aulas... confirmei uma certeza... minha atual previdência privada é um lixo!

Há mais ou menos uns 12 anos... quando ainda era estagiário... comecei a pagar uma Brasilprev VGBL.. acreditando que estava investindo num futuro mais "seguro", mesmo que não fosse o mais rentável... e como os aportes eram automáticos e num valor proporcionalmente pequeno para a evolução da minha renda... acabei me acostumando a fazer os pagamentos sem questionar a "eficiência" dos rendimentos...

Com o início das aulas... resolvi revisar o histórico do fundo... e o fato é que essa "desgraça" só anda de lado há anos... simplesmente não sai do lugar... completamente irritante...

Gostaria de saber o que vocês fariam... migrariam para outro fundo de previdência? Sacariam e assumiriam o prejuízo do IR e investiriam em outro tipo de investimento (nem que fosse um Tesouro Direto Selic, que já seria muito melhor que o lixo atual), aceitaria a derrota e continuaria pagando essa roubada? Por mim, já gostaria de resolver isso amanhã... tamanha a irritação com essa previdência lixo...

Aceito quaisquer sugestôes... e podem me xingar de burro... porque nesse caso, será mais que merecido!

Bom dia, @Vitor Aguiar E Silva !

Fique tranquilo que todo mundo já fez alguma coisa da qual viu depois que não foi a melhor decisão.

Agora vamos ver se realmente faz sentido você seguir com a previdência e/ou migrar para uma outra.

Existem duas situações em que uma previdência é vantajosa. A primeira é se você tem a previdência como benéfico pela empresa que você trabalha onde o empregador aportar um valor em cima do que lhe é descontado na folha. Mas pelo que entendi este não é seu caso. Você fez a previdência por conta, certo?

Então aqui vem o segundo ponto. Você faz a declaração de IR completa? Se sim, vale a pena ter uma previdência para você poder aportar até o limite do valor que lhe pode ser concedido de dedução no IR. Aí pode ser pensado em trocar de previdência.

Agora se você não se enquadra em nenhuma das situações acima, na minha opinião não tem sentido seguir com uma previdência.

Espero que ajude a pensar!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
7 horas atrás, Vitor Aguiar E Silva disse:

O que o @Edison Paulinifalou é o certo mesmo. Mas eu resolvi engolir o caroço. Saquei e apliquei. Depois de ver o rendimento pirei. 

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Edison Paulini disse:

Bom dia, @Vitor Aguiar E Silva !

Fique tranquilo que todo mundo já fez alguma coisa da qual viu depois que não foi a melhor decisão.

Agora vamos ver se realmente faz sentido você seguir com a previdência e/ou migrar para uma outra.

Existem duas situações em que uma previdência é vantajosa. A primeira é se você tem a previdência como benéfico pela empresa que você trabalha onde o empregador aportar um valor em cima do que lhe é descontado na folha. Mas pelo que entendi este não é seu caso. Você fez a previdência por conta, certo?

Então aqui vem o segundo ponto. Você faz a declaração de IR completa? Se sim, vale a pena ter uma previdência para você poder aportar até o limite do valor que lhe pode ser concedido de dedução no IR. Aí pode ser pensado em trocar de previdência.

Agora se você não se enquadra em nenhuma das situações acima, na minha opinião não tem sentido seguir com uma previdência.

Espero que ajude a pensar!

Oi Edison, antes de mais nada... muito obrigado pela resposta...

Exatamente, acabei fazendo por conta própria... não me enquadro em nenhuma das duas situações que poderiam ser vantajosas...

Nesse contexto... o que seria melhor a fazer? Sacar o saldo do fundo, pagar o IR (assumir esse prejuízo) e começar a investir em outros ativos?

Migrar para algum outro fundo que esteja rendendo decentemente, continuaria sendo um investimento ruim?

Desde já te agradeço pela paciência e atenção!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
4 minutes ago, Marco Lomiler disse:

MEsmo esquema aqui do meu irmao. Tinha uma dessas previdencias privadas e eu olhei o historico e estava rendendo 6.5%AA. Sacamos e reaplicamos a 13.5%.

Oi Marco, vocês migraram para outro fundo de previdência?

Ou sacaram o valor (pagaram o IR) e investiram em outro ativo?

Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Karoly Hunkar disse:

O que o @Edison Paulinifalou é o certo mesmo. Mas eu resolvi engolir o caroço. Saquei e apliquei. Depois de ver o rendimento pirei. 

Karoly, você migrou para outro fundo de previdência? Ou sacou o saldo do funfo, pagou o IR, e depois investiu em outros ativos???

Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Vitor Aguiar E Silva disse:

Oi Marco, vocês migraram para outro fundo de previdência?

Ou sacaram o valor (pagaram o IR) e investiram em outro ativo?

Meu irmao fez as contas e decidiu sacar , pagar o IR e aplicar em outros titulos como CBD , LCA , tesouro , e estamos olhando alguns cris e cras.

Ele tem um outro fundo de previdencia junto com a empresa que ele trabalha e que essas regras de isencao de IR e outrad regras se aplicam. Este ele decidiu manter. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Vitor Aguiar E Silva disse:

Nesse contexto... o que seria melhor a fazer? Sacar o saldo do fundo, pagar o IR (assumir esse prejuízo) e começar a investir em outros ativos?

Você faz a declaração completa de IR?

Se sim, na minha opinião vale a pena migrar para uma outra previdência para se ter o benefício fiscal. Existem boas previdências com baixas taxas de administração e com rentabilidades iguais ou até levemente superiores ao CDI o que é bom. 

Caso você não faça a declaração completa, aí não vejo sentido em ter a previdência. Valeria mais a pena recolher o valor e aplicar em primeiro momento no tesouro Selic enquanto você ainda está estudando aqui.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
10 horas atrás, Marlon Cavalcante disse:

Boa noite,

Eu acabei fazendo portabilidade da minha previdência do bradesco para um fundo na plataforma do BTG que tem rendimentos superiores a 15% a.a. nos últimos 12m até finalizar o curso para não fazer mais besteira. rsrsr

Bom dia, Marlon. 
estou pensando em fazer o mesmo. Vc migrou para qual?

Alguém poderia indicar qual seriam as melhores previdências dentro da plataforma BTG? Temos que avaliar o rendimento, mas também as taxas… o que mais seria interessante avaliar?

Link para compartilhar

• Criar novo...