Jump to content
  • 0

Onde aporta dinheiro para uma meta?

Kevin Fernandes Alves

Pergunta

Estou querendo trocar minha moto e defini uma meta de dois anos para fazer isso.

Fiz os cálculos, e se guardar 500 reais por mês durante dois anos, consigo o suficiente.

Estou em dúvida sobre onde fazer esses aportes, pensei em LCAs ou em CDBs.

O que vocês acham, considerando que serão aportes contínuos todos os meses e que retirarei o valor total ao final dos dois anos?

• Brabo 2
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 2
Just now, Kevin Fernandes Alves disse:

Estou querendo trocar minha moto e defini uma meta de dois anos para fazer isso.

Fiz os cálculos, e se guardar 500 reais por mês durante dois anos, consigo o suficiente.

O que vocês acham, considerando que serão aportes contínuos todos os meses e que retirarei o valor total ao final dos dois anos?

@Kevin Fernandes Alves bom dia, como vc já tem uma data definida pra meta, e tem os valores definidos de aportes vc acaba tendo boas opcoes:

- no momento atual vc consegue pegar ate CDBs com prazo que te atendem com rentabilidades boas (calcule o IR)

- o proprio tesouro selic te ajudaria facilmente e sem dor de cabeça

- LCI/LCA principalmente quando estiver mais proximo da reta final do prazo

Eu devo fazer isso agora para inicio da construção de uma casa, e estou cogitando usar apenas tesouro selic, pela praticidade.

Como é um dinheiro carimbado (meta) não vai dar pra focar tanto em melhore rentabilidades, mas nosso momento atual (brasil) acaba ajudando com as taxas de juros que estao altas. ou seja vai dar bom de qq forma.

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 1
16 minutes ago, Kevin Fernandes Alves disse:

Os aportes iniciais você terá maior flexibilidade de ativos, CDBs, LCAs, LCIs, observando se o vencimento do ativo está dentro do prazo do seu objetivo. A medida que se aproximar do final, vc terá que ir adequando os vencimentos e até mesmo passar a aportar apenas em CDBs com liquidez diária... é interessante vc estar com o valor disponível a alguns meses antes, sempre existe a possibilidade de surgir oportunidades, e se a sua grana estiver "presa", não poderá aproveitar. Veja que em valores absolutos a diferença de rentabilidade de um CDB com liquidez diária, a 100% do CDI para um CDB sem liquidez, a diferença de rentabilidade não tão grande.

Editado por Eli Sousa
  • Brabo 3
Link para compartilhar

• 1
5 horas atrás, Kevin Fernandes Alves disse:

Boa tarde, @Kevin Fernandes Alves !

Só um centavo aqui de contribuição. Use a calculadora de renda fixa do investidor sardinha que pode te ajudar a ver mais facilmente quais títulos mais rentáveis.

LCIs e LCAs costumam ser melhores no prazo de 2 anos justamente pelo benefício de isenção do IR. Acima de 2 anos, os CDB entram na menor alíquota do IR e podem acabar ganhando no quesito rentabilidade mesmo com a dedução de 15%. Não é explicitamente uma regra, mas vale ter isso em mente.

Junto ao tesouro Selic, CDBs de liquidez diária as vezes aparecem bons pagando um pouquinho mais que 100% do CDI (é raro mas existe hahah, talvez não agora em momento de juros altos mas é uma possível alternativa) o que pode também ajudar.

Espero que agregue ao tema!

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...