Jump to content
  • 0

Onde aporta dinheiro para uma meta?

Kevin Fernandes Alves

Pergunta

Estou querendo trocar minha moto e defini uma meta de dois anos para fazer isso.

Fiz os cálculos, e se guardar 500 reais por mês durante dois anos, consigo o suficiente.

Estou em dúvida sobre onde fazer esses aportes, pensei em LCAs ou em CDBs.

O que vocês acham, considerando que serão aportes contínuos todos os meses e que retirarei o valor total ao final dos dois anos?

• Brabo 2
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
16 minutes ago, Kevin Fernandes Alves disse:

Estou querendo trocar minha moto e defini uma meta de dois anos para fazer isso.

Fiz os cálculos, e se guardar 500 reais por mês durante dois anos, consigo o suficiente.

O que vocês acham, considerando que serão aportes contínuos todos os meses e que retirarei o valor total ao final dos dois anos?

Os aportes iniciais você terá maior flexibilidade de ativos, CDBs, LCAs, LCIs, observando se o vencimento do ativo está dentro do prazo do seu objetivo. A medida que se aproximar do final, vc terá que ir adequando os vencimentos e até mesmo passar a aportar apenas em CDBs com liquidez diária... é interessante vc estar com o valor disponível a alguns meses antes, sempre existe a possibilidade de surgir oportunidades, e se a sua grana estiver "presa", não poderá aproveitar. Veja que em valores absolutos a diferença de rentabilidade de um CDB com liquidez diária, a 100% do CDI para um CDB sem liquidez, a diferença de rentabilidade não tão grande.

Editado por Eli Sousa
  • Brabo 3
Link para compartilhar

• 1
5 horas atrás, Kevin Fernandes Alves disse:

Boa tarde, @Kevin Fernandes Alves !

Só um centavo aqui de contribuição. Use a calculadora de renda fixa do investidor sardinha que pode te ajudar a ver mais facilmente quais títulos mais rentáveis.

LCIs e LCAs costumam ser melhores no prazo de 2 anos justamente pelo benefício de isenção do IR. Acima de 2 anos, os CDB entram na menor alíquota do IR e podem acabar ganhando no quesito rentabilidade mesmo com a dedução de 15%. Não é explicitamente uma regra, mas vale ter isso em mente.

Junto ao tesouro Selic, CDBs de liquidez diária as vezes aparecem bons pagando um pouquinho mais que 100% do CDI (é raro mas existe hahah, talvez não agora em momento de juros altos mas é uma possível alternativa) o que pode também ajudar.

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...