Jump to content
  • 0

Resgate antecipado de CDBs?

Daniel Souza Bezerra

Pergunta

Fala aí, pessoal! Blz?

Nos momentos em que acontecem desbalanceamentos fortes (agora, por exemplo), quando RV tem tomando pancada do mercado, seria o caso de vender alguns CDBs que já tenham passado da “zona de crítica” de IRPF e pegar esta grana pra aportar em RV?

Meu raciocínio vai na linha de, além de buscar equilibrar a carteira, comprar ativos bons que estejam subprecificados.

Valeu! 🤙

Obs.: Entendo que a estratégia sugerida pela AUVP e a ferramenta Diagrama do Cerrado levam em conta a aquisição de ativos considerando a estrutura meta de carteira e a definição das notas/pesos atribuídos a cada ativo (análise dos fundamentos - perguntas do diagrama).

Editado por Daniel Souza Bezerra
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Entendo e obrigado pela opinião.

Particularmente, acredito que esta história de que “carteira que não se mexe tem melhores resultados” acabou se tornando um certo mito. Sabidamente, há diversas bibliografias de peso que vão numa linha justamente contrária, que não só aceita como pede revisões e mudanças regulares. Que fique claro, minha reflexão sobre mudanças não seria no sentido de realizar alterações intempestivas (por isto mesmo venho aqui na comunidade buscar outros pontos de vista), mas sim de analisar criteriosamente fundamentos e números e ver se vale a pena fazer um ajuste aqui ou ali.

Por exemplo, se uma empresa não me entregar o que espero dela em xis anos, se houver mudança de fundamento, é absolutamente razoável que considere me desfazer dela. Realizar lucros/prejuízos neste contexto me parece O.K.

Em suma, acredito que os ativos podem e devem ser reavaliados periodicamente e as oportunidades “reais” consideradas. Esta é uma estratégia utilizada por grandes investidores no Brasil e mundo não de agora e os resultados foram muito bons quando estas realocações foram feitas com propriedade.

Obrigado!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Boa noite, @Daniel Souza Bezerra !

Eu começaria pensando em alguns pontos que talvez não sejam considerados nessa alternativa. 

Um ponto que para mim não faria sentido é como calcular essa mudança. Vou vender antecipadamente meu CDB prefixado de 16%a.a. o qual terá que ser via mercado secundário onde perderei rentabilidade e até mesmo capital para aportar em um ativo de maior risco. 

Depois, porque ao invés de tirar um dinheiro onde está rendendo, não aportar onde está desequilibrado com dinheiro novo?

Não vejo essa conta fechando além de ter que ficar depois pegando valores para calcular lucros, prejuízos, dar uma trabalheira na declaração de IR... 

Também colocaria aqui uma ponderação sobre um estudo feito que compara duas estratégias sendo o DCA (dollar-coast average) e Buy the Dip que são respectivamente o aporte constante e o "comprar na baixa". Matematicamente o DCA se sobressai, O Buy the Dip só funcionaria sabendo momentos exatos de queda algo que é impossível de se prever. Além de não prever, tem os por menores que seria vender títulos ou até mesmo outras ações para fazer um rebalanceamento.

Me parece muito mais especulação do que uma estratégia consolidada.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Oi, @Edison Paulini. Massa suas considerações. Valeu!

Adicione o fato de que revi minha estrutura meta de carteira que é atualmente 40-25-30-5 (Ações, FIIs, RF e ETFs gringos) e vou ajustar para 33-33-33-1 (Ações BR, ETFs gringos, FIIs e cripto).

Sobre o re-equilíbrio da carteira através de aportes, lavaria anos para efetuar este ajuste. Se for o caso, posso fazer gradativamente. Paciência.

Em relação à compra e venda nos momento de baixa e alta, sim, nunca saberemos o momento exato, mas penso que dá pra perceber o momento adequado de vender se considerarmos a rentabilidade que aquele papel te entregou, por exemplo.

Mas é isso. Diante do que discutimos, acho que vou esperar meus CDBs vencerem mesmo! rsrsrs

Valeu!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
17 horas atrás, Daniel Souza Bezerra disse:

Entendo e obrigado pela opinião.

Particularmente, acredito que esta história de que “carteira que não se mexe tem melhores resultados” acabou se tornando um certo mito. Sabidamente, há diversas bibliografias de peso que vão numa linha justamente contrária, que não só aceita como pede revisões e mudanças regulares. Que fique claro, minha reflexão sobre mudanças não seria no sentido de realizar alterações intempestivas (por isto mesmo venho aqui na comunidade buscar outros pontos de vista), mas sim de analisar criteriosamente fundamentos e números e ver se vale a pena fazer um ajuste aqui ou ali.

Por exemplo, se uma empresa não me entregar o que espero dela em xis anos, se houver mudança de fundamento, é absolutamente razoável que considere me desfazer dela. Realizar lucros/prejuízos neste contexto me parece O.K.

Em suma, acredito que os ativos podem e devem ser reavaliados periodicamente e as oportunidades “reais” consideradas. Esta é uma estratégia utilizada por grandes investidores no Brasil e mundo não de agora e os resultados foram muito bons quando estas realocações foram feitas com propriedade.

Obrigado!

Olá daniel, acompanho outros grupo tambem mas aqui quando se comenta algo sobre valuetion, cotação de ativo parece até pecado 😅.

Tambem faço os aportes mensais mas não de forma cega, e algum dos ativos esticou muito eu dou uma segurada pois cotação segue o lucro mas as vezes o mercado é irracional e essas linhas podem se descolar gerando oportunidades.

Se desfazer de ativos para apostar em outro eu não faço, não acho que seja errado mas creio que o grau de conhecimento e complexidade seja muito grande, mas como disse não é seu caso, apenas está procurando o momento certo de fazer esse rebalancemanto da carteira e isso acho super valido sim, claro que no cenario especulativos ainda teremos mais altos e baixo, e na minha opiniao eu não faria tudo de uma vez, quebra isso em uns 5 meses.

OBS: precisa analisar a venda desses CDB pois podem comer toda sua rentabilidade no periodo.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
6 horas atrás, Leandro Ferreira Leite disse:

Olá daniel, acompanho outros grupo tambem mas aqui quando se comenta algo sobre valuetion, cotação de ativo parece até pecado 😅.

Tambem faço os aportes mensais mas não de forma cega, e algum dos ativos esticou muito eu dou uma segurada pois cotação segue o lucro mas as vezes o mercado é irracional e essas linhas podem se descolar gerando oportunidades.

Se desfazer de ativos para apostar em outro eu não faço, não acho que seja errado mas creio que o grau de conhecimento e complexidade seja muito grande, mas como disse não é seu caso, apenas está procurando o momento certo de fazer esse rebalancemanto da carteira e isso acho super valido sim, claro que no cenario especulativos ainda teremos mais altos e baixo, e na minha opiniao eu não faria tudo de uma vez, quebra isso em uns 5 meses.

OBS: precisa analisar a venda desses CDB pois podem comer toda sua rentabilidade no periodo.

É por aí, @Leandro Ferreira Leite. Obrigado pela opinião  

Seguir uma estratégia essencialmente buy and hold e ainda assim considerar  analisar as possibilidades/oportunidades é quase um sacrilégio! Sigamos…😜🤣

Link para compartilhar

• Criar novo...