Jump to content
  • 0

Imposto de Renda - Posso diminuir prejuizo de ações com lucro de Etf;

Adaberto Kenji Makino

Pergunta

Fala galera, tenho seguinte dúvida.

Fiz a venda de ETF e obtive um valor X de lucro. No mesmo dia fiz a venda de uma Ação com Y de prejuízo. (obs. nenhuma das operações foram Day trade)

Para gerar a Darf posso fazer o valor lucro do ETF menos o prejuízo da ação, e calcular os 15%?

Editado por Adaberto Kenji Makino
  • Brabo 1
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
15 minutes ago, Adaberto Kenji Makino disse:

Fiz a venda de ETF e obtive um valor X de lucro. No mesmo dia fiz a venda de uma Ação com Y de prejuízo. (obs. nenhuma das operações foram Day trade)

Para gerar a Darf posso fazer o valor lucro do ETF menos o prejuízo da ação, e calcular os 15%?

@Adaberto Kenji Makino sim, pode, porém as duas negociações devem ser do mesmo tipo, ou seja, ambas devem ser day-trade ou ambas devem ser swing trade.

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Adaberto Kenji Makino sim, pode, porém as duas negociações devem ser do mesmo tipo, ou seja, ambas devem ser day-trade ou ambas devem ser swing trade.

Que interessante, não sabia dessa possibilidade, pensei que teriam que ser da mesma classe de ativo.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Sandra Sayuri Kamikawa disse:

Que interessante, não sabia dessa possibilidade, pensei que teriam que ser da mesma classe de ativo.

@Sandra Sayuri Kamikawa quando falamos de lucro ou prejuízo em venda precisamos observar alguns pontos.

1) O tipo de negociação. Swing trade ou Day trade. Prejuízo de um tipo não pode abater no lucro do outro tipo.

2) Todo Day trade tem alíquota de 20% e não tem isenção até os R$20mil em vendas no mês. O Swing trade pode ter IR de 15% (Ação e ETF) ou 20% (FII).

3) A isenção dos R$20mil são válidos para Ação. ETF e FII não tem isenção dos R$20mil.

4) Se tiver prejuízo e este não for usado no mesmo ano, para ser usado em anos seguintes e prejuízo obrigatoriamente deve estar lançado na declaração anual do IRPF.

Basicamente são estes os pontos.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Adaberto Kenji Makino disse:

Boa noite, meu querido. Queria perguntar algo q não tem tanto a ver com sua pergunta, se puder responder..

Estou querendo começar a ter aportes mensais em ETF (S&P 500) e gostaria de saber se vc saberia me dizer como funciona a conversão de dolar em real, qual a % média que acaba-se perdendo nessa situação etc.

Link para compartilhar

• 0
On 13/11/2024 at 11:00, Flavio Prado disse:

Complementando com outra dúvida, criptos podem entrar nessa mesma situação de abater lucro e prejuízo?

Link para compartilhar

• Criar novo...