Jump to content
  • 0

Rentabilidade média de carteira de renda fixa

Pergunta

Boa tarde!

Gostaria de calcular a rentabilidade média da minha carteira de renda fixa.
Posso utilizar a calculadora de investimentos em renda fixa do Raul para saber a rentabilidade de cada título separadamente (pré-fixado, pós-fixado e IPCA) e ao final fazer a rentabilidade média de todos? Média aritmética mesmo
É correto esse caminho?

Entendo que as variações da Selic e inflação ao longo do tempo vão interferir. Mas posso seguir esse raciocínio?

Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hour ago, Bruno Marinho Mendonça Guimarães disse:

Boa tarde!

Posso utilizar a calculadora de investimentos em renda fixa do Raul para saber a rentabilidade de cada título separadamente (pré-fixado, pós-fixado e IPCA) e ao final fazer a rentabilidade média de todos? Média aritmética mesmo
É correto esse caminho?

Entendo que as variações da Selic e inflação ao longo do tempo vão interferir. Mas posso seguir esse raciocínio?

@Bruno Marinho Mendonça Guimarães este cálculo teria alguma funcionalidade prática? Para mim é o mesmo que saber a rentabilidade da Renda Variável, que é, nenhuma rsrsrs

Saber cravada a rentabilidade usando a calculadora não vai dar, pois a calculadora usa mês e ano, e os seus títulos têm prazos quebrados. Além disto, para os títulos pós-fixados ela também não servirá, pois não sabemos quanto será realmente cada índice.

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
37 minutes ago, Bruno Marinho Mendonça Guimarães disse:

Boa tarde!

É correto esse caminho?

Bom dia, @Bruno Marinho Mendonça Guimarães!

Se entendi direito, você gostaria de calcular a média das rentabilidades contratadas do seus títulos? Se for isso mesmo, o que você comentou parece realmente ser o melhor caminho, substituir os indexadores pelos valores atuais e realizar o cálculo da média.

Como você comentou, a Selic e inflação variam constantemente e também o seu desempenho passado não é garantia nenhuma do futuro, não sei como vai utilizar essas informações do cálculo, mas vale reforçar.

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...