Jump to content
  • 0

TESOURA IPCA+ SÓ VALE A PNEA PARA FAZER MARCAÇÃO AO MERCADO?

Maickon Luiz Silva Dos Santos

Pergunta

Me confirmem aqui, se o IPCA é um investimento mais interessante quanto menor a inflação, então significa que com a previsão futura de aumento da inflação você tende a render menos  devido a desvalorização de todo o dinheiro e com a previsão de futura de queda da inflação você tende a render mais, correto? Mas no caso se ,extrapolando, hipoteticamente se esse valor da inflação tende a quase zerar, entende-se que um melhor investimento em uma situação de queda da inflação, seria um pré-fixado, pois com hipoteticamente um pré de 10% com 0 de inflação você so perde com IR na rentabilidade, enquanto que em um IPCA +, o máximo que voce conseguiria seria uma rentabilidade de 6-7% que também seria descontado IR, lógico que considerando pré-fixado com bons valores e queda da inflação(bem dificil)

E CORRETO DIZER ENTÃO QUE O IPCA+ NÃO PROTEGE DA INFLAÇÃO E SO VALE A PENA COMO MARCAÇÂO AO MERCADO EM QUE A ÚNICA VANTAGEM É CONSEGUIR ~90% DA RENTABILIDADE AS VEZES EM UM PRAZO MUITO CURTO E UTILIZAR ISSO PRA APORTAR EM OUTRO LUGAR, AUMENTANDO SEUS LUCROS??!!!

• Brabo 1
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
2 horas atrás, Maickon Luiz Silva Dos Santos disse:

Me confirmem aqui, se o IPCA é um investimento mais interessante quanto menor a inflação, então significa que com a previsão futura de aumento da inflação você tende a render menos  devido a desvalorização de todo o dinheiro e com a previsão de futura de queda da inflação você tende a render mais, correto? Mas no caso se ,extrapolando, hipoteticamente se esse valor da inflação tende a quase zerar, entende-se que um melhor investimento em uma situação de queda da inflação, seria um pré-fixado, pois com hipoteticamente um pré de 10% com 0 de inflação você so perde com IR na rentabilidade, enquanto que em um IPCA +, o máximo que voce conseguiria seria uma rentabilidade de 6-7% que também seria descontado IR, lógico que considerando pré-fixado com bons valores e queda da inflação(bem dificil)

E CORRETO DIZER ENTÃO QUE O IPCA+ NÃO PROTEGE DA INFLAÇÃO E SO VALE A PENA COMO MARCAÇÂO AO MERCADO EM QUE A ÚNICA VANTAGEM É CONSEGUIR ~90% DA RENTABILIDADE AS VEZES EM UM PRAZO MUITO CURTO E UTILIZAR ISSO PRA APORTAR EM OUTRO LUGAR, AUMENTANDO SEUS LUCROS??!!!

Boa tarde, @Maickon Luiz Silva Dos Santos !

Apenas complementando nosso amigo @Gustavo Dutra Almeida.

Um ponto importante em lembrar sobre a marcação é que ela só faz sentido quando temos a possibilidade de reaplicar o valor antecipado em um outro título que ofereça uma rentabilidade superior em comparação a rentabilidade que foi adiantada na marcação.

Algo que normalmente confunde é que as pessoas acham que ao fazer a marcação elas ganham dinheiro a mais do que se levar o título até o vencimento. E isso não acontece. Apenas antecipamos uma rentabilidade o que é diferente. Em outras palavras, no meio do caminho enquanto estamos levando o título ele jamais irá ser marcado a um valor superior ao do vencimento. 

Estes são alguns dos motivos pelos quais não objetivamos a marcação. Usamos ela como uma carta na manga que eventualmente pode ser usada em benéfico nosso. 

Outro detalhe é que em prazos curtos acarretam em duas situações que não tornam a marcação benéfica. A primeira é que a curva de marcação é lenta. Ela demanda de prazos mais longo para se ter uma marcação mais favorável. Logo, em prazos curtos a curva da marcação e a rentabilidade antecipada pode não valer a pena. O segundo ponto que pode se somar a este primeiro é que em prazos mais curtos, as alíquotas do IR são maiores. Ou seja, não faria muito sentido fazer uma marcação pequena e ainda ter uma parte maior da rentabilidade consumida pelo imposto.

O tesouro IPCA+ assim como outros títulos que são atrelado a este indexador tem suas vantagens. Por exemplo, quero construir um imóvel daqui a 10 anos e vou guardar um dinheiro mensalmente para isso além de já ter um valor de entrada. Se eu tiver um tesouro que a data de vencimento esteja próxima a data de usufruto do meu dinheiro, vale a pena por estarmos falando de segurança que o governo proporciona dos títulos bem como ter o meu dinheiro sequer ser corrido pela inflação e ainda gerando alguma rentabilidade.

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 1
1 hora atrás, Maickon Luiz Silva Dos Santos disse:

Me confirmem aqui, se o IPCA é um investimento mais interessante quanto menor a inflação, então significa que com a previsão futura de aumento da inflação você tende a render menos  devido a desvalorização de todo o dinheiro e com a previsão de futura de queda da inflação você tende a render mais, correto?

@Maickon Luiz Silva Dos Santos quanto menor a inflação menos o desconto do IR irá afetar a rentabilidade real do título, ou seja, a parte prefixado do título IPCA+ vai perder mais ou menor conforme a inflação for maior ou menor, respectivamente. 

1 hora atrás, Maickon Luiz Silva Dos Santos disse:

Mas no caso se ,extrapolando, hipoteticamente se esse valor da inflação tende a quase zerar, entende-se que um melhor investimento em uma situação de queda da inflação, seria um pré-fixado, pois com hipoteticamente um pré de 10% com 0 de inflação você so perde com IR na rentabilidade, enquanto que em um IPCA +, o máximo que voce conseguiria seria uma rentabilidade de 6-7% que também seria descontado IR, lógico que considerando pré-fixado com bons valores e queda da inflação(bem dificil)

No campo hipotético de termos uma inflação próxima de zero e no mesmo momento você tiver um prefixado acima do IPCA+X% certamente o prefixado será melhor, acontece que em um cenário de inflação próxima a zero não teremos prefixados pagando 10%, os títulos de renda fixa andam meio que juntos em rentabilidade.

3 horas atrás, Maickon Luiz Silva Dos Santos disse:

A sua afirmação não está correta. Títulos vinculados ao IPCA protegem você da inflação, claro que em um cenário de hiperinflação o melhor seriam títulos não vinculados ao IPCA e isentos de IR, assim a parte prefixada seria paga integralmente.

Com relação a conseguir os 90% de rentabilidade com antecipada, é como o @Edison Paulini falou, a marcação a mercado pode vir a acontecer, porém ela demora, pois a curva de juros varia lentamente. Não ocorrem mudanças rápidas.

Espero ter ajudado.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...