Jump to content
  • 0

ETFs de renda fixa versus compra direta dos títulos

Pedro Nunes Da Silva

Pergunta

Pessoal, tudo bem?

Hoje trago uma dúvida conceitual a respeito dessas duas formas de investir em renda fixa.

Quando compramos um título público, podemos ter ganho de capital de 2 formas: juros compostos sobre o montante investido, considerando o resgate do título no vencimento; ou venda antecipada considerando uma marcação a mercado positiva.

Minha dúvida é: como ocorre o ganho de capital quando optamos por comprar um ETF? IMAB11, por exemplo. O ganho se dá somente pela marcação a mercado dos títulos que compõem o ETF? Pergunto pois não há uma taxa de rentabilidade contratada, pagamento de dividendos e a cota também pode variar de acordo com as liquidações diárias do papel, não é?

Agradeço quem puder contribuir. 

Abraços.

• Brabo 3
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Na minha visão limitada, não consigo enxergar vantagens em um etf de renda fixa, vejo como algo muito melhor comprar os títulos, fazer uma seleção por conta própria. Por exemplo, semana passada o tesouro IPCA+ tava pagando IPCA+7,01 é indiscutível que é um ótimo título, na comunidade a galera cansa de pegar CDBs pré fixados acima de 16%aa, inegável que é uma excelente taxa, então fazendo o garimpo, acho que a pessoa consegue ótimos títulos na renda fixa.

• Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0
32 minutes ago, Pedro Nunes Da Silva disse:

Pessoal, tudo bem?

Hoje trago uma dúvida conceitual a respeito dessas duas formas de investir em renda fixa.

Quando compramos um título público, podemos ter ganho de capital de 2 formas: juros compostos sobre o montante investido, considerando o resgate do título no vencimento; ou venda antecipada considerando uma marcação a mercado positiva.

Minha dúvida é: como ocorre o ganho de capital quando optamos por comprar um ETF? IMAB11, por exemplo. O ganho se dá somente pela marcação a mercado dos títulos que compõem o ETF? Pergunto pois não há uma taxa de rentabilidade contratada, pagamento de dividendos e a cota também pode variar de acordo com as liquidações diárias do papel, não é?

Agradeço quem puder contribuir. 

Abraços.

Boa noite, @Pedro Nunes Da Silva !

Um primeiro conceito importante de se ater e que muitas vezes se passa despercebido é que aqui estamos falando de um ativo que não é de renda fixa por mais que ele invista o dinheiro aplicado em renda fixa.

Logo, a variação do ativo irá acontecer por oferta e demanda, expectativas de mercado, como a gestão do fundo vai administrar o dinheiro, etc.

Segundo ponto e fazendo um gancho com o primeiro, entendo que a marcação a mercado não faça necessariamente o fundo ganhar dinheiro. Afinal, a marcação é uma antecipação de rentabilidade que deve ser reaplicada para fazer sentido. Caso contrário, o ideal era levar o título até o vencimento pois nominalmente o valor recebido será mais alto.

Por último, existe uma taxa de administração que o fundo cobra o que complementa o raciocínio do amigo @Jaimson Bispo sobre não se ter muitas vantagens nestes fundos.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0
On 18/11/2024 at 21:43, Edison Paulini disse:

Um primeiro conceito importante de se ater e que muitas vezes se passa despercebido é que aqui estamos falando de um ativo que não é de renda fixa por mais que ele invista o dinheiro aplicado em renda fixa.

🥰

Mesma coisa dos FIIs de papéis. :)

Produto de renda variável que investe em renda fixa. 

Para mim, é o mesmo caso do ETF, não consigo entender a lógica, mas há quem goste. 

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...