Jump to content
  • 0

Será que fazer empréstimo para empresa é boa ideia

Elisabete Oliveira Da Silva

Pergunta

Boa noite a todos eu estou começando a monta meu escritório de arquitetura e a cada dia tenho notado que está difícil em escala meu negócio !!! Pensei em fazer um empréstimo bancaria para isso detalhe eu ainda não sou PJ eu pensei em fazer como pessoa física o empréstimo e fica com autônoma !!! Pergunta será que é uma boa solução 

• Brabo 1
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
3 horas atrás, Elisabete Oliveira Da Silva disse:

Boa noite a todos eu estou começando a monta meu escritório de arquitetura e a cada dia tenho notado que está difícil em escala meu negócio !!! Pensei em fazer um empréstimo bancaria para isso detalhe eu ainda não sou PJ eu pensei em fazer como pessoa física o empréstimo e fica com autônoma !!! Pergunta será que é uma boa solução 

Elisabete, boa noite!

Empréstimo para pessoa física não é uma boa opção, pois, as taxas são muito alta. Como está iniciando o seu negócio e com baixo faturamento pode ter um grande risco aqui. Caso seja a sua única opção é importante estudar muito bem as opções de crédito e comparar ofertas de diferentes instituições financeiras para verificar as melhores taxas.

Tenta oferecer seus serviços no fórum de profissionais, se não me engano alguém postou que estava precisando de serviços de arquitetura por lá. 

Eu mesmo gostaria de repaginar um ambiente da minha casa, se trabalhar com estes tipos de serviços entre em contato também.

Parabéns pela coragem de empreender, isto é para poucos e sucesso.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Elisabete Oliveira Da Silva disse:

Boa noite, @Elisabete Oliveira Da Silva !

Dando uma opinião bem pessoal aqui e de quem começou a empreender recentemente, eu não gosto da ideia de começar um negócio com uma dívida. Entendo que pode ser um meio e que muito utilizam, mas a mim não agrada. Ainda mais pensando no empréstimo para PF que como dito pela nossa amigo @Irina Corrêa Rocha, é muito custoso. Empréstimos para PJ costumam ser menos salgados. Claro que há um risco de não conseguir empréstimos altos, mas talvez seja melhor do que um garantido na PF com juros lá nas alturas.

Não sei como está sua realidade, mas se fosse possível eu seria da opinião que fazer um planejamento, abrir a PJ, ter sua reserva de emergência, ter um capital legal pra iniciar e se não tiver, segurar um tempinho para criar este capital se possível, pode trazer mais tranquilidade e até uma dosinha a mais de segurança eu diria.

Espero que ajude a refletir no tema!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
3 minutes ago, Edison Paulini disse:

Boa noite, @Elisabete Oliveira Da Silva !

Dando uma opinião bem pessoal aqui e de quem começou a empreender recentemente, eu não gosto da ideia de começar um negócio com uma dívida. Entendo que pode ser um meio e que muito utilizam, mas a mim não agrada. Ainda mais pensando no empréstimo para PF que como dito pela nossa amigo @Irina Corrêa Rocha, é muito custoso. Empréstimos para PJ costumam ser menos salgados. Claro que há um risco de não conseguir empréstimos altos, mas talvez seja melhor do que um garantido na PF com juros lá nas alturas.

Não sei como está sua realidade, mas se fosse possível eu seria da opinião que fazer um planejamento, abrir a PJ, ter sua reserva de emergência, ter um capital legal pra iniciar e se não tiver, segurar um tempinho para criar este capital se possível, pode trazer mais tranquilidade e até uma dosinha a mais de segurança eu diria.

Espero que ajude a refletir no tema!

Outro ponto de atenção aqui é que com um PJ você tem diversas linhas de créditos de incentivos locais como o Empreenda Rápido que é um programa do Governo do Estado de São Paulo que oferece crédito e cursos de qualificação para empreendedores, veja se no RJ tem algum programa semelhante. O Pronampe também que é um programa federal...

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Elisabete Oliveira Da Silva disse:

Vou deixar alguns pontos aqui pra você na ordem em que eu acredito que sejam importante.

1. NUNCA misture a PJ com a PF.

isso pode parecer legal no começo, mas é a receita pra fazer cagada. PJ é PJ, PF é PF.

2. Antes de mais nada, faça um plano de como vai montar o negócio, para aí poder entender como vai vender os serviços e etc.

3. caso identifique na etapa 2 que algum gargalo é dinheiro, aí sim considere um empréstimo com base no seu plano.

alguns negócios precisam de investimentos iniciais que podem ser feitos através de linhas de crédito especiais. 

se for capital de giro, pode ser que tenha crédito na PJ pra isso também.

e as vezes não existe nenhuma necessidade de capital que realmente justifique fazer um empréstimo e fazê-lo só te levaria a gastar com coisa que talvez não precise.

4. caso faça o empréstimo, tenha clara a finalidade do dinheiro que vai entrar e seja rigorosa na aplicação.

é bom ter no plano como pretende pagar também.

Mas e aí se o plano não parecer que para em pé? talvez precise rever algumas coisas antes de dar sequência no negócio, experimentar e explorar outros modelos de negócios e tentar começar com o que tem.

faz sentido isso pra você?

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Como PF as taxas são altas e vai conseguir valores baixos…

como PJ empresa nova, dificilmente irá conseguir valores e taxas boas…

o começo é complica… mas faça um plano de negócio, hoje em dia tem muitas opções online com custos mais acessíveis… 

Autonomo sempre vai ter limitação de crescimento e muitas outras barreiras, que só um cnpj pode valer mais a pena…

Link para compartilhar

• 0
On 19/11/2024 at 19:07, Elisabete Oliveira Da Silva disse:

Ser profissional independente é difícil, mas contrair uma divida não vai facilitar as coisas, pelo contrário, acho que formas de aumentar sua renda, dar projeção a seu nome/marca, profissional seriam interessantes no momento. Se o crédito for mesmo necessário, procura através de PJ, o Sebrae tem boas linhas de crédito por exemplo.

Link para compartilhar

• Criar novo...