Jump to content
  • 0

Sugestões para perguntas do Diagrama do Cerrado

Pedro Paulo Nunes Guimarães Junior

Pergunta

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Muito obrigado @Pedro Paulo Nunes Guimarães Junior, ótimo post!

Algumas perguntas que eu tentei formular (não garanto a qualidade delas kkkkkk) foram as seguintes:

1. A empresa tem um payout histórico saudável?
2. A empresa apresenta um CAPEX saudável?
3. É uma empresa do Novo Mercado?

Algumas (ou todas elas) podem ser redundantes em comparação ao que já foi apresentado o post, ou talvez só um ângulo diferente de abordar o mesmo ponto.

Valeu! 

Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Matheus De Carvalho Zerbetto disse:

Muito bom esse post! Parabéns!

Será que conseguimos reunir também sugestões de perguntas para Ações Americanas, ETF e FII de papel?

Boa tarde, @Matheus De Carvalho Zerbetto !

Deixo aqui algumas contribuições no caso para ETFs e FIIs de papel.

ETF

- estratégia que o ETF segue;

- taxa de administração;

- tempo de mercado;

- gestão passiva o ativa;

- número de ativos e seus percentuais;

- DY;

- beta;

- correlação de ativos com relação a sua carteira e outros ETFs.

FIIs de papel

- gestão do fundo, ou seja, como vem sendo o desempenho e administração do mesmo;

- taxas cobradas;

- risco do contratos;

- se o fundo está alavancado;

- se os indexadores no portifólio do FII são diversificados ou até mesmo seguem um contrafluxo.

Espero que ajude!

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Fii de papel eu uso as seguintes perguntas para gerar uma pontuação:

Não tem nenhuma empresa que concentra mais de 8% do FII?

O P/VP está abaixo de 1.01?

Tem mais de 30 titulos distintos?

Qualidade de 25% dos titulos é acima de BBB? 

Distribui dividendos a mais de 3 anos consistentemente?

O DY está dentro ou acima da média para FII do mesmo tipo?

CAGR Valor >= 90% do IPCA nos últimos 3 anos?

é High Grade ?

10 maiores CRI correspondem a menos de 50% da carteira?

liquidez > 1.5 Milhões/dia

Rendimento 3% acima do IPCA+ de no mínimo 12anos?

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
On 19/11/2024 at 23:24, Pedro Paulo Nunes Guimarães Junior disse:

Valuation

- P/L da empresa está abaixo de 15?

- P/VP da empresa está abaixo de 5?

Será que faz sentido perguntas relacionadas a cotação do papel? Parece-me que para fazer sentido a cada aporte teria que validar a resposta, para verificar se continua atendendo os critérios. Perguntas não relacionadas a cotação podem ser revisitadas em intervalo maior, por exemplo, 1 vez por ano refaz a avaliação. 

Link para compartilhar

• 0

A alguns dias eu perguntei na comunidade como o pessoal faz quanto a responder as perguntas que são pensadas para "ações", quando o ativo a ser adicionado é um ETF. Os que responderam disseram que definem uma pontuação (fora do diagrama) e respondem aleatóriamente até chegar na nota que desejam definir para o ETF.

Mas fiquei um pouco intrigado, pensando que se é para usar a ferramenta o ideal será usá-la de forma plena (ou o mais próximo disso possível), ai com esse tópico aqui estava pensando se não seria viável definir perguntas específicas para ações e perguntas específicas para ETF, então a pergunta começa definindo a sua aplicação, "AÇÃO: em seguida a pergunta" / "ETF: em seguida a pergunta". Quando estiver respondendo as perguntas de um ativo, se o ativo for uma ação as perguntas relativas a ETF são respondidas todas como "SIM" e o contrário, se o ativo em questão for um ETF as perguntas específicas de ações são todas "SIM", respondendo, conforme a realidade do ativo, apenas as perguntas específicas do seu tipo (ETF ou AÇÕES).

Será que matematicamente isso prejudica a avaliação ?

Se tenho 5 perguntas para ações e 5 para ETFs. Qualquer ativo que eu adicionar, ele começaria com 5 pontos (positivos), ao invés de começar de 0. 

Se bem que a AUVP podia tratar isso na própria ferramenta, né não ?! hehehehe

Link para compartilhar

• 0
13 horas atrás, Eli Sousa disse:

Será que faz sentido perguntas relacionadas a cotação do papel? Parece-me que para fazer sentido a cada aporte teria que validar a resposta, para verificar se continua atendendo os critérios. Perguntas não relacionadas a cotação podem ser revisitadas em intervalo maior, por exemplo, 1 vez por ano refaz a avaliação. 

@Eli Sousa não faz sentido perguntas relacionadas a cotação, pois, além dela variar a cada segundo rsrsrs o próprio Diagrama do Cerrado já faz esta ponderação, uma vez que o valor da renda variável é feito com a cotação do dia. Veja que quando lançamos um ativo no Diagrama só informamos quantas ações/cotas temos do ativo e não o preço que pagamos.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...