Tessyo Postado 13 horas atrás Compartilhar Postado 13 horas atrás Boa noite meus caros sardelas. Esses últimos dias acabei fazendo besteira, vendi meu carro no valor de 50mil e por uma loucura decidi comprar um no dobro do valor, resgatei 20mil e peguei 30mil de consignado no banco, em 60 parcelas, taxa de juros mensal 1,53. Taxa de juros anual a 19,98%, o que me gera uma parcela de 808 mensais até 2029, carro ótimo, me atende bem, mas hoje me arrependo, devia ter mantido o valor investido e longe de dividas (não tinha nenhuma). O que fazer? vender o carro pra quitar a divida e comprar um mais barato? tentar amortizar a divida pra acabar com ela logo? tentar uma portabilidade pra conseguir taxas melhores? Não consigo saber só olhando para as taxas se foi um bom negócio ou não. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Thiago Subilhaga Postado 12 horas atrás Compartilhar Postado 12 horas atrás E aí @Tessyo, boa noite! tudo bem? Cara, vou compartilhar aqui minha opinião e algumas coisas que eu acredito que tu poderia refletir sobre. Primeiramente, tu usa o carro pra gerar receita ou ele é somente um passivo? Se tu trabalha com ele e consegue de algum modo tirar alguma renda com o carro (por exemplo, trabalhar como uber black ao invés de uber X) até não acharia tanta loucura assim. Pensando do ponto de endividamento, bom, nunca é bom ter uma dívida haha, mas sei que no nosso país é difícil adquirir algumas coisas sem fazer uma, acho que no fim a pergunta é: tu tem uma reserva de emergência? Quanto esses 808 mensais impactam nos teus gastos mensais? Se for um valor irrisório pra ti, também não vejo grandes problemas já que em caso de algum imprevisto não vai ser esse valor que vai fazer alguma diferença. Sobre o juros, eu achei alto. No final das contas, nenhum investimento que tu fizer hoje vai te retornar 19.98% ao ano (talvez se pegar o bitcoin haha). Em outras palavras, teu patrimônio estaria diminuindo com o passar do tempo além de que o carro com o passar do tempo também vai desvalorizar. Dito tudo isto, eu sou o tipo de pessoa que prefere ter o mínimo de dívidas possíveis (minha única dívida hoje é o financiamento do apartamento) no teu lugar eu preferiria pegar um carro de até 70 mil e evitar aquela dívida de 30k. Pelo menos tu conseguiria trocar de carro mas sem fazer uma dívida, ainda mais com os juros tão altos. Valeu! 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 12 horas atrás Compartilhar Postado 12 horas atrás 1 hour ago, Tessyo disse: Boa noite meus caros sardelas. Esses últimos dias acabei fazendo besteira, vendi meu carro no valor de 50mil e por uma loucura decidi comprar um no dobro do valor, resgatei 20mil e peguei 30mil de consignado no banco, em 60 parcelas, taxa de juros mensal 1,53. Taxa de juros anual a 19,98%, o que me gera uma parcela de 808 mensais até 2029, carro ótimo, me atende bem, mas hoje me arrependo, devia ter mantido o valor investido e longe de dividas (não tinha nenhuma). O que fazer? vender o carro pra quitar a divida e comprar um mais barato? tentar amortizar a divida pra acabar com ela logo? tentar uma portabilidade pra conseguir taxas melhores? Não consigo saber só olhando para as taxas se foi um bom negócio ou não. Boa noite, @Tessyo ! Tem a real necessidade de um carro nesse valor do qual adquiriu? É para gerar renda? É algum carro que tenha algum motivo muito plausível para justificar a compra? Ou foi na emoção de um carro que gosta, que é bonito e tem um pouco mais de conforto e que te levaria para qualquer lugar igual um celtinha também levaria? Se não, eu preferiria pegar um mais simples que te leve para os outros lugares da mesma fora e quitar logo a dívida pois quase 20%a.a. é muito pesado. Falo isso também do viés de não conseguir dormir tranquilo com uma dívida na cabeça. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Tessyo Postado 12 horas atrás Author Compartilhar Postado 12 horas atrás 7 minutes ago, Thiago Subilhaga disse: E aí @Tessyo, boa noite! tudo bem? Cara, vou compartilhar aqui minha opinião e algumas coisas que eu acredito que tu poderia refletir sobre. Primeiramente, tu usa o carro pra gerar receita ou ele é somente um passivo? Se tu trabalha com ele e consegue de algum modo tirar alguma renda com o carro (por exemplo, trabalhar como uber black ao invés de uber X) até não acharia tanta loucura assim. Pensando do ponto de endividamento, bom, nunca é bom ter uma dívida haha, mas sei que no nosso país é difícil adquirir algumas coisas sem fazer uma, acho que no fim a pergunta é: tu tem uma reserva de emergência? Quanto esses 808 mensais impactam nos teus gastos mensais? Se for um valor irrisório pra ti, também não vejo grandes problemas já que em caso de algum imprevisto não vai ser esse valor que vai fazer alguma diferença. Sobre o juros, eu achei alto. No final das contas, nenhum investimento que tu fizer hoje vai te retornar 19.98% ao ano (talvez se pegar o bitcoin haha). Em outras palavras, teu patrimônio estaria diminuindo com o passar do tempo além de que o carro com o passar do tempo também vai desvalorizar. Dito tudo isto, eu sou o tipo de pessoa que prefere ter o mínimo de dívidas possíveis (minha única dívida hoje é o financiamento do apartamento) no teu lugar eu preferiria pegar um carro de até 70 mil e evitar aquela dívida de 30k. Pelo menos tu conseguiria trocar de carro mas sem fazer uma dívida, ainda mais com os juros tão altos. Valeu! Tenho sim uma reserva, e o carro é necessário pq trabalho com eventos, preciso me locomover, mas mu carro mais em conta atenderia de forma igual, a dívida já tá feita, realmente foi mais emoção que razão, e to tentando uma forma de resolver 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Tessyo Postado 12 horas atrás Author Compartilhar Postado 12 horas atrás 6 minutes ago, Edison Paulini disse: Boa noite, @Tessyo ! Tem a real necessidade de um carro nesse valor do qual adquiriu? É para gerar renda? É algum carro que tenha algum motivo muito plausível para justificar a compra? Ou foi na emoção de um carro que gosta, que é bonito e tem um pouco mais de conforto e que te levaria para qualquer lugar igual um celtinha também levaria? Se não, eu preferiria pegar um mais simples que te leve para os outros lugares da mesma fora e quitar logo a dívida pois quase 20%a.a. é muito pesado. Falo isso também do viés de não conseguir dormir tranquilo com uma dívida na cabeça. Racionalmente, um celtinha resolveria o problema de todo mundo que tem carro kk Mas quem quer andar de celtinha subindo de carreira, enfim, mas sim, um carro mais em conta resolveria, foi um atitude bem na emoção mesmo. Acho que vou tentar vender e quitar essa dívida 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Thiago Subilhaga Postado 12 horas atrás Compartilhar Postado 12 horas atrás 2 minutes ago, Tessyo disse: Tenho sim uma reserva, e o carro é necessário pq trabalho com eventos, preciso me locomover, mas mu carro mais em conta atenderia de forma igual, a dívida já tá feita, realmente foi mais emoção que razão, e to tentando uma forma de resolver Eu não sei como funciona trabalhar com eventos, mas se de alguma forma um carro melhor poderia fazer os teus clientes te enxergarem de maneira diferente e estarem mais dispostos a pagar mais pelo teu trabalho, talvez seja uma diferença que tu pode compensar no teu trabalho. Uma vez eu vi um vídeo do Felipe Titto dizendo que fez algo do tipo 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Tessyo Postado 12 horas atrás Author Compartilhar Postado 12 horas atrás Esse quesito pesou um pouco na decisão também, as pessoas olham com outros olhos 2 minutes ago, Thiago Subilhaga disse: Eu não sei como funciona trabalhar com eventos, mas se de alguma forma um carro melhor poderia fazer os teus clientes te enxergarem de maneira diferente e estarem mais dispostos a pagar mais pelo teu trabalho, talvez seja uma diferença que tu pode compensar no teu trabalho. Uma vez eu vi um vídeo do Felipe Titto dizendo que fez algo do tipo 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Tessyo Postado 12 horas atrás Author Compartilhar Postado 12 horas atrás 20 minutes ago, Edison Paulini disse: Boa noite, @Tessyo ! Tem a real necessidade de um carro nesse valor do qual adquiriu? É para gerar renda? É algum carro que tenha algum motivo muito plausível para justificar a compra? Ou foi na emoção de um carro que gosta, que é bonito e tem um pouco mais de conforto e que te levaria para qualquer lugar igual um celtinha também levaria? Se não, eu preferiria pegar um mais simples que te leve para os outros lugares da mesma fora e quitar logo a dívida pois quase 20%a.a. é muito pesado. Falo isso também do viés de não conseguir dormir tranquilo com uma dívida na cabeça. Acha que compensa amortizar e pegar uma portabilidade afim de conseguir taxas melhores? 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 12 horas atrás Compartilhar Postado 12 horas atrás 4 minutes ago, Tessyo disse: Acha que compensa amortizar e pegar uma portabilidade afim de conseguir taxas melhores? Pode ser uma alternativa. Já foi a saída para alguns colegas aqui de pegar um empréstimo com taxas menores para pelo menos se livrar de juros mais altos e ter uma conta um pouco mais tranquila para pagar. 17 minutes ago, Tessyo disse: Racionalmente, um celtinha resolveria o problema de todo mundo que tem carro kk Mas quem quer andar de celtinha subindo de carreira, enfim, mas sim, um carro mais em conta resolveria, foi um atitude bem na emoção mesmo. Acho que vou tentar vender e quitar essa dívida Entendo que tem casos que o carro pode passar uma visibilidade sim. Um celtinha véio talvez não atendesse mesmo 😅 Mas o ponto que levanto para pensar é se de fato era necessário um carro novo em comparação ao que você tinha. E mesmo que fosse necessário um novo, era necessário um no dobro do valor? Mas pelo que comentou, foi mais emoção mesmo tendo um viés de necessidade que eu acho importante se ater sobre ser realmente uma necessidade e não uma justificativa de uma ação que tomamos que pode nos prejudicar. A preocupação seria isso se repetir novamente ;/ 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Tessyo Postado 11 horas atrás Author Compartilhar Postado 11 horas atrás 15 minutes ago, Edison Paulini disse: Pode ser uma alternativa. Já foi a saída para alguns colegas aqui de pegar um empréstimo com taxas menores para pelo menos se livrar de juros mais altos e ter uma conta um pouco mais tranquila para pagar. Entendo que tem casos que o carro pode passar uma visibilidade sim. Um celtinha véio talvez não atendesse mesmo 😅 Mas o ponto que levanto para pensar é se de fato era necessário um carro novo em comparação ao que você tinha. E mesmo que fosse necessário um novo, era necessário um no dobro do valor? Mas pelo que comentou, foi mais emoção mesmo tendo um viés de necessidade que eu acho importante se ater sobre ser realmente uma necessidade e não uma justificativa de uma ação que tomamos que pode nos prejudicar. A preocupação seria isso se repetir novamente ;/ Pura emoção mesmo, mas nem se preocupa, o pensamento é até ficar a pé e investir todo o dinheiro kk quem sabe um celtinha 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Vitor Aguiar E Silva Postado 11 horas atrás Compartilhar Postado 11 horas atrás Complicado... nunca estivemos numa era... em que questionar a posse de um carro fosse tão factível... Antigamente carro era sinônimo de liberdade... comprávamos um carro para poder ir e estar onde quiséssemos, sem depender de transporte público ou outros fatores... nesse contexto, praticamente todos os custos que vinham junto... compensavam a tal liberdade... Hoje em dia... a não ser que o carro seja para uso profissional... ou a pessoa tenha necessidade de grandes deslocamentos, grande família, ou realmente paixão por carro... colocar na ponta do lápis o custo do IPVA, seguro, gasolina, manutenção, desvalorização... passa a ser uma realidade... Eu já me peguei várias vezes refletindo se vale a pena eu continuar tendo um carro... estou trabalhando esse desapego... ainda não consegui!! Hahaha 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edvania Maria Alencar Postado 10 horas atrás Compartilhar Postado 10 horas atrás Ponto importante este que você levantou @Vitor Aguiar E Silva, tem sido muito questionada a necessidade ou não de ter um carro, se precisar ser um mais caro e etc... Creio que devemos analisar o impacto que o gera na nossa vida de um modo geral (trabalho, família e mesmo prazer). Confesso que tive dificuldades quando precisei definir qual compraria(comprar era inquestionável), optei por um modelo, que mesmo mais caro, me deixou tranquila com a escolha. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts