Jump to content
  • 0

CDI

Pergunta

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hora atrás, Isabela Cristina Rampazio Da Silva disse:

Se eu vou investir em um CDB com 100,50% do CDI, como eu calculo nos juros compostos, a taxa de juros , para eu saber a rentabilidade final?

Boa tarde, @Isabela Cristina Rampazio Da Silva !

Você poderá fazer um cálculo aproximado de acordo com a taxa Selic vigente.

Hoje por exemplo, a taxa está em 11,25%a.a. Como sabemos que o CDI é 0,10% a menos que a Selic, teríamos então um rendimento 100,5% em cima de 11,15% resultando em 11,20%a.a. aproximadamente.

Com este valor, podemos jogar na fórmula de cálculos de juros compostos que seria:

M=P×(1+i) ^ n

Onde: 

M: Montante final (valor total acumulado);

P: Capital inicial investido;

i: Taxa de juros por período (mensal, anual, etc.);

n: Número de períodos (em meses ou anos, conforme o i).

Só que precisamos nos lembrar que até o vencimento a Selic irá mudar tanto para mais como para menos e isso faz com que o cálculo exato de qual rentabilidade total teremos no vencimento seja impossível de ser feito.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Isabela Cristina Rampazio Da Silva disse:

Se eu vou investir em um CDB com 100,50% do CDI, como eu calculo nos juros compostos, a taxa de juros , para eu saber a rentabilidade final?

@Isabela Cristina Rampazio Da Silva complementando a resposta do @Edison Paulini, todos os títulos de renda fixa rendem todo dia útil, ou seja, as taxas que são apresentadas com percentual anual são convertidas para percentual diário e aplicadas ao saldo do dia, todos os dias úteis até o vencimento ou até a venda antecipada do título.

Na fórmula que o Eddy passou, o "n" será 1/252 para converter uma taxa anual para taxa diária, e 1/22 para converter uma taxa mensal para taxa diária.
PS: se quiser converter uma taxa diária em mensal o "n" será 22, se for para anual, o "n" será 252. E uma taxa mensal em anual o "n" será 12.

Espero ter ajudado.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...