Jump to content
  • 0

Confesso que estou com dificuldade de planilhar... Alerta de assunto polêmico: quase proibido!

Vitor Aguiar E Silva

Pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa noite, colegas!

Eu tenho a mesma dúvida do @Vitor Aguiar E Silva, tenho um pouco mais de 50% dos meus investimentos em renda fixa, entendo que no fee-based terei maiores benefícios para investir na renda fixa e tudo mais, porém digamos que eu tenha um CDB de determinado banco pagando 15%a.a. com vencimento para 5 anos e um valor de R$ 100.000,00 investido. A grosso modo, deixando na corretora que está hoje, eu teria R$ 201.136,00 bruto em 2029. Se trouxesse para a AUVP, no formato fee-based, além de ter pago o spreed lá na outra corretora, pagaria ainda os 0,9% a.a. (cerca de 7 mil nofee-based), ou seja, pagarei duas vezes.
Posso estar vendo pelo lado errado, mas não consigo encontrar a vantagem financeira de trazer minha renda fixa, que não pretendo sair antes do vencimento, para esse novo modelo.
Se alguém conseguir me dar uma luz eu agradeço. 

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
On 22/11/2024 at 01:57, Vitor Aguiar E Silva disse:

O fee based... atingindo todo patrimonio construído... para ser um bom negócio.... a pessoa tem que ter aportes regulares muito altos...

Mesmo assim, pensando em longo prazo... pensando em 10 anos ou mais de investimento.... a corretora teria 10 por cento de tudo que eu produzi na minha vida.... independentemente de lucratividade, resultados, etc...  cara, se parar para pensar... em 2 decadas... terao 20% de todo patrimonio de todos os clientes (MAIS QUE A RECEITA FEDERAL).... sem nenhum compromisso com permormance, resultado, etc...

Confesso que fico com bastante dificuldade de montar uma simulçao que seja favoravel.... ja montei 3 planilhas diferentes... em nenhum cenario, fee based aparece como sendo a opcao mais em conta...

Meu caro @Vitor Aguiar E Silva existe uma verdade no que disse. Tem que fazer as contas. Nem tudo são flores. Nas entrelinhas, o Próprio Raul fala isso: Tá com dúvida, Faça as contas e veja. Eu já fiz e também achei um tanto controverso. A regra não é linear e nem sempre funciona para todos. Vale muito a pena, quando consegue entrar na compra de um ativo em que as taxas estão com rentabilidade acima de alguma % da concorrência que supere o que será cobrado neste modelo. O problema que a maioria destas ofertas acontecem no mercado secundário e é quase uma loteria conseguir pegar. (Só que essa % depende ainda do período e vlr que terá aportado, pois isto fará muita diferença). Eu mesmo fiz um aporte em um investimento de LCA por um ano, de XX% do CDI, enquanto a concorrência estava oferecendo o mesmo título a XX% -1%. Acontece que vc pagando os 0,97 A.A, do Fee Basead acaba ficando ainda desvantajoso pois, mesmo recebendo o cashback, essa alíquota será sobre o patrimônio total, que vai aumentando mês a mês, pelo efeito dos juros compostos. Estou como você, planilhando tudo, vendo as ofertas da concorrência X AUVP.  É necessário simular, comparar com a concorrência, usar a própria ferramenta dos juros compostos da AUVP. Daí, tem os demais benefícios que são oferecidos (suporte, comunidade e afins) que terá que pesar se será vantajoso. Isso, é bem pessoal. Enfim, valerá para você, se for bom para você. Mas terá que como disse, fazer contas. Nem sempre poderá ser. Por fim, ainda existe a possibilidade de negociar estas taxas com o suporte, se conseguir provar com bons argumentos, que o $$$ que tem investido não está atendendo às expectativas prometidas. É mais ou menos como funciona em outras instituições. Quanto mais se envolver e melhor se relacionar, melhor serão os benefícios. Mas... terá que arregaçar as mangas e correr atrás. PS: Essa é minha opinião com relação com que aprendi e vi até agora.  Dou a "Cara a tapas" para os mais experientes me corrigirem, caso tenha falado besteira aqui. Não é crítica. Só aprendizado. Mas acho que vale a conversa sobre esse tema. Afinal, o objetivo deste modelo é justamente a transparência.

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Não recebi nenhum informação que mudaria para esse modelo fee based, meu interesse é aumentar minha fatia na renda variável e fiz o curso para aprender a investir por conta próprio sem auxílio de um consultor, uma das informações na época que realizei o curso era que como aluno AUVP tínhamos melhores condições de títulos de renda fixa pois as taxas de rebate eram menores para os alunos e entrava como cliente private de outros bancos.

Cheguei ate à comprar há 1 ano atrás  50mil de renda fixa com esse intuito que esse desconto nas condições do CDB que peguei já pagaria o curso a longo prazo.

Agora começo a ter que pagar taxa sobre o patrimônio sem ter tido nenhum tipo auxílio de consultor.

Estou a 2 dias tentando contato com o suporte mas até o momento sem resposta.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
On 22/11/2024 at 09:59, Thiago Subilhaga disse:

E aí, Vitor!

Só para complementar a resposta dos colegas acima: talvez o fee-based não seja a opção mais em conta, mas, pelo menos, é a alternativa que temos para garantir um serviço livre de conflitos de interesse. Uma mão lava a outra. Contanto que o teu patrimônio esteja aumentando, não vejo problema em destinar parte disso a quem está te ajudando nessa tarefa. É aquilo, tu quer aumentar teu patrimônio e as instituições como instituições precisam se manter e possuem suas metas, objetivos, etc. 

Mas você precisa alguma instituição para aumentar seu patrimônio? 

Editado por Deborah Gerasimovic
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Thiago Subilhaga disse:

Inevitavelmente precisa de uma instituição para investir, então acredito que não tenha como fugir disso não.

Me refiro a assessoria, consultoria.... a pergunta é sobre modalidades de assessoria. E a minha questão é:

Alguem precisa de uma instituição (consultoria, assessoria) pra aumentar seu patrimônio?

Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Deborah Gerasimovic disse:

Me refiro a assessoria, consultoria.... a pergunta é sobre modalidades de assessoria. E a minha questão é:

Alguem precisa de uma instituição (consultoria, assessoria) pra aumentar seu patrimônio?

Em alguns casos pode ser viável. Gestões de grandes patrimônios por exemplo que possuem mais complexidade incluindo holdings e off shores (mas claro aqui chutando bem alto). De toda forma, pensando que bons consultores tem uma visão mais ampla do tema investimentos, acredito que eles possam montar melhores estratégias e ter até sacadas que as vezes a pessoa não teria além de que vejo como uma certa otimização de tempo do beneficiado de uma consultoria sendo que tem uma pessoa organizando uma parte de sua vida e tais organizações ainda visam aumento de patrimônio.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
21 horas atrás, Douglas Vergara Malkoun disse:

Só para entender melhor. Mesmo para quem não utiliza-se da consultoria há essa taxa de 0,9% a.a.?

No longo prazo isso come muito o patrimônio. Trouxe para o BTG pois estava cansado da XP incomodando, mas matematicamente não sei se vale a pena para mim (100% RV).

@Douglas Vergara Malkoun faltam duas informações nos cálculos, e muito importantes, o valor do cashback ao longo do tempo e também quanto de rentabilidade a mais por conta da taxa private na renda fixa.

Este gráfico mostra somente o valor que a Corretora terá de receita ao longo do tempo. Por conta da variação que há no rebate pago pelos Emissores, nos valores de cashback, então não tem como fazer o cálculo de quanto teremos de retorno no prazo da simulação. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
18 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Douglas Vergara Malkoun faltam duas informações nos cálculos, e muito importantes, o valor do cashback ao longo do tempo e também quanto de rentabilidade a mais por conta da taxa private na renda fixa.

Este gráfico mostra somente o valor que a Corretora terá de receita ao longo do tempo. Por conta da variação que há no rebate pago pelos Emissores, nos valores de cashback, então não tem como fazer o cálculo de quanto teremos de retorno no prazo da simulação. 

Pois é, é necessário considerar esses dados citados pelo nosso amigo @Flavio Prado para se ter um resultado mais preciso...Difícil mesmo fazer essa simulação...Auxílio de uma matemática e estatística mais avançada.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 07/12/2024 at 11:57, Flavio Prado disse:

Sim, claro. Mas sou investidor 100% de RV. O que tenho de RF serve a penas de reserva de oportunidade com liquidez diária. No meu caso essa perda no longo prazo acaba sendo muito danosa. Vi uma colega comentando sobre um fee fixo de R$ 720 a.a. Sabes como funciona já que es do Time da AUVP? Seria mais interessante para justificar manter os ativos sob custodia dai. Nesse caso sim, o cashback do aluguel poderia dar um offset razoável (ou ate lucro).

Link para compartilhar

• 0
22 horas atrás, Adso Melo De Menezes disse:

Enfim eu vi uma resposta mais consistente no geral sobre a auvp capital...

Não me levem a mal, longe de mim querer depreciar qualquer resposta aqui, aprendo demais... mas minha crítica é que em todo tópico aberto sobre auvp capital, as respostas são sempre as mesmas, sem muita clareza e objetivo e nem mesmo a própria equipe de auvp comenta sobre...

Comentei outro dia em um outro tópico desse sobre a taxa cobrada no dólar, que sempre é falado que é a menor do mercado e até já foi falado em live que o cambio é 1 para 1 e simplesmente está lá abandonado e sem resposta sobre isso (Além do resto de tópico ser as mesmas resposta de sempre)

Os tópicos em geral são extremamente produtivos e eu acho incrível, mas quanto a auvp capital eu acho que existe um limbo sobre o conhecimento do mesmo... pode ser que eu seja leigo e não esteja entendendo tudo ou eu realmente entendi tudo e não é algo que valha a pena para todos...

Em resumo: Renda fixa e aluguel de ações vale a pena migrar para auvp... para todo o resto não tem ganho real de migrar para auvp se você tem menos de 300k para ter consultoria inclusa e melhores taxas...

Sobre o dólar, estava calculando ontem. Para quem usa a IKBR para investir no resto do mundo (EUA, Europa, Ásia...) o spread do BTG esta vantajoso ate uns ~ 1000RS. Depois disso alguns serviços de remessa tem taxa similar, e com valores mais altos ainda, melhores. Acaba que pra realizar dollar cost average no longo prazo vale a pena para aportes menores mensais.  

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...