Jump to content
  • 0

FII de papel seria alternativa a carteira de LCI/CRI?

Daniel Felix Ferber

Pergunta

Olá! Estou aos poucos organizando a carteira para adequá-la às % esperadas para cada tipo de investimento.

Notei que "falta" renda fixa.

Então estou estudando algumas possibilidades de terouro direto, CDB, LCI & LCA, CRI & CRA.

Considerando que tem LCIs e LCAs com rentabilidade boa, sem IR, conclui que elas seriam vantagem sobre TD e CDB, conseguindo boas opções de rentabilidade x risco. Já tenho outros investimentos de resgate diário para reserva de emergência.

Sei também que o ideal seria diversificar estas opções LCs. Por outro lado, não tenho tanto patrimônio para conseguir comprar vários títulos de LCs. A não ser que eu fique com a carteira pulverizada, o que também não acho ser legal.

Então seria uma alternativa pegar um FII de papel, que investe em LCI e CRI bem selecionados? Estudei algumas opções de FIIs de papel que tem em torno de 100 LCIs e CRIs, o que parece ser uma boa diversificação.

Então, esse FII serviria como alternativa de RF para evitar uma carteira pulverizada de LCI & LCA, CRI & CRA?

Link para compartilhar

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
41 minutes ago, Daniel Felix Ferber disse:

Olá! Estou aos poucos organizando a carteira para adequá-la às % esperadas para cada tipo de investimento.

Notei que "falta" renda fixa.

Então estou estudando algumas possibilidades de terouro direto, CDB, LCI & LCA, CRI & CRA.

Considerando que tem LCIs e LCAs com rentabilidade boa, sem IR, conclui que elas seriam vantagem sobre TD e CDB, conseguindo boas opções de rentabilidade x risco. Já tenho outros investimentos de resgate diário para reserva de emergência.

@Daniel Felix Ferber nem sempre um título isento de IR é mais rentável que um título que tem IR. Precisa fazer as contas para sabermos, então cuidado com a pegadinha do "isento de IR" rsrs

Vale lembrar que reserva de emergência não é investimento e não entre nas divisões de percentuais da carteira.

44 minutes ago, Daniel Felix Ferber disse:

Sei também que o ideal seria diversificar estas opções LCs. Por outro lado, não tenho tanto patrimônio para conseguir comprar vários títulos de LCs. A não ser que eu fique com a carteira pulverizada, o que também não acho ser legal.

Cuidado também com estes pré conceitos de pulverizada, de diversificada. Na renda fixa vamos escolher os melhores títulos que temos disponíveis no momento do aporte e olhando para o contra fluxo para conseguirmos melhorar a nossa rentabilidade. Não depende de tamanho de patrimônio e nem do tamanho do aporte. Você vai aportar conforme as ofertas disponíveis, e com o tempo o contra fluxo vai se alterando e vamos, naturalmente formando uma carteira como vários tipos de títulos. Não precisa se preocupar com isto.

49 minutes ago, Daniel Felix Ferber disse:

Então seria uma alternativa pegar um FII de papel, que investe em LCI e CRI bem selecionados? Estudei algumas opções de FIIs de papel que tem em torno de 100 LCIs e CRIs, o que parece ser uma boa diversificação.

Então, esse FII serviria como alternativa de RF para evitar uma carteira pulverizada de LCI & LCA, CRI & CRA?

De maneira nenhuma um FII de papel deve ser considerado como renda fixa ou que deva substituir parte da meta de renda fixa. FII é renda variável em qualquer situação.

No máximo que podemos considerar é que dentro da meta de renda variável o quanto queremos nos expor a FIIs de papel que são bem mais arriscados que os FIIs de tijolo, somente isto.

Espero ter ajudado.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...