Rafael Do Nascimento Postado 25 de Novembro de 2024 Postado 25 de Novembro de 2024 Pessoal, Encontrei uma oportunidade de comprar um imóvel pra morar. O valor está muito bom em relação à realidade do mercado. Devo conseguir uma entrada próxima da metade do valor do imóvel e a parcela ficaria um pouco abaixo do que pago hoje de parcela + condomínio, mesmo incluindo a documentação no financiamento. Uma info importante é que hoje vivo de aluguel e tenho família. Até aí tava super certo. Hoje, porém, fiz simulações com os bancos e as taxas estão todas muito altas. A da caixa está chegando a quase 11% e a do Itau, que é meu banco principal, tá em 11.81% Achei alto demais, mas, como disse, o valor do imóvel é bom e eu tenho condições de amortizar bem por ano. O financiamento é de 335 mil e eu consigo amortizar uns 100k ano, além de pagar a parcela, claro. Estou em dúvidas e vim pegar insights com vcs. Será que vale a pena ainda assim? Mesmo com esse juro tão alto? =/ 2
Post popular Thiago Subilhaga Postado 26 de Novembro de 2024 Post popular Postado 26 de Novembro de 2024 22 minutes ago, Rafael Do Nascimento disse: Pessoal, Encontrei uma oportunidade de comprar um imóvel pra morar. O valor está muito bom em relação à realidade do mercado. Devo conseguir uma entrada próxima da metade do valor do imóvel e a parcela ficaria um pouco abaixo do que pago hoje de parcela + condomínio, mesmo incluindo a documentação no financiamento. Uma info importante é que hoje vivo de aluguel e tenho família. Até aí tava super certo. Hoje, porém, fiz simulações com os bancos e as taxas estão todas muito altas. A da caixa está chegando a quase 11% e a do Itau, que é meu banco principal, tá em 11.81% Achei alto demais, mas, como disse, o valor do imóvel é bom e eu tenho condições de amortizar bem por ano. O financiamento é de 335 mil e eu consigo amortizar uns 100k ano, além de pagar a parcela, claro. Estou em dúvidas e vim pegar insights com vcs. Será que vale a pena ainda assim? Mesmo com esse juro tão alto? =/ E aí Rafael! Boa noite! Tudo bem? Se eu entendi certo, tu consegue então pagar todo o teu financiamento em 3 anos, correto? Se for esse o caso, eu não vejo motivos pra tu se preocupar com o juros. Sim, eu concordo que está alto mas acredito que essa preocupação só faça sentido se tu estivesse pensando em financiar por um longo período e também considerando que muito dificilmente algum investimento que tu faça vai te render isso. Mas como tu consegue quitar em 3 anos, o juros vai influenciar basicamente na parcela, se tu já calculou e viu que consegue pagar, acho que vale a pena sim! valeu! 4 1
Post popular Eli Postado 26 de Novembro de 2024 Post popular Postado 26 de Novembro de 2024 Penso parecido com o Thiago... Se o imóvel realmente atende as suas necessidades, e está descontado (apesar de ser difícil ter certeza dessa condição), aproveite a oportunidade e tente quitar o quanto antes, toda grana que sobrar use para amortizar. Com juros mais alto assim, não compensa é você deixar de amortizar para investir, pois difícilmente terá ativos seguros com rendimentos superior ao juros do financiamento. Pelo menos pra mim, ter a casa própria é um conforto e segurança inclusive psicológica, mesmo ainda não condição de financiado. Com relação ao tempo de financiamento, minha sugestão é que no contrato faça com um prazo mais curto (na medida do possível), mas com uma margem de segurança no valor da parcela. Considere que se a parcela esta com um valor voltado, você pode deliberadamente decidir amortizar um valor maior e depoixar de pagar juros sobre aquele montante, porém o contrário é bem complicado, se o valor da parcela começar a te apertar, pra você renegociar isso... é complicado e com certeza terá um custo alto. 4 1
Francisco Vianna Postado 26 de Novembro de 2024 Postado 26 de Novembro de 2024 58 minutes ago, Rafael Do Nascimento disse: Pessoal, Encontrei uma oportunidade de comprar um imóvel pra morar. O valor está muito bom em relação à realidade do mercado. Devo conseguir uma entrada próxima da metade do valor do imóvel e a parcela ficaria um pouco abaixo do que pago hoje de parcela + condomínio, mesmo incluindo a documentação no financiamento. Uma info importante é que hoje vivo de aluguel e tenho família. Até aí tava super certo. Hoje, porém, fiz simulações com os bancos e as taxas estão todas muito altas. A da caixa está chegando a quase 11% e a do Itau, que é meu banco principal, tá em 11.81% Achei alto demais, mas, como disse, o valor do imóvel é bom e eu tenho condições de amortizar bem por ano. O financiamento é de 335 mil e eu consigo amortizar uns 100k ano, além de pagar a parcela, claro. Estou em dúvidas e vim pegar insights com vcs. Será que vale a pena ainda assim? Mesmo com esse juro tão alto? =/ Dado tudo que vc falou eu diria que é realmenteu uma boa vc resolver logo isso e pegar esse AP. A galera se fixa muito no CET alto. Não que ele nào seja relevante, claro que é. Mas o problema está nos financiamentos longos. Se vc vai dar entrada de 50% e consegue amortizar 100k no ano, em 2 anos tá quitado e vc mal vai ver a curva de juros sair da horizontal. Seja feliz no seu novo ap! 3 1
Erik Shine Postado 26 de Novembro de 2024 Postado 26 de Novembro de 2024 12 horas atrás, Rafael Do Nascimento disse: e a parcela ficaria um pouco abaixo do que pago hoje de parcela + condomínio, Como os amigos já disseram e pelo que entendi,se a parcela vai ficar 'menor' do que você tem de custo hoje, apesar os juros, vai estar pagando algo seu. Se continuar no aluguel e condomínio a grana só vai continuar indo em algo que não é seu. Nada mais gratificante do que sua própria casa. 2 1
Rafael Do Nascimento Postado 26 de Novembro de 2024 Author Postado 26 de Novembro de 2024 @Thiago Subilhaga @Eli Sousa @Francisco Viégas Vianna @Erik Shine Amigos, Muito obrigado pelo apoio. Como não tenho casa própria e não tenho dívidas, confesso que esse passo está mexendo com meus nervos, e isso atrapalha um pouco minha racionalidade. Vocês me ajudaram demais, tá? Obrigado mesmo pela força! 4
Recommended Posts