Jump to content
  • 0

Tempo para receber dividendos.

Arthur Cesar Lisboa

Pergunta

Fala família, tudo certo?

Sou muito novato e meu curso ainda vai começar, porém gostaria de tirar uma dúvida com vocês que não consegui a resposta. 

Para receber dividendos de uma empresa, existe tempo de carência após comprar ações dessa empresa ou podemos estar comprando em um dia e estar recebendo no outro? 

O valor do dividendo é referente a (quantidade/tempo) ou somente (quantidade) de ações que temos dessa empresa?

Obrigado.

• Brabo 1
Link para compartilhar

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa tarde, @Arthur Cesar Lisboa !

Dando um panorama geral aqui na sua dúvida.

Não existe tempo e carência. O que existe é uma data limite para consideração de uma posição acionária para receber proventos. Chamamos de data com.

Digamos a empresa SARD3 divulgue que vai pagar R$0,50 por ação com base na posição acionária do dia 29/11. Isso quer dizer que eu receberei o valor multiplicado pelas ações que eu terei neste 29/11. Seu eu já tinha ações antes, se eu comprar mais durante a semana, tudo será contado.

E o valor pago é sempre por cota, ou seja, pela quantidade de papéis que você possui e não tem relação se você já investe na empresa há 1 mês ou 10 anos.

Uma última dica é: nunca compre ações apenas para receber dividendos pois isso pode ser um risco. Em divulgações de pagamentos de proventos a tendência é que os preços da cotações subam. Mas após a data de corte (data com) os preços das cotações são reajustados tendo o valor do provento pago descontado. Em outras palavras, o dinheiro vai trocar de bolso. Além disso, não há garantias que após essa data as ações voltem a subir. 

No mais, nada de pânico que essas dúvidas serão mais detalhadas no módulo 4.

E seja bem vindo ao cardume!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...