Jump to content
  • 0

MARCAÇÃO A MERCADO

Leandro Rodrigues#8601

Pergunta

FALA GALERA ESTOU COM UMA DUVIDA, COM RELAÇÃO A MARCAÇÃO A MERCADO, DOS TITULOS PRE FIXADOS. QUAL TITULO É MELHOR PARA GANHAR COM A MARCAÇAO A MERCADO, OS MAIS CURTOS OU MAIS LONGOS?

NO CASO TEM DOIS TITULOS PRE FIXADO DISPONIVEL, O LTN PRÉ FIXADO 2027 E O LTN PRÉ FIXADO 2031. ESTOU NA DUVIDA QUAL SERIA MELHOR PENSADO NA MARCAÇÃO A MERCADO DAQUI A ALGUM TEMPO.

DESDE JA AGRADEÇO A AJUDA!

• Brabo 4
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
51 minutes ago, Leandro Rodrigues#8601 disse:

FALA GALERA ESTOU COM UMA DUVIDA, COM RELAÇÃO A MARCAÇÃO A MERCADO, DOS TITULOS PRE FIXADOS. QUAL TITULO É MELHOR PARA GANHAR COM A MARCAÇAO A MERCADO, OS MAIS CURTOS OU MAIS LONGOS?

NO CASO TEM DOIS TITULOS PRE FIXADO DISPONIVEL, O LTN PRÉ FIXADO 2027 E O LTN PRÉ FIXADO 2031. ESTOU NA DUVIDA QUAL SERIA MELHOR PENSADO NA MARCAÇÃO A MERCADO DAQUI A ALGUM TEMPO.

DESDE JA AGRADEÇO A AJUDA!

Boa tarde, @Leandro Rodrigues#8601 !

Apenas complementando nosso amigo @Flávio Hayashi.

Quanto maior a janela de tempo, maior a probabilidade de janelas para marcações favoráveis.

Mas antes de entrar neste mérito, é necessário entender se de fato vale a pena entrar em um título unicamente pela marcação a mercado. A marcação a mercado não fará a gente ganhar mais dinheiro, mas sim antecipar um valor. Existe uma linha tênue nestes dois pontos que normalmente causam confusão.

Por exemplo: um título de CDB que paga 13%a.a. será mais rentável do que um tesouro prefixado a 11,50%a.a. mesmo fazendo uma marcação. O que ocorre é que na marcação nunca teremos antecipado um valor superior ao pago pelo título no vencimento. Pegando o exemplo do prefixado é claro de entender. O título vai valer como sabemos R$1.000 no vencimento. Antes disso, o valor nunca será superior a estes R$1.000. O que pode acontecer é algo como o título deveria estar valendo R$800 mas está valendo R$900 (número hipotéticos estes dois últimos).

Além disso, é necessário reinvestir o valor antecipado pela marcação para  a mesma de fato valer a pena. Isso quer dizer que quando antecipamos um título devemos reaplicar o mesmo em um outro investimento que ofereça uma rentabilidade superior. Se não, não teria sentido do porque de fazer a marcação.

A conclusão que temos é que a marcação a mercado é um bônus que podemos ter e que se bem usado pode ser produtivo. Mas não tem muito sentido ele ser o objetivo do investimento, em outras palavras, não vale a pena investir em um título simplesmente para querer marcar o mesmo a mercado. 

O ideal para renda fixa é sempre seguir o contrafluxo para definir um indexador ideal para o momento de mercado e depois fazer uma avaliação de risco X retorno sobre os títulos para ver qual estará valendo mais a pena onde os título com maior risco devem oferecer rentabilidades maiores para compensar o risco.

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar

• Criar novo...