Jump to content
  • 0

Sentimento de sempre está na hora errada

Convidado Anônimo

Pergunta

Parece até hilário mais todas vez que penso em fazer investimentos em algum ativo as coisas parecem está sempre na pior hora para investir, ou a bolsa está em alta (hoje não), em um momento anterior quando estava montando a carteira com bastante dinheiro em caixa a bolsa bateu recordes, ou o dólar hoje está o mais caro na história passando dos R$ 6, justamente no momento que está pensando eu fazer a maior compra de dólar (estou segurando), ou o bitcoin bateu pela primeira vez os 96 mil dólares, comprei um pouco antes dessa subida por volta dos 63 mil dólares mas logo depois subiu pra caramba, dei sorte?! talvez. Mas isso causa um sentimento de "gosto amargo" como se sempre estarei no tempo errado ou pelo menos o sentimento de perda, eu sei que tudo isso pode se resumir ao que é falado no livro a "psicologia do dinheiro" pois os sentimentos afetam muito nossas escolhas, mas as vezes por mais que o sentimento é suprimido pela razão não é suficiente para certas situações como o momento de hoje, eu sei que sou novo nos investimentos talvez não muito jovem na vida pois já estou com 33 anos, então não tenho tempo pra perder, pois tenho que dedicar tempo a família e trabalho e quando sobra um tempinho ter um pouco de lazer o que está difícil e caro, em resumo meus amigos, antes que desista de tudo e compre um terreno no interior para criar boi, o que vocês lidam com isso?

Link para compartilhar

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Além de tudo que a Daniele disse, tem um fato que eu sempre lembro quando penso sobre isso: "Os mortos investem melhor". É aquela história de que analisaram muitas carteiras de investidores e as que melhor performaram foram as carteiras dos investidores que já haviam falecido. Pensar sobre isso me dá uma tranquilidade de que se tu fizer bons investimentos, independente de quando, no longo prazo, vai dar bom. Não existe melhor momento, não adianta tentar acertar o c* da mosca. Faz teus investimentos da melhor maneira possível, começando o quanto antes e no futuro tu com certeza vai colher os frutos.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0

Até hoje parece q tô sempre na hora errada....

Fica tranquilo que é assim mesmo! Rsss

Os frutos vêm com o tempo. Como disse nossa amiga @Daniele Vilela, não é uma corrida de 100m, mas uma maratona a jornada dos investimentos.

Fique tranquilo, e vá fazendo seus aportes mensais de pouco em pouco. Assim vai pegar momentos de alta, de pico, de baixa, de fundo e tudo vai se ajeitando e se compensando. A tendência do mundo é crescer. Então, no longo prazo não tem jeito senão a carteira crescer também.

Mantenha-se firme e forte na empreitada que dará certo! 😉 

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
37 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Parece até hilário mais todas vez que penso em fazer investimentos em algum ativo as coisas parecem está sempre na pior hora para investir, ou a bolsa está em alta (hoje não), em um momento anterior quando estava montando a carteira com bastante dinheiro em caixa a bolsa bateu recordes, ou o dólar hoje está o mais caro na história passando dos R$ 6, justamente no momento que está pensando eu fazer a maior compra de dólar (estou segurando), ou o bitcoin bateu pela primeira vez os 96 mil dólares, comprei um pouco antes dessa subida por volta dos 63 mil dólares mas logo depois subiu pra caramba, dei sorte?! talvez. Mas isso causa um sentimento de "gosto amargo" como se sempre estarei no tempo errado ou pelo menos o sentimento de perda, eu sei que tudo isso pode se resumir ao que é falado no livro a "psicologia do dinheiro" pois os sentimentos afetam muito nossas escolhas, mas as vezes por mais que o sentimento é suprimido pela razão não é suficiente para certas situações como o momento de hoje, eu sei que sou novo nos investimentos talvez não muito jovem na vida pois já estou com 33 anos, então não tenho tempo pra perder, pois tenho que dedicar tempo a família e trabalho e quando sobra um tempinho ter um pouco de lazer o que está difícil e caro, em resumo meus amigos, antes que desista de tudo e compre um terreno no interior para criar boi, o que vocês lidam com isso?

Anônimo, dando minha humilde opinião e complementando nossos amigos.

Ninguém vai ser 100% feliz com o que faz nos investimentos. Sempre vai bater um desespero, sempre vai bater a sensação de poderia ter sido melhor ou diferente de alguma forma, sempre vamos querer tentar acertar o 👌 da mosca.

O investidor é sem dúvida alguma um eterno arrependido.

E aqui está o primeiro ponto. Não vamos acertar todas. O quanto antes aceitarmos isso melhor é. Mas em contrapartida vamos nos lembrar também que existem estratégias para minar isso. Os aportes constantes fazem pegarmos muitas oportunidades boas. Não dá pra pegar sempre as melhores pois ninguém tem bola de cristal para isso, mas já sairmos muito acima da média. Aportes constantes inclusive são comprovados matematicamente que são vantajosos e isso melhora quando temos uma carteira diversificada com ativos de qualidade.

O segundo ponto que eu diria é também difícil que é não se preocupar com o passado. Absorva as experiências que o passado deu e faça o que for preciso com as ferramentas que tem hoje no agora. Fica se remoendo no passado principalmente com ideais de ter começado antes, etc, não nos levam a lugar algum. Aliás, até levam: na estagnação pois vai dar a impressão que o que fazemos hoje não está bom pois poderia ter sido melhor. Mas se não começarmos a fazer diferente de alguma maneira, continuaremos na mesma e o sentimento ruim vai longe. E ele é pesado de se carregar.

Terceiro, reforço as palavras da nossa amiga @Daniele Vilela que ser investidor é uma jornada longa. Vamos nos lembrar que tudo que é realmente recompensador e gratificante leva-se tempo para construir. Não são dias, nem semanas, nem meses em muitos casos. São até anos. E investimentos entram aqui na casa dos anos. Mas veja que não é nada diferente do que já fazemos em outros setores da vida. Não construímos uma casa do dia pra noite. Não nos casamos com uma pessoa depois de sair só uma semana com ela. Não ficamos 3 dias na faculdade e já saímos de lá profissionais excelentes formados. Não criamos filhos em dois meses. Não se aprende a andar em 5 dias. E tudo isso tem erros e acertos e muitas vezes nem nos preocupamos com os erros.

Nos investimentos não é diferente. É uma jornada longa, repleta de acertos e erros, aprendemos com os erros, colocamos ideias, estratégias etc para minar estes erros (atenção no minar e não isentar) e seguimos o jogo com um objetivo.

Quarto e último. Idade não quer dizer nada também. Temos relatos aqui na comunidade de mesmo quem começou tarde conseguiu significativas e gratificantes para a própria vida e as pessoas ao redor. O importante é começar e se você foi aprovado na entrevista para entrar no curso, é porque dá pra fazer uma diferença.

Espero que ajude a refletir!

• Aí cê deu aula... 4
Link para compartilhar

• 0
4 minutes ago, Edison Paulini disse:

Anônimo, dando minha humilde opinião e complementando nossos amigos.

Ninguém vai ser 100% feliz com o que faz nos investimentos. Sempre vai bater um desespero, sempre vai bater a sensação de poderia ter sido melhor ou diferente de alguma forma, sempre vamos querer tentar acertar o 👌 da mosca.

O investidor é sem dúvida alguma um eterno arrependido.

E aqui está o primeiro ponto. Não vamos acertar todas. O quanto antes aceitarmos isso melhor é. Mas em contrapartida vamos nos lembrar também que existem estratégias para minar isso. Os aportes constantes fazem pegarmos muitas oportunidades boas. Não dá pra pegar sempre as melhores pois ninguém tem bola de cristal para isso, mas já sairmos muito acima da média. Aportes constantes inclusive são comprovados matematicamente que são vantajosos e isso melhora quando temos uma carteira diversificada com ativos de qualidade.

O segundo ponto que eu diria é também difícil que é não se preocupar com o passado. Absorva as experiências que o passado deu e faça o que for preciso com as ferramentas que tem hoje no agora. Fica se remoendo no passado principalmente com ideais de ter começado antes, etc, não nos levam a lugar algum. Aliás, até levam: na estagnação pois vai dar a impressão que o que fazemos hoje não está bom pois poderia ter sido melhor. Mas se não começarmos a fazer diferente de alguma maneira, continuaremos na mesma e o sentimento ruim vai longe. E ele é pesado de se carregar.

Terceiro, reforço as palavras da nossa amiga @Daniele Vilela que ser investidor é uma jornada longa. Vamos nos lembrar que tudo que é realmente recompensador e gratificante leva-se tempo para construir. Não são dias, nem semanas, nem meses em muitos casos. São até anos. E investimentos entram aqui na casa dos anos. Mas veja que não é nada diferente do que já fazemos em outros setores da vida. Não construímos uma casa do dia pra noite. Não nos casamos com uma pessoa depois de sair só uma semana com ela. Não ficamos 3 dias na faculdade e já saímos de lá profissionais excelentes formados. Não criamos filhos em dois meses. Não se aprende a andar em 5 dias. E tudo isso tem erros e acertos e muitas vezes nem nos preocupamos com os erros.

Nos investimentos não é diferente. É uma jornada longa, repleta de acertos e erros, aprendemos com os erros, colocamos ideias, estratégias etc para minar estes erros (atenção no minar e não isentar) e seguimos o jogo com um objetivo.

Quarto e último. Idade não quer dizer nada também. Temos relatos aqui na comunidade de mesmo quem começou tarde conseguiu significativas e gratificantes para a própria vida e as pessoas ao redor. O importante é começar e se você foi aprovado na entrevista para entrar no curso, é porque dá pra fazer uma diferença.

Espero que ajude a refletir!

Que texto bonito de se ler em uma sexta-feira para refletir =)

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Daniele Vilela disse:

" E, não fique ansioso achando que está perdendo tempo, pois 33 anos ainda dá pra correr muito por essa maratona e alcançar grandes feitos."

Boa tarde "anonimo"! Daniele Vilela já deu uma Aula! Mas gostaria de acrescentar que, sobre estar com 33 anos, somando mais 17 anos você estará ainda com 50 anos, eu por exemplo já estou com 60 anos...rsrs. Então essa história de ser velho é, em grande parte, na verdade o seu comportamento. Você inclusive dependendo de quanto tem para investir, de maneira consistente e diferida no tempo, você fácil fácil fará mais de um milhão de reais. Se for comprar e aplicar em dólares pode até acelerar isso. Mas é sempre prudente e inteligente estudar... a AUVP está aí para te ajudar. O mais importante é manter o foco em acumular "ativos" (que te darão o retorno necessário/esperado).  

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Oi Anônimo!

O investidor de RV é um eterno descontente!!  Motivos para o descontentamento:

• Comprei e o papel subiu - deveria ter comprado mais;
  • Comprei e caiu - deveria ter esperado ou não ter comprado tanto;
  • Vendi e subiu - eu não deveria ter vendido;
  • Pensei em vender mas não vendi e o papel caiu - deveria ter vendido;
  • Pensei em comprar mas não comprei e o papel subiu - deveria ter comprado.

Solução para isso:  não venda nunca; não compre pensando em vender com lucro; comprou?  não olhe a cotação se não estiver interessado em comprar mais.

O importante não é o quanto você tem um determinado papel, mas sim quantas cotas/ações você tem de uma determinada empresa ou FII.

Uma coisa é certa:  quanto mais você tiver, melhor.  Assim sendo, siga investindo.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Como disse amigo aí acima, o investidor é um eterno infeliz, mesmo na alta ou na baixa existem oportunidades, como diz o Raul o cara é aquele que não compramos, e a pura verdade, por isso temos que montar o preço médio sempre, investir sempre, em bons ativos…

só ver a WEG, é uma empresa que todo mundo fala que tá sempre cara… 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...