Jump to content

Pergunta nem tão idiota assim

Recommended Posts

Fala Sardinhas, 100% ?

Estou com uma dúvida e espero que me ajudem a entender.

Suponhetamos  que o Brasil se afunde ainda mais e que a bolsa vai lá pra baixo a ponto do juro ficar negativo,( como aconteceu no Japão) isso provavelmente vai jogar o valor das cotas das empresas mesmo que perenes e que não tenham mudado os seus fundamentos lá pra baixo ?

E se caso o preço da cota caia os dividendos continuariam sendo pagos ?

• Brabo 2
Link para compartilhar

3 minutes ago, Kaique Martins Marques disse:

O dividendo vem do lucro da empresa e não tem relação nenhuma com o valor da ação !

se a empresa estiver tendo lucro e quiser continuar a distribuição , segue o jogo normal , a  diferença é que a % de dividend yield sobre o preço da ação vai estralar pra cima !

• Brabo 3
Link para compartilhar

11 minutes ago, Kaique Martins Marques disse:

Fala Sardinhas, 100% ?

Suponhetamos  que o Brasil se afunde ainda mais e que a bolsa vai lá pra baixo a ponto do juro ficar negativo,( como aconteceu no Japão) isso provavelmente vai jogar o valor das cotas das empresas mesmo que perenes e que não tenham mudado os seus fundamentos lá pra baixo ?

Fala Kaike! tudo em paz?

Juros negativo do Japão era uma coisa boa, pela solidez da economia/moeda e baixa impressão de dinheiro. 

Acredito que o que você quer dizer, é das ações ficarem todas com o preço muito baixo, tão baixo que fique com rentabilidade negativa, ou ainda um indicador tipo o preço/lucro menor que 1. 

Os dividendos da empresa podem até influenciar um pouco o preço da ação, mas a distribuição dos dividendos tem muito mais relação com o lucro da empresa. O brasileiro é um povo que curte dividendos, então quando uma empresa anuncia uma mudança nessa política, o preço costuma variar um pouco no início.

Uma empresa que já esteja consolidada no mercado, não esteja reinvestindo o lucro nela mesma, costuma distribuir dividendos. Assim , enquanto houver lucro, se for uma empresa com característica de distribuição de dividendos, ela vai continuar distribuindo normalmente. 

Dps dê uma olhada no que aconteceu na argentina nos ultimos tempos. Vai ser um cenário parecido com o que você falou. Porém boas empresas tendem a continuar prosperando, mesmo com as adversidades econômicas. 

Editado por Gustavo C Dantas
  • Brabo 2
Link para compartilhar

10 horas atrás, Kaique Martins Marques disse:

Fala Sardinhas, 100% ?

Bom dia, @Kaique Martins Marques !

Apenas complementando nossos amigos. 

Existem praticamente dois cenários de juros negativos. O primeiro é quando temos o juro nominal negativo. A grosso modo, se tivéssemos uma taxa básica de juros abaixo de 0 (zero). Aqui acho difícil chegarmos neste patamar dado o funcionamento e ciclos que já tivemos de nossa economia que consegue estimular uma aquecimento no mercado com taxas de juros baixas sempre precisar ser efetivamente negativa.

Outra alternativa que temos é quando o juro real é negativo. Vamos imaginar o que aconteceu aqui no Brasil em meados de 2020 no estouro da pandemia onde a taxa de juros bateu as mínimas históricas na casa dos 2% e a inflação subiu fazendo com ela ficasse maior que a taxa de juros resultando em valores negativos.

Mas veja que estes são dados que mostram os rumos que a economia está tomando. Isso poderá não ter relação direta com diversos aspectos das empresas na bolsa. 

Claro que em cenários mais turbulentos aumenta-se um medo com relação ao mercado. Por este motivo cotações caem, as perspectivas e expectativas futuras mudam e normalmente com um olhar mais pessimista. Só que isso muitas vezes não afetam os resultados diretamente falando. Como dito, pode ser que a expectativa de uma empresa caia pois pensa-se que um determinado cenário fará a empresa oscilar e não entregar resultados. Mas isso é novamente dizendo, uma expectativa. Depois acontece da empresa ainda se manter lucrativa e as vezes até superando as expectativas que foram reduzidas.

Último ponto é que quando falamos das distribuições de proventos, é feito um ajuste nas cotações com relação ao valor pago. A cotação tenta refletir além das expectativas um certo valor que a empresa possui. Quando ela faz a distribuição de algum provento, como existe uma distribuição de valor que está em caixa na empresa e que vai para a mão dos investidores, teoricamente o valor da empresa diminui e é aqui que essa correção acontece no valor da cotação. Ou seja, veja que é uma lógica inversa. O preço é reajustado depois da data com do pagamento de proventos e o valor pago é de acordo com os lucros e não o contrário que o pensamento era de quanto menor a cotação menor o provento.

Espero que agregue ao tema!

Link para compartilhar

• Criar novo...