Carla De Santana Oliveira Postado 30 de Novembro Compartilhar Postado 30 de Novembro Gente, bom dia. Minha dúvida: como que um payout pode ser mais que 100%? Significa que a empresa está usando outros recursos para pagar dividendos além do LL? Obrigada!! 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Daniele Vilela Postado 30 de Novembro Compartilhar Postado 30 de Novembro 9 minutes ago, Carla De Santana Oliveira disse: Gente, bom dia. Minha dúvida: como que um payout pode ser mais que 100%? Significa que a empresa está usando outros recursos para pagar dividendos além do LL? Obrigada!! Exatamente, ótimo raciocínio! Um payout acima de 100% indica que a empresa está distribuindo aos acionistas mais do que o lucro líquido obtido no período. Isso geralmente acontece de duas formas principais: com a utilização de reservas acumuladas, ou seja, a empresa pode estar usando reservas de lucros acumulados de períodos anteriores para complementar os dividendos. Essa prática é comum em empresas maduras que desejam manter um histórico consistente ou crescente de distribuição, mesmo quando o lucro atual não é suficiente. A segunda hipótese é com aumento do endividamento ou uso de caixa, ou seja, em alguns casos, a empresa pode estar recorrendo ao caixa disponível ou até mesmo se endividando para sustentar a política de dividendos. Isso pode ser um sinal de alerta, pois pode comprometer a saúde financeira da empresa no longo prazo. É importante analisar o contexto e a estratégia da empresa. Payouts elevados ou acima de 100% podem ser sustentáveis em situações específicas, mas, se forem recorrentes, podem indicar problemas de geração de lucros ou de gestão financeira. Eu checaria o histórico dos últimos 5 anos (use a auvp analítica) e entenderia melhor se foi uma questão pontual ou faz parte de estratégia recorrente da empresa (neste último caso eu ficaria atenta). 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Carla De Santana Oliveira Postado 30 de Novembro Author Compartilhar Postado 30 de Novembro Muito obrigada!! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Eddy Paulini Postado 30 de Novembro Compartilhar Postado 30 de Novembro 2 horas atrás, Carla De Santana Oliveira disse: Gente, bom dia. Minha dúvida: como que um payout pode ser mais que 100%? Significa que a empresa está usando outros recursos para pagar dividendos além do LL? Obrigada!! Boa tarde, @Carla De Santana Oliveira ! Apenas complementando nossa amiga @Daniele Vilela. Existem diversas fontes de valores que uma empresa pode usufruir para gerar os pagamentos aos seus acionistas e pagamentos mais elevados podem ter diversos motivos, por isso o reforço de entender o contexto, de onde está vindo este dinheiro. Mais alguns exemplos a título de curiosidade: - JCP ao contrário do dividendo é lançado contabilmente como uma despesa no DRE. Isso faz com que a base de cálculo para alguns impostos seja menor o que é vantajoso para empresa; - Como já dito, as reservas de caixa, valores que foram acumulados e tiveram rentabilidades advindas de remunerações financeiras (aplicações investimentos, etc) podem estar excedentes além do esperado e pode virar uma distribuição extra; - Captação de novos investidores e aumento de liquidez dado a mentalidade de muitos investidores procurarem receber proventos especialmente após datas de divulgação de pagamento de proventos. Por fim , deixo como uma sugestão para estudo de caso procurar os históricos de payout da antiga Saraiva que tinha capital aberto em bolsa. Ali é um exemplo claro de uma empresa que acabou por frisar seus acionistas para esqueceu de si mesma. Ao contrário de outras que já fizeram pagamentos acima de 100% do payout mas que teve um contexto por trás: um investimento/projeto que seria feito mas não foi mais, lucros excedentes e que não faziam sentido ficarem em caixa chamando assim mais a atenção já dos pequenos sócios, e por aí vai. Espero que agregue ao tema! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Carla De Santana Oliveira
Gente, bom dia. Minha dúvida: como que um payout pode ser mais que 100%? Significa que a empresa está usando outros recursos para pagar dividendos além do LL?
Obrigada!!
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
1
1
DIAS POPULARES
30/Nov
4
Top Posters For This Question
Carla De Santana Oliveira 2 posts
Daniele Vilela 1 post
Eddy Paulini 1 post
DIAS POPULARES
30/Nov 2024
4 posts
Os mais famosos desse tópico
Gente, bom dia. Minha dúvida: como que um payout pode ser mais que 100%? Significa que a empresa está usando outros recursos para pagar dividendos além do LL? Obrigada!!
Daniele Vilela
Exatamente, ótimo raciocínio! Um payout acima de 100% indica que a empresa está distribuindo aos acionistas mais do que o lucro líquido obtido no período. Isso geralmente acontece de duas formas princ
Muito obrigada!!
3 respostas para essa pergunta
Recommended Posts