Jump to content
  • 0

Payout


Carla De Santana Oliveira

Pergunta

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
9 minutes ago, Carla De Santana Oliveira disse:

Gente, bom dia. Minha dúvida: como que um payout pode ser mais que 100%? Significa que a empresa está usando outros recursos para pagar dividendos além do LL?

 

Obrigada!!

Exatamente, ótimo raciocínio! Um payout acima de 100% indica que a empresa está distribuindo aos acionistas mais do que o lucro líquido obtido no período. Isso geralmente acontece de duas formas principais: com a utilização de reservas acumuladas, ou seja, a empresa pode estar usando reservas de lucros acumulados de períodos anteriores para complementar os dividendos. Essa prática é comum em empresas maduras que desejam manter um histórico consistente ou crescente de distribuição, mesmo quando o lucro atual não é suficiente. A segunda hipótese é com aumento do endividamento ou uso de caixa, ou seja,  em alguns casos, a empresa pode estar recorrendo ao caixa disponível ou até mesmo se endividando para sustentar a política de dividendos. Isso pode ser um sinal de alerta, pois pode comprometer a saúde financeira da empresa no longo prazo.

É importante analisar o contexto e a estratégia da empresa. Payouts elevados ou acima de 100% podem ser sustentáveis em situações específicas, mas, se forem recorrentes, podem indicar problemas de geração de lucros ou de gestão financeira. Eu checaria o histórico dos últimos 5 anos (use a auvp analítica) e entenderia melhor se foi uma questão pontual ou faz parte de estratégia recorrente da empresa (neste último caso eu ficaria atenta).

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Carla De Santana Oliveira disse:

Gente, bom dia. Minha dúvida: como que um payout pode ser mais que 100%? Significa que a empresa está usando outros recursos para pagar dividendos além do LL?

 

Obrigada!!

Boa tarde, @Carla De Santana Oliveira !

Apenas complementando nossa amiga @Daniele Vilela.

Existem diversas fontes de valores que uma empresa pode usufruir para gerar os pagamentos aos seus acionistas e pagamentos mais elevados podem ter diversos motivos, por isso o reforço de entender o contexto, de onde está vindo este dinheiro.

Mais alguns exemplos a título de curiosidade:

- JCP ao contrário do dividendo é lançado contabilmente como uma despesa no DRE. Isso faz com que a base de cálculo para alguns impostos seja menor o que é vantajoso para empresa;

- Como já dito, as reservas de caixa, valores que foram acumulados e tiveram rentabilidades advindas de remunerações financeiras (aplicações investimentos, etc) podem estar excedentes além do esperado e pode virar uma distribuição extra;

- Captação de novos investidores e aumento de liquidez dado a mentalidade de muitos investidores procurarem receber proventos especialmente após datas de divulgação de pagamento de proventos.

 

Por fim , deixo como uma sugestão para estudo de caso procurar os históricos de payout da antiga Saraiva que tinha capital aberto em bolsa. Ali é um exemplo claro de uma empresa que acabou por frisar seus acionistas para esqueceu de si mesma. Ao contrário de outras que já fizeram pagamentos acima de 100% do payout mas que teve um contexto por trás: um investimento/projeto que seria feito mas não foi mais, lucros excedentes e que não faziam sentido ficarem em caixa chamando assim mais a atenção já dos pequenos sócios, e por aí vai.

 

Espero que agregue ao tema!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...