Jump to content
  • 0

IPCA+7 ou mais? Tesouro nacional consegue honrar o título? Marcação a mercado é agora?

Tauan Rui Azambuja Cachoeira

Pergunta

IPCA+7 (ou+) ? Fala meus amigos, na parte de renda fixa e o cenário atual, poderíamos ter uma hiperinflação? Claro, não a nível pré Plano Real,mas algo que o tesouro IPcA não consiga honrar no ritmo que o governo segue? Seria o momento pra marcação a mercado? Bora discutir? 🤔

Editado por Tauan Rui Azambuja Cachoeira
Correção gramatical.
  • Brabo 2
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
2 horas atrás, Tauan Rui Azambuja Cachoeira disse:

IPCA+7 (ou+) ? Fala meus amigos, na parte de renda fixa e o cenário atual, poderíamos ter uma hiperinflação? Claro, não a nível pré Plano Real,mas algo que o tesouro IPcA não consiga honrar no ritmo que o governo segue? Seria o momento pra marcação a mercado? Bora discutir? 🤔

Também estou me perguntando se o governo dá conta de honrar as dívidas rsrs Será que o TD é tão seguro assim? Espero descobrir a resposta no curso

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Tauan Rui Azambuja Cachoeira disse:

Oi @Tauan Rui Azambuja Cachoeira, ao meu ver o TD é o investimento mais seguro atualmente, justamente por ser atrelado ao governo. Obviamente num cenário de hiperinflação não seria possível observar rendimento real dos investimentos, mas ai também a economia como um todo estaria lascada. Se você tem interesse em investir para cumprir o período todo (por exemplo ipca 2045), acredito que estamos com ótimos números, que inclusive propiciarão marcação no futuro. Desde que esse não seja seu objetivo primário.

Editado por Hugo Barone
  • Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
On 30/11/2024 at 21:41, Hugo Barone disse:

Oi @Tauan Rui Azambuja Cachoeira, ao meu ver o TD é o investimento mais seguro atualmente, justamente por ser atrelado ao governo. Obviamente num cenário de hiperinflação não seria possível observar rendimento real dos investimentos, mas ai também a economia como um todo estaria lascada. Se você tem interesse em investir para cumprir o período todo (por exemplo ipca 2045), acredito que estamos com ótimos números, que inclusive propiciarão marcação no futuro. Desde que esse não seja seu objetivo primário.

Opa, valeu irmão, tava com esse pensamento também, só que meu raciocínio ainda ta em formação. Basicamente é isso, o IPCA nao protege da hiperinflação, mas acredito que a um nível muito hórrivel, não chegaremos ainda e estaremos protegidos ainda pelo IPCA. Vou ficar atento com a marcação ao mercado. O Raul comenta na aula sobre os membros da AUVP terem acesso em alguma parte da plataforma, sobre avisos de marcação a mercado, confere isso?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 30/11/2024 at 13:39, Tauan Rui Azambuja Cachoeira disse:

Claro, não a nível pré Plano Real,mas algo que o tesouro IPcA não consiga honrar no ritmo que o governo segue?

@Tauan Rui Azambuja Cachoeira na pior das hipóteses o governo pode simplesmente imprimir dinheiro e pagar o título. Logo ele vai pagar. 

Sobre valer a pena: vale lembrar que existe uma redução do retorno real frente a inflação e uma chance de retorno negativo se a inflação bater 50%.

Agora sobre valer a pena ou não: essas oportunidades de IPCA+7 aparecem nos momentos de caos, ninguém vai oferecer isso quando a economia está redonda e a inflação a 2% ao ano e a capa da NY Times com o Brasil decolando. Então o momento de comprar é agora, lembra da aula do contrafluxo. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
16 horas atrás, Tauan Rui Azambuja Cachoeira disse:

O Raul comenta na aula sobre os membros da AUVP terem acesso em alguma parte da plataforma, sobre avisos de marcação a mercado, confere isso?

@Tauan Rui Azambuja Cachoeira não me recordo desta fala. Em que aula e minuto ele fala isto para eu dar uma olhada? Talvez tenha sido um entendimento equivocado, pois não existe avisos de marcação a mercado, pois vai depender de qual taxa você comprou seu título e isto varia de investidor para investidor.

Link para compartilhar

• Criar novo...