Jump to content

Preço médio para declaração IR


Recommended Posts

  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Margarida Berns Schafaschek também tive a mesma surpresa. No CEI havia o preço médio, porém agora na ÁREA DO INVESTIDOR não tem mais, ou pelo menos, eu não consegui achar onde está. Abri um chamado, mas ainda não me responderam. Eu também tenho uma planilha onde lanço minhas ordens para calcular o preço médio, e até o ano passado eu usava o CEI para conferir os preços médios. Este ano, vou ficar com a minha planilha mesmo rsrsrs Uma opção seria usar o Gorila para ter os preços médios. Espero ter ajudado.
Link para compartilhar
Share on other sites

Margarida Berns Schafaschek o Suporte da B3 respondeu. Seguem as instruções:
“O PREÇO MÉDIO VOCÊ PODE VERIFICAR EM SUA ÁREA DO INVESTIDOR, ACESSADA COM CPF E SENHA. CLICANDO EM "EXTRATOS", EM SEGUIDA EM "NEGOCIAÇÃO", EM "FILTRAR" SELECIONE O PERÍODO QUE DESEJA CONSULTAR, CLIQUE EM FILTRAR E EM "VER RESUMO" (CANTO INFERIOR ESQUERDO). ASSIM SERÁ POSSÍVEL VERIFICAR O PREÇO MÉDIO DOS ATIVOS.”
Minhas considerações da resposta acima: - se você tiver ação fracionada eles apresentam o preço médio de forma separada, ou seja, você terá um preço médio para o mercado de lote e outro preço médio para o mercado fracionário, no entanto na declaração anual do imposto de renda iremos fazer um único lançamento para cada ação. De qualquer maneira respondi o chamado pedindo explicações para confirmar se realmente o preço médio está somente pelo valor da ação.
- pelo que identifiquei o preço médio é feito somente pelo valor da ação, desconsiderando emolumentos, taxa de liquidação, corretagem e ISS. No entanto o preço médio devemos considerar o valor total pago. Também pedi para confirmar se realmente o preço médio está somente pelo valor da ação.
- no filtro você colocará de 01/01/2021 a 31/12/2021, pois as compras de 2022 não entram no cálculo. Se você não tem ações já compradas antes de 01/01/2021, então vai calcular o preço médio, porém se você já tiver a ação e fez novas compras em 2021, você vai precisar fazer o cálculo do preço médio, pois você tem uma posição que está fora do filtro feito, pois não dá para consultar acima de 12 meses.
Quando responderem, volto aqui.
Link para compartilhar
Share on other sites

Sempre que alguém faz essa pergunta recomendo o calculo pessoal do preço médio, principalmente para evitar inconsistências. O preço médio é calculado como uma media ponderada do custo de aquisição total de uma ação. O custo de aquisição é composto pelo custo de compra + as taxas (impostos mais serviços prestados por corretoras), essas informações, custo de compra e taxas, você não vai encontrar no site da B3 com o preço médio já calculado para você, por ser de responsabilidade do investidor.
Link para compartilhar
Share on other sites

Margarida Berns Schafaschek, Alexandre Luiz Lopreto Manzoni, Gleydson Cordovil eu tinha questionado a B3 se o preço médio que estava no site era formado somente pelo preço pago pela ação ou se também era calculado considerando as demais taxas pagas. Além disto, a B3 mostra separadamente o preço médio do mercado de Lote e mercado Fracionário, porém quando declaramos não fazemos um lançamento para cada tipo de mercado, nós informamos o total de ações e o preço médio do total, então também perguntei se havia como ver o preço médio da ação de forma unificada. Seguem as respostas: O PREÇO MÉDIO É CALCULADO CONSIDERANDO APENAS O VALOR DA AÇÃO. A ÁREA LOGADA OFERECE APENAS O PREÇO MÉDIO SEPARADAMENTE.
“Resumo da Ópera”: nós precisamos calcular nosso preço médio. O site da B3 vai servir mais como uma maneira de conferir a quantidade de ações que temos e também se o preço médio que calculamos está fazendo sentido, pois o preço médio na B3 deve ser um pouco menor que o preço médio que iremos declarar, se a diferença for muito grande, calculamos algo errado.
Incrível como com a tecnologia que temos hoje, conseguem piorar as coisas, mas vamos que vamos.
Link para compartilhar
Share on other sites

Flavio Prado, compreendo que essas questões são bastante complexas e interpretativas, mas o preço médio é uma questão fiscal que a B3 se exime de responsabilidade e eu não consideraria o que ela diz como regra. Especialistas que já consultei sobre o assunto não recomendam desconsiderar taxas do preço de aquisição, tenho apenas 5 anos como investidor em renda variável mas conheço pessoa que literalmente possuem décadas de experiência nesse mercado e já tiveram problemas com a receita por conta de questões como essa que estamos conversando. Mas obrigado por sua contribuição.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...