Jump to content
  • 0

A tentação da maça para um iniciante em renda variável.

Lúcio Dias Nascimento

Pergunta

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
49 minutes ago, Lúcio Dias Nascimento disse:

Olá, meus consagrados!

Depois de muito planejamento e estudo, finalmente estou concretizando um projeto de capitalização financeira para iniciar minha jornada como investidor e, no futuro, viver de renda. Foram cerca de dois anos de dedicação, durante os quais mergulhei em leituras, vídeos e podcasts sobre o tema. Mas, como sabemos, nada se compara à prática — é hora de cair de cabeça e fazer acontecer!

Meu objetivo agora é montar uma carteira que esteja alinhada ao meu projeto de vida. Tenho R$ 2 milhões para começar e pretendo continuar trabalhando por, pelo menos, mais 5 anos. Minha aposentadoria não envolve grandes ambições: penso em algo simples, como morar em um motorhome ou em um veleiro, seguindo uma vida nômade e minimalista.

Vamos ao que interessa:

Diante do cenário atual, com diversas empresas sólidas apresentando ações significativamente descontadas, considero a possibilidade de adotar uma postura mais arrojada no início. Seria prudente, no meu caso, destinar uma fatia superior a 20% da minha receita para esse tipo de investimento? Vale destacar que continuarei trabalhando, o que me permitirá manter as contas em dia e ainda realizar aportes mensais.

Além disso, faço parte da turma 38 e concluí o módulo 5 recentemente. Achei as discussões sobre ouro e bitcoin extremamente relevantes. Confesso que minha visão sobre bitcoin mudou completamente após as aulas, e agora considero incluir essa classe de ativo na estratégia.

Conto com as opiniões e dicas de vocês para trilhar essa jornada com mais confiança. Vamos construir juntos! 😊

Bom dia, @Lúcio Dias Nascimento !

Rapaz, que legal. Belo patrimônio. Parabéns por isso!

A primeira coisa por mais que bata essa vontade de fazer uma destinação de qualquer valor, é concluir o curso. Vai ser fundamental para você entender sobre todas as classes de ativos que temos, o que cada uma delas oferece de ônus e bônus e consequentemente o que faz mais sentido de acordo seus objetivos e maneira de pensar. Por fim, o módulo 8 pode ajudar a entender um pouco melhor seu perfil. Isso com certeza contribuirá com a segurança que você comenta além de dar dicas sobre alguns percentuais de patrimônio para cada classe de ativos incluindo as criptos que agora você enxerga de uma forma diferente.

Ter essa calma para concluir os estudos primeiro onde tudo se conecta é na minha opinião o melhor a se fazer no momento para não colocar o suado dinheiro em risco as vezes desnecessário. 

Outra coisa que poderá lhe auxiliar futuramente se assim quiser e que muitos aqui na comunidade adotam é a consultoria. Para patrimônios acima de 1 milhão, já é muito bem vindo a opinião de um bom consultor que alinhará com você todos seus objetivos e sua forma de pensar. E isso é ainda mais vantajoso quando se conclui os estudos pois lhe dará muito mais ferramentas para entender 100% o que o consultor propõe e falar com ele de igual para igual.

Espero que ajude!

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Lúcio Dias Nascimento disse:

Olá, meus consagrados!

Depois de muito planejamento e estudo, finalmente estou concretizando um projeto de capitalização financeira para iniciar minha jornada como investidor e, no futuro, viver de renda. Foram cerca de dois anos de dedicação, durante os quais mergulhei em leituras, vídeos e podcasts sobre o tema. Mas, como sabemos, nada se compara à prática — é hora de cair de cabeça e fazer acontecer!

Meu objetivo agora é montar uma carteira que esteja alinhada ao meu projeto de vida. Tenho R$ 2 milhões para começar e pretendo continuar trabalhando por, pelo menos, mais 5 anos. Minha aposentadoria não envolve grandes ambições: penso em algo simples, como morar em um motorhome ou em um veleiro, seguindo uma vida nômade e minimalista.

Vamos ao que interessa:

Diante do cenário atual, com diversas empresas sólidas apresentando ações significativamente descontadas, considero a possibilidade de adotar uma postura mais arrojada no início. Seria prudente, no meu caso, destinar uma fatia superior a 20% da minha receita para esse tipo de investimento? Vale destacar que continuarei trabalhando, o que me permitirá manter as contas em dia e ainda realizar aportes mensais.

Além disso, faço parte da turma 38 e concluí o módulo 5 recentemente. Achei as discussões sobre ouro e bitcoin extremamente relevantes. Confesso que minha visão sobre bitcoin mudou completamente após as aulas, e agora considero incluir essa classe de ativo na estratégia.

Conto com as opiniões e dicas de vocês para trilhar essa jornada com mais confiança. Vamos construir juntos! 😊

Olá @Lúcio Dias Nascimento,

Alem do q nosso amigo @Edison Paulini já disse, praticamente tudo a realidade, vou deixar mais um pouquinho aqui...

O percentual que você vai alocar em renda variável depende de muitas circunstâncias. Entendo que a principal delas é a sua idade e a capacidade de conseguir se refazer com eventuais perdas.

Uma quantia dessas não pode ser alocada de uma vez só, pq vc não faria uma média entre baixas e altas ao longo do tempo... Vc disse q pretende aposentar daqui 5 anos, porém não disse sua idade. Esse é um fator de consideração para saber quanto alocar em renda variável. Outro fator a se considerar pra entender esse percentual é seu estômago ao risco e outro tb a sua renda mensal, pra projetar um plano "b" em caso de perdas significativas.

Entendo que 20% em renda variável não seja muito não... Eu msm tenho mais e já não sou tão novo, mas tenho tempo de mercado e de investimentos que me propriciaram essa posição.

Precisa finalizar o curso e distribuir bem essa carteira entre todos os ativos e antes de tudo compreender o risco, seu momento de vida, seus projetos, idade, renda etc.

Mas com um patrimônio desses vc já pode se considerar vencedor, não dá pra ficar pobre mais, nem que vc use somente renda fixa... 😉

É manter cabeça no lugar, pé no chão, não abandonar os estudos, montar carteira diversificada entre todos os ativos e de acordo com seus projetos que dará tudo certo! Mas não faça de uma vez só! 🙏🏻 

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
On 01/12/2024 at 20:09, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

Olá @Lúcio Dias Nascimento,

Alem do q nosso amigo @Edison Paulini já disse, praticamente tudo a realidade, vou deixar mais um pouquinho aqui...

O percentual que você vai alocar em renda variável depende de muitas circunstâncias. Entendo que a principal delas é a sua idade e a capacidade de conseguir se refazer com eventuais perdas.

Uma quantia dessas não pode ser alocada de uma vez só, pq vc não faria uma média entre baixas e altas ao longo do tempo... Vc disse q pretende aposentar daqui 5 anos, porém não disse sua idade. Esse é um fator de consideração para saber quanto alocar em renda variável. Outro fator a se considerar pra entender esse percentual é seu estômago ao risco e outro tb a sua renda mensal, pra projetar um plano "b" em caso de perdas significativas.

Entendo que 20% em renda variável não seja muito não... Eu msm tenho mais e já não sou tão novo, mas tenho tempo de mercado e de investimentos que me propriciaram essa posição.

Precisa finalizar o curso e distribuir bem essa carteira entre todos os ativos e antes de tudo compreender o risco, seu momento de vida, seus projetos, idade, renda etc.

Mas com um patrimônio desses vc já pode se considerar vencedor, não dá pra ficar pobre mais, nem que vc use somente renda fixa... 😉

É manter cabeça no lugar, pé no chão, não abandonar os estudos, montar carteira diversificada entre todos os ativos e de acordo com seus projetos que dará tudo certo! Mas não faça de uma vez só! 🙏🏻 

Bom dia @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia valeu pelas palavras. Então, tenho 48 anos e uma certa resiliência para possíveis altas e baixas, porem, o que pega é a ansiedade em parar de "bater ponto" como clt. Quanto a minha renda, felizmente não tenho dependência desta receita destinada a investir.

Editado por Lúcio Dias Nascimento
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 01/12/2024 at 11:58, Edison Paulini disse:

Bom dia, @Lúcio Dias Nascimento !

Rapaz, que legal. Belo patrimônio. Parabéns por isso!

A primeira coisa por mais que bata essa vontade de fazer uma destinação de qualquer valor, é concluir o curso. Vai ser fundamental para você entender sobre todas as classes de ativos que temos, o que cada uma delas oferece de ônus e bônus e consequentemente o que faz mais sentido de acordo seus objetivos e maneira de pensar. Por fim, o módulo 8 pode ajudar a entender um pouco melhor seu perfil. Isso com certeza contribuirá com a segurança que você comenta além de dar dicas sobre alguns percentuais de patrimônio para cada classe de ativos incluindo as criptos que agora você enxerga de uma forma diferente.

Ter essa calma para concluir os estudos primeiro onde tudo se conecta é na minha opinião o melhor a se fazer no momento para não colocar o suado dinheiro em risco as vezes desnecessário. 

Outra coisa que poderá lhe auxiliar futuramente se assim quiser e que muitos aqui na comunidade adotam é a consultoria. Para patrimônios acima de 1 milhão, já é muito bem vindo a opinião de um bom consultor que alinhará com você todos seus objetivos e sua forma de pensar. E isso é ainda mais vantajoso quando se conclui os estudos pois lhe dará muito mais ferramentas para entender 100% o que o consultor propõe e falar com ele de igual para igual.

Espero que ajude!

Prudente @Edison Paulini!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Lúcio Dias Nascimento disse:

Bom dia @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia valeu pelas palavras. Então, tenho 48 anos e uma certa resiliência para possíveis altas e baixas, porem, o que pega é a ansiedade em parar de "bater ponto" como clt. Quanto a minha renda, felizmente não tenho dependência desta receita destinada a investir.

@Lúcio Dias Nascimento,
Bom... Estou na mesma faixa etária sua e só não tenho a ansiedade para parar de bater ponto CLT pq já parei com isso há mais de 10 anos! Kkkkk
Não pq já estava vivendo de renda, mas pq resolvi sair de uma carreira pública estável para abrir meu escritório de advocacia.
Não vejo uma alocação total de 20% em renda variável como muito alta não... Eu mesmo tenho mais do que isso! Rsss

Mas não faça nada q vc não fique confortável. Vc pode usar uma estratégia de renda fixa e ir comprando renda variável com os juros, por exemplo.

Acho q seria até bastante prudente. Digamos q vc conseguiria na renda fixa, hoje, algo em torno de 18-20k/mês. Não sei o padrão de vida q vc quer ter, mas isso lhe garante um bom padrão já!

Pegar esses juros e colocar na RV seria interessante até... Acho q vale a pena um papo com um consultor! 😉

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 01/12/2024 at 11:02, Lúcio Dias Nascimento disse:

Olá, meus consagrados!

Vamos ao que interessa:

Eu com seu patrimônio iria pedir auxilio na consultoria da AUVP antes de alocar qualquer quantitativo. Eles terão conhecimento para te ajudar a alocar seu dinheiro de maneira mais inteligente. Termina o curso, vai estudando os ativos e pense em pedir auxilio a um profissional assim que concluir seu estudo e já tiver uma ideia de carteira ideal.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 01/12/2024 at 11:02, Lúcio Dias Nascimento disse:

Olá, meus consagrados!

Vamos ao que interessa:

Oi Lúcio!

Eu estou com a opinião do @Edison Paulini, em primeiro lugar, termine o curso antes de qualquer passo. Você já está no módulo 4 e falta pouco.  E que incrível, você está dando um passo muito significativo e bem planejado para começar sua jornada como investidor! Com um capital inicial tão robusto e uma visão clara do estilo de vida que deseja no futuro, suas possibilidades são amplas e promissoras.

Começando pelo ponto das empresas sólidas e descontadas: faz todo sentido aproveitar oportunidades no mercado de ações, especialmente em um cenário de correções ou quedas que oferecem bons ativos por preços atrativos. Destinar mais de 20% do patrimônio a essa classe de investimento pode ser uma estratégia viável, considerando que você tem um horizonte de tempo prolongado e a possibilidade de continuar aportando. No entanto, seria prudente manter um equilíbrio, diversificando com ativos mais defensivos (eu manteria, pelo menos, 30% em renda fixa), para proteger parte do capital de eventuais oscilações bruscas.

Sua ideia de adotar uma postura mais arrojada agora e, com o tempo, migrar para uma abordagem mais conservadora, faz bastante sentido no contexto de construção de patrimônio, a abordagem conservadora em um momento próximo da fruição do patrimônio faz todo sentido para se evitar riscos de oscilação. Como você ainda está na fase ativa da sua carreira e não depende da carteira para se sustentar, pode tolerar mais risco no início. Essa estratégia pode acelerar o crescimento do capital, mas sempre com atenção ao risco e ao alinhamento com seus objetivos de médio e longo prazo.

Quanto à inclusão de ouro e bitcoin, é muito interessante que você esteja aberto a diversificar com essas classes de ativos. O ouro pode ser um ótimo hedge para momentos de incerteza econômica, enquanto o bitcoin, embora mais volátil, tem ganhado relevância como uma reserva de valor alternativa e descentralizada. A alocação nesses ativos deve ser proporcional ao seu apetite por risco e à função que eles desempenharão na sua carteira.

Outro ponto relevante é sua meta de vida minimalista e nômade. Esse estilo de vida requer menos capital fixo, mas exige que sua carteira seja resiliente e capaz de gerar renda passiva consistente para custear despesas variáveis. Isso pode significar uma ênfase maior em ativos que ofereçam fluxo de caixa, como fundos imobiliários, ações de dividendos e títulos de renda fixa com pagamentos regulares.

E por fim, eu entraria em contato com o pessoal da consultoria da AUVP Capital após a conclusão do curso, pois ter a orientação de pessoas focadas em te orientar a chegar nos seus objetivos vai te dar ainda mais segurança.

Parabéns de novo pela dedicação ao estudo e por construir um plano sólido antes de iniciar! A prática realmente traz aprendizados únicos, mas com a base que você já formou, as chances de sucesso são altas. 

Boa sorte nessa jornada, e que você alcance sua liberdade financeira do jeito que sempre sonhou!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...