Jump to content
  • 0

Tesouro direto em curto prazo, vale a pena para quem está acumulando capital?

Sidarta Almeida

Pergunta

Bom dia!

Acabei de terminar o módulo 3 e fiquei com uma dúvida: Vale a pena investir em títulos do tesouro direto que irão vencer "em breve" (2027/2029/2031) quando comparados aos que vencerão em 2045 por exemplo? Usualmente os títulos maiores terão rentabilidades maiores também, então por que investir em um tempo menor? Seria somente para diversificar a carteira? Meu objetivo é apenas acumulo de capital, então não tenho nenhum objetivo a curto/médio prazo. Ainda mais considerando poder realizar marcação a mercado no futuro e tal, por isso não entendi se eu deveria sim comprar títulos com prazos menores ou se no meu caso específico posso comprar no longo prazo, muito obrigado desde já!

Editado por Sidarta Almeida
  • Brabo 2
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hora atrás, Sidarta Almeida disse:

Bom dia!

Acabei de terminar o módulo 3 e fiquei com uma dúvida: Vale a pena investir em títulos do tesouro direto que irão vencer "em breve" (2027/2029/2031) quando comparados aos que vencerão em 2045 por exemplo? Usualmente os títulos maiores terão rentabilidades maiores também, então por que investir em um tempo menor? Seria somente para diversificar a carteira? Meu objetivo é apenas acumulo de capital, então não tenho nenhum objetivo a curto/médio prazo. Ainda mais considerando poder realizar marcação a mercado no futuro e tal, por isso não entendi se eu deveria sim comprar títulos com prazos menores ou se no meu caso específico posso comprar no longo prazo, muito obrigado desde já!

Bom dia, @Sidarta Almeida !

Existem algumas formas de se pensar que os títulos com vencimentos mais curtos podem fazer sentido. Vamos a algumas delas para entendimento:

- Dinheiro carimbado: é o dinheiro o qual temos data para uso e este uso pode ser diverso. Uma viagem planejada, uma troca de carro, a entrada de um apartamento, aquisições de outros bem materiais seja para si ou presentes em datas festivas, etc, etc. Como se tem uma data para uso e muitas vezes essa data é até próxima, eis que se entram opções de investimentos que tenham vencimentos próximos da data de uso bem como investimentos com garantia de liquidez sem perda de capital;

- Giro de carteira: algumas pessoas gostam de proporcionar um giro de dinheiro de renda fixa para surfar nos ciclos de mercado de acordo com o contrafluxo. Imagine uma pessoa que pretende se aposentar daqui a 20 anos e faz investimentos com vencimento em média de 4 ou 5 anos. Isso fará com que ela proporcione um gira da sua carteira e abre alguma margem para ir realocando valores de maneira mais tranquila em diferentes ciclos de mercado sejam eles de taxas de juros mais elevadas, inflação descontrolada, etc;

- Segurança: há quem não goste de ter o dinheiro "travado" por muito tempo e prefere fazer um giro para ter tranquilidade. Isso falando mais de investimentos de renda fixa fora o tesouro que hoje é considerado o investimento mais seguro disponível. Como você bem comentou, quanto maior o prazo, maior o risco.

Veja que são algumas aplicabilidades e não necessariamente regras que devem ser seguidas. Se seus objetivos são apenas para longo prazo, não há problemas em investir apenas com vencimentos mais longos desde que você esteja tranquilo com essa estratégia.

Espero que ajude!

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

Outros motivos para aplicar no tesouro:

Reserva de oportunidade - Você pode deixar o valor aplicado em um tesouro selic enquanto aguarda algum movimento do mercado ou alguma oportunidade de negocio no curto prazo

Falta de conhecimento - Como o Raul comenta no curso (acredito que no início do módulo 3 ou no módulo 2). Enquanto você não aprende sobre os demais tipos de investimento, pode deixar o valor aplicado no tesouro. 

Segurança (em detrimento da rentabilidade) - O tesouro é o investimento mais seguro, que só deixaria de ser pago se o Brasil quebrasse, e isso só aconteceria depois de praticamente todo o sistema bancário entrar em crise. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...