Hamilton Tenório Da Silva Postado 3 de Dezembro Compartilhar Postado 3 de Dezembro Ontem (02/12/24), na live do Raul, ele comentou sobre a questão de não ter remuneração de pro-labore como sócio da empresa. Fiquei pensando em minha situação. Sou aposentando e mantenho minha empresa aberta, com faturamento mensal bem baixo. Entretanto, o contador já havia me falado que não é conveniente dispensar a remuneração como pro-labore e repassar para a pessoa física somente como distribuição de lucros. Hoje fiz novo questionamento a respeito, e a resposta foi a mesma: Quote É importante que um dos sócios-administradores façam essa retirada de pró labore para evitar problemas fiscais e previdenciários para a empresa. A ausência dessa prática pode gerar complicações no futuro, em relação à fiscalização Previdenciária. Recomendamos, portanto, que seja mantida a retirada de pró-labore, para garantir a regularidade da empresa e prevenir possíveis riscos. Em uma eventual fiscalização, caso não haja a retirada, o auditor pode entender que a remuneração do sócio está sendo paga "disfarçada" como distribuição de lucros, o que pode resultar em tributem sobre todo o valor. Fico com receio de fazer esta suspensão e estar armando uma "bomba-relógio" para o futuro. Alguém tem algum comentário a favor ou contra? Obrigado. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Gabriel De Castro Postado 3 de Dezembro Compartilhar Postado 3 de Dezembro isso ai é bullshit, você não é obrigado a ter salario, se sua empresa movimentasse milhões, talvez poderia se preocupar com um auditor. e mesmo assim dá pra recorrer facilmente 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Henrique Magalhães Postado 3 de Dezembro Compartilhar Postado 3 de Dezembro 2 horas atrás, Hamilton Tenório Da Silva disse: Alguém tem algum comentário a favor ou contra? Obrigado. Procure opiniões de outros contadores , aliás kd os contadores aqui da comunidade ! normalmente contadores de escritórios só bem conservadores (até demais e muitos não vão nem atrás de alternativas ) 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Hamilton Tenório Da Silva Postado 3 de Dezembro Author Compartilhar Postado 3 de Dezembro @Gabriel De Castro e @Henrique Magalhães Obrigado pelos comentários. Como já sou (ridiculamente) aposentado, não quero mais contribuir ao INSS, sem nenhuma vantagem adicional. Já fui grandemente tolhido com as contribuições anteriores a 1994 e nem a Revisão da Vida Toda vai sair (golpe jurídico). Então, economizar aí neste recolhimento mensal já ajuda. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts