Jump to content

Sugestões para melhor organização e aproveitamento do conteúdo postado.


Recommended Posts

Como usuário de fóruns desde a época pré Internet, gostaria de deixar algumas sugestões que poderão melhorar a usabilidade deste espaço. Não sei qual é essa engine, mas por ser php suponho que seja similar ao PhpBB, engine que possibilita a implementação de tais sugestões pelos Administradores/Moderadores com permissão de adm.

O fórum possui as sessões Todos, Assuntos Gerais, Renda Variável, Renda Fixa, Reserva de Valor, Resumos e Aulas, Empreendedorismo e Vendas.

A primeira e mais importante sugestão seria para a moderação "fixar" os tópicos mais importantes dentro de cada sessão, aqueles que geraram mais discussões interessantes com bons conteúdos e respostas. Dessa forma, sempre que acessarmos uma sessão, esses tópicos aparecerão primeiro (e os demais em ordem de postagem, ao invés de todos aparecerem por ordem de postagem). Nem sempre conseguiremos localizar boas discussões pelo mecanismo de busca e um tópico fixado com um selo de "importante" ou algo do tipo no topo de cada sessão facilitaria bastante para usuários que não possuem nenhuma experiência com fóruns se inteirarem das discussões mais interessantes e produtivas. As demais sugestões são cosméticas, mas ajudam a manter o fórum limpo e compacto.

A segunda sugestão é que, dentro de cada sessão, se houver uma dúvida muito perguntada, que seja criado e fixado um tópico tipo FAQ (dúvidas frequentes) com os links para essas perguntas, evitando que a mesma questão seja perguntada e respondida várias vezes em tópicos distintos, deixando assim a sessão em questão mais limpa por se evitar tópicos repetidos.

A última vai no mesmo sentido da segunda, que seria mover postagens respostas feitas como "tópicos" para dentro do tópico mãe, deixando a sessão mais limpa. Um exemplo seria o desafio da semana, onde o Raul criou o tópico, algumas pessoas responderam nele, mas outras abriram novos tópicos que podem ser movidos para dentro do tópico mãe criado pelo Raul. Assim, essa sessão passaria a ter menos tópicos e tornaria a navegação via barra de rolar mais produtiva.

Saudações a todos, uma ótima semana e um ótimo curso!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Boa Renzo, eu não tenho muita familiaridade com fóruns, porém vou precisar fazer mais uso dessa ferramenta aqui na plataforma, nas suas observações percebo que para meu meu caso - pouca familiaridade - facilitaria e muito o aproveitamento nas pesquisas segmentada conforme sugerido, espero que possa ser implementada. Boa semana a todos.
Link para compartilhar
Share on other sites

Renzo Nogueira Margotto gostei das dicas, e de maneira geral concordo com todas, acho que são boas ideias que ajudam o forum a ficar mais limpo e mais intuitivo de se utilizar. Como sei que essa plataforma é nova (pelas falas do Raul tanto nos vídeos como durante o curso), creio que essas ideias serão bem vindas, se é que ja não estão em desenvolvimento.
Quanto às postagens do desafio que o Raul fez, pelo o que percebi, acho que foi mal interpretado pelo pessoal e acabaram criando tópicos novos, inicialmente não era para cada um criar um tópico, sem duvida, em casos como esses, essa ferramenta de "mover" ajudaria.
Só acho que as ferramentas tem que ser implementadas para não alterar a experiência do fórum, eu acho interessante a interação, creio que o ato de uma pessoa perguntar e um colega/moderador responder desperta na pessoa que perguntou um senso de comunidade maior. Não sei se o "FAC" ou a seção de "melhores perguntas" inibiria um pouco isso.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...