Allan Wild Jerke Postado 4 de Dezembro Compartilhar Postado 4 de Dezembro Boa tarde pessoal! Direto a gente vê o Raul fazendo cálculos de juros compostos considerando 8% a.a., que ele considera uma porcentagem realista já descontando a inflação, e concordo com isso. Geralmente, é o número que eu uso pra fazer as contas de quanto vou conseguir em tantos anos aportando X. Mas sempre que vejo por aí carteiras de mais longo prazo, o pessoal consegue rentabilidades maiores, pela diversificação dos ativos, comprar barato, aproveitar os ciclos de mercado, etc. Eu já invisto há algum tempo, mas investia de qualquer jeito, e fui só aprender a balancear a carteira e fazer aportes mais equilibrados depois da AUVP, que iniciei no final de julho. Ou seja, considero que minha carteira, de fato, tem cerca de 6 meses, apesar de na prática ter alguns ativos comprados há bem mais tempo (que inclusive fazem parte aqueles "erros" da carteira que o Raul cita em um dos módulos). Queria ver se alguém aí já é investidor há mais tempo (nem precisa ser muito, acho que coisa de 2-3 anos ou mais já dá pra notar mais diferença), seja pela AUVP ou não, e gostaria de compartilhar a rentabilidade, só pra ter uma noção e fugir um pouco desses 8% a.a. teóricos que a gente sempre vê. Obs.: postei no baguncinha pq acho q não se encaixa em nenhuma outra seção rsrs Obs 2: eu sei que rentabilidade não é tudo e que pode variar muito de ano pra ano. Sei também que cada pessoa é diferente e cada carteira muda. Só estou pedindo mesmo por questão de curiosidade, pra ver exemplos verdadeiros e até mesmo pra me inspirar e me animar ainda mais com o que é possível no longo prazo. Obs 3: não sei se tem algo de "anti-ético" ou constrangedor em pedir pra ver a rentabilidade do colega, pois eu mesmo compartilharia tranquilo a minha com alguém que queira saber, mas se tiver, por favor não briguem cmg kkk Obrigado! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Tarcísio Nascimento Postado 4 de Dezembro Compartilhar Postado 4 de Dezembro @Allan Wild Jerke Eu até entendo sua curiosidade, eu também sou novo nesse mundo de investimento, mas conheço algumas pessoas. Cara, você vai achar tudo que é gente e perfil, pessoas com 30, 20, 5 ou até os 8%. Mas no longo prazo, uns 10 anos, vai por mim, a tendência é ser maior que isso, vai por mim, é bem conservador, na média você vai conseguir muito mais, a exemplo de títulos pré que temos hoje de 16% A.A. com base na inflação atual de 4,76% temos 11,24% A.A. já descontando a inflação, claro que no longo prazo, a inflação pode subir e findar menor. Por isso, que no curso, ele recomenda uma carteira bem diversificada e seguindo o diagrama, você sempre vai aportar para balancear sua carteira, como você já esta fazendo, e nos melhores ciclos de cada ativo. Infelizmente, tenho pouco tempo de mercado, e não tenho essa informação para lhe passar, mas entenda o planejamento, faz a conta com 8% de rentabilidade real, que a tendência, é você se surpreender no longo prazo. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Allan Wild Jerke Postado 4 de Dezembro Author Compartilhar Postado 4 de Dezembro 1 minute ago, Tarcísio Nascimento disse: @Allan Wild Jerke Eu até entendo sua curiosidade, eu também sou novo nesse mundo de investimento, mas conheço algumas pessoas. Cara, você vai achar tudo que é gente e perfil, pessoas com 30, 20, 5 ou até os 8%. Mas no longo prazo, uns 10 anos, vai por mim, a tendência é ser maior que isso, vai por mim, é bem conservador, na média você vai conseguir muito mais, a exemplo de títulos pré que temos hoje de 16% A.A. com base na inflação atual de 4,76% temos 11,24% A.A. já descontando a inflação, claro que no longo prazo, a inflação pode subir e findar menor. Por isso, que no curso, ele recomenda uma carteira bem diversificada e seguindo o diagrama, você sempre vai aportar para balancear sua carteira, como você já esta fazendo, e nos melhores ciclos de cada ativo. Infelizmente, tenho pouco tempo de mercado, e não tenho essa informação para lhe passar, mas entenda o planejamento, faz a conta com 8% de rentabilidade real, que a tendência, é você se surpreender no longo prazo. É isso mesmo que tenho feito. Calculo sempre 8 ou 9%, em diferentes cenários de aportes mensais. Mas tenho quase ctz q no longo prazo (20, 30 anos) é impossível não ter uma rentabilidade bem maior do que essa fazendo tudo direitinho. Mas é aquela coisa, a gente calcula por baixo, pra caso dê muito bom se surpreenda positivamente. Tmj! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Henrique Magalhães Postado 5 de Dezembro Compartilhar Postado 5 de Dezembro Mesmo 2 a 3 anos não são muito parâmetros se olharmos a bolsa brasileira por exemplo … ano passado com aquela alta na reta final do ano , todo mundo ficou no azul , bateu acima de 8% , mas tenho pra mim que a partir de 6 a 8 anos vamos começar sentir uma diferença … buy and hold , estamos numa fase de acumulação e num período ótimo para compras …confesso que no início me preocupei com a rentabilidade no curto médio prazo , hoje eu quero adquirir mais e mais ações , quantidades abusivas , a preços baratos … quero colher o resultado daqui a 10~15 anos … Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts