Jump to content
  • 0

Estou no caminho certo ?

Kaique Martins Marques

Pergunta

Bom dia turma, decidi compartilhar minha carteira hoje com vocês,  ela está bastante desbalanceadac porém quero chegar a seguinte distribuição,

30% renda fixa brasileira 

25% ações brasileiras

25% fiis 

25% etfs do mercado do EUA,cripto e ou ouro (ainda estou confuso sobre essa parte mas, é oque tenho em mente por enquanto).

Como eu disse estou bem desbalanceado pois comecei a investir tem pouco tempo e com o dólar e criptos em alta fiquei com receio de investir ( sei que não é o certo mas, explica isso pro meu medo kkkkk).

Renda fixa:

Pre fixado:R$ 155.140,20 em pré fixados que variam de 14% a.a até 15,60% a.a.

------

Ações br:

Bbas3 R$ 30.881,76

Cmig4 R$ 14.915,36

Csmg3 R$ 7.577,18

Klbn4 R$ 572,88

Cxse3 R$ 7.570,00

Vale3 R$ 16.010,60

------

Fii:

Xplg11: R$ 20.749,12

Btlg11: R$ 19.019,00

Knri11: R$ 6.253,50

Ggrc11:R$ 2.877,00

Mall11: R$ 10.036,72

Mxrf11: R$  2.715,00

Cpts11: R$ 2.647,92

-----

Reserva de emergência

R$ 20,000,00

------

Oportunidade/caixa

R$ 20,842,11

-------

Agora queria saber de vocês oque vocês mudariam, diversificaram mesmo com essa oportunidade em fii atualmente, (lembrando que todos os meus fii estão no vermelho por conta dessas quedas) ações dívidas.

Estou fazendo a minha carteira para um futuro ficar tranquilo já que os únicos patrimônios que tenho atualmente são uma moto e um carro todos muitos baratos porém, me atendem demais,  tenho um filho e pretendo ter mais em breve. Vocês acham que essa carteira momentaneamente tem alguma segurança? 

E por favor gente, sem teorias políticas malucas kkkkkkk

• Brabo 3
Link para compartilhar

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Parabéns pela carteira @Kaique Martins Marques.

Para complementar a análise, quais são as notas que você deu para cada um desses ativos?

Mas partindo da sua reserva, está completando de 6-12 meses dos seus custos fixos? Se não tiver, seria importante complementar ela até atingir esse nível, para não ter que se desfazer de algum ativo eventualmente no futuro.

A sua somatória deu 105%, então um dos ativos deve estar um pouco diferente do que pensou. Mas analisando a carteira como um todo, você ainda não tem exposição ao mercado exterior. O dólar realmente está alto, mas só tem uma tendência do dólar/real que é de crescimento, então buscaria começar a realizar os investimentos lá fora. Bitcoin eu acho que não está em um bom momento de compra, mas ai é de cada um.

Sobre as ações no Brasil, você está com muitas empresas estatais, o que para mim é um perigo, numa eventual crise ou algo do tipo, essas empresas podem ser as que mais podem sofrer nessa caso (seja em cotação ou em distribuição de lucros). Além disso, só o setor bancário representa quase 50% do valor que você tem em ações BR, é uma concentração grande em 1 setor específico.

Sobre os fundos imobiliários, segue a mesma ideia, você está muito concentrado em fundos de logística, vale a pena dar uma avaliada nesse quesito.

Espero ter contribuído um pouco, continue no foco!

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

@Francisco Viégas Viannana verdade estou segurando esse caixa para tentar "acertar o cu da mosca" kkkkk , estou contando que apartir do dia 11 vai cair mais, pode ser que ja esteja precificado contando com o aumento da selic,que parece inevitável mas, estou segurando certamente so para isso. 

em relacao ao fii quero aumentar um pouco mais em shopping,  nao sou muito fã de papel.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 06/12/2024 at 10:06, Kaique Martins Marques disse:

Bom dia turma, decidi compartilhar minha carteira hoje com vocês,  ela está bastante desbalanceadac porém quero chegar a seguinte distribuição,

25% ações brasileiras

25% fiis 

25% etfs do mercado do EUA,cripto e ou ouro (ainda estou confuso sobre essa parte mas, é oque tenho em mente por enquanto).

Como eu disse estou bem desbalanceado pois comecei a investir tem pouco tempo e com o dólar e criptos em alta fiquei com receio de investir ( sei que não é o certo mas, explica isso pro meu medo kkkkk).

Renda fixa:

------

Ações br:

Bbas3 R$ 30.881,76

Cmig4 R$ 14.915,36

Csmg3 R$ 7.577,18

Klbn4 R$ 572,88

Cxse3 R$ 7.570,00

Vale3 R$ 16.010,60

------

Fii:

-----

Reserva de emergência

R$ 20,000,00

------

Oportunidade/caixa

R$ 20,842,11

-------

Agora queria saber de vocês oque vocês mudariam, diversificaram mesmo com essa oportunidade em fii atualmente, (lembrando que todos os meus fii estão no vermelho por conta dessas quedas) ações dívidas.

Estou fazendo a minha carteira para um futuro ficar tranquilo já que os únicos patrimônios que tenho atualmente são uma moto e um carro todos muitos baratos porém, me atendem demais,  tenho um filho e pretendo ter mais em breve. Vocês acham que essa carteira momentaneamente tem alguma segurança? 

Para tua analise:

considerando niveis de dividendos da Vale, a precificação dela em relação a outras mineradoras, a tua visão sobre o pacote de incentivos na china, os impactos disso nos niveis do minério de ferro SERIA interessante para ti ou não alocar parte do caixa de oportunidade pra aumentar tua posição de vale3

se achar que está "barata" suficiente pensando em segurar longo prazo a ação pode fazer sentido.. outra opção são os FIIs para arbitrar com potencial redução futura da SELIC (mas talvez demore...)

Screenshot 2024-12-12 09.26.50.png

Screenshot 2024-12-12 09.27.48.png

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

25% ações brasileiras

25% fiis 

Renda fixa:

------

Ações br:

Bbas3 R$ 30.881,76

Cmig4 R$ 14.915,36

Csmg3 R$ 7.577,18

Klbn4 R$ 572,88

Cxse3 R$ 7.570,00

Vale3 R$ 16.010,60

------

Fii:

-----

Reserva de emergência

R$ 20,000,00

------

Oportunidade/caixa

R$ 20,842,11

-------

Só um rápido (mas importante) ponto de atenção: CMIG4 tag along é Zero.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
On 06/12/2024 at 09:06, Kaique Martins Marques disse:

25% ações brasileiras

25% fiis 

Renda fixa:

------

Ações br:

Bbas3 R$ 30.881,76

Cmig4 R$ 14.915,36

Csmg3 R$ 7.577,18

Klbn4 R$ 572,88

Cxse3 R$ 7.570,00

Vale3 R$ 16.010,60

------

Fii:

-----

Reserva de emergência

R$ 20,000,00

------

Oportunidade/caixa

R$ 20,842,11

-------

Mano, vc investe há quanto tempo já e qual a média de aporte mensal? Ta maluco, tem mais em renda fixa do q eu na carteira toda kkkkk

• Brabo 2
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar

• 0

25% ações brasileiras

25% fiis 

Renda fixa:

------

Ações br:

Bbas3 R$ 30.881,76

Cmig4 R$ 14.915,36

Csmg3 R$ 7.577,18

Klbn4 R$ 572,88

Cxse3 R$ 7.570,00

Vale3 R$ 16.010,60

------

Fii:

-----

Reserva de emergência

R$ 20,000,00

------

Oportunidade/caixa

R$ 20,842,11

-------

Bom dia, @Kaique Martins Marques !

Os amigos já deram boas contribuições e importantes.

Para dar uns centavinhos de contribuição ao tema, vou falar sobre a reserva de oportunidade.

A primeira coisa a se pensar seria se de fato a reserva de oportunidade faria sentido para quem está construindo patrimônio. Um fator importante a se pensar na reserva de oportunidade é a compensação da reserva Vs aporte. Isto é, pensar se a reserva de oportunidade estará parada em algum lugar esperando o "momento certo". O X da questão é onde essa reserva estaria onde ela rendesse algo e tivesse uma boa liquidez para ser sacada para se aplicar o valor no momento oportuno? Hoje até poderíamos falar do tesouro Selic como você bem citou. Mas e há uns 4 anos atrás quando a Selic estava aos 2%? Perceba que seria um momento onde a reserva estaria se desvalorizando por assim dizer. O mesmo valeria para quando deixamos nas caixinhas de bancos que rendem um percentual do CDI.

Dentro da filosofia do buy and hold nossa estratégia é estar sempre posicionado com aportes regulares em uma carteira com ativos de qualidade. Isso na minha opinião se torna matematicamente mais viável quando estamos construindo nosso patrimônio por estamos com nosso dinheiro sempre em uma posição de mais rendimento que seria nossa carteira. Inclusive até existem estudos que mostram essa matemática da reserva de oportunidade não fecha em comparação com os investimentos constantes no longo prazo.

Vou deixar abaixo para complementar este tema, vou deixar abaixo um estudo realizado onde foi feito um comparativo com duas estratégia: DCA (Dollar-Cost Average) que foram aportes regulares realizados em um período e o Buy the Dip ("Comprar na baixa") onde fora tentado realizar compras em momento de baixa que se julgavam ser os melhores no mesmo período.

image.png.8732043ad62fc6f2d5b166a873e1d628.png

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0
On 12/12/2024 at 12:47, Allan Wild Jerke disse:

Mano, vc investe há quanto tempo já e qual a média de aporte mensal? Ta maluco, tem mais em renda fixa do q eu na carteira toda kkkkk

Fala Allan beleza ? Cara tem pouco mais de um ano que invisto porém, eu tenho uma pequena empresa de açaí a alguns anos já,  sempre fui poupador e deixava guardado lá no nubank porém, quando vi já estava com uma quantia bem considerável,  hoje em dia ganho um valor considerável para vida que eu levo, não tenho luxo,meus gastos costumam variar entre 2k por mês, então não leva em consideração a quantia, o importante é você ir fazendo os seus aportes todos os meses e se possível tentar ganhar mais dinheiro (trabalho no caso) pq de verdade é isso que vai fazer o seu patrimônio aumentar.

Link para compartilhar

• 0
6 horas atrás, Kaique Martins Marques disse:

Fala Allan beleza ? Cara tem pouco mais de um ano que invisto porém, eu tenho uma pequena empresa de açaí a alguns anos já,  sempre fui poupador e deixava guardado lá no nubank porém, quando vi já estava com uma quantia bem considerável,  hoje em dia ganho um valor considerável para vida que eu levo, não tenho luxo,meus gastos costumam variar entre 2k por mês, então não leva em consideração a quantia, o importante é você ir fazendo os seus aportes todos os meses e se possível tentar ganhar mais dinheiro (trabalho no caso) pq de verdade é isso que vai fazer o seu patrimônio aumentar.

Tendi. Sou servidor público, então pra eu empreender teria que ter a coragem de largar a estabilidade do serviço público pra trocar o muito certo pelo bem duvidoso. Minha única opção é tentar algumas formas de renda extra, o que já estou tentando, mas por enquanto não consegui fazer nada engrenar.

Link para compartilhar

• Criar novo...