Jump to content
  • 0

Como comparar títulos referenciados à IPCA+ com %CDI?

Caio Moreira Nunes

Pergunta

Olá pessoal, boa tarde!

Tenho algumas dúvidas:

1 - Como comparar uma LCI que rende IPCA+ com outra que rende %CDI (ambas isentas de IR)?

2 - Como comparar um Tesouro IPCA+ (não isento de IR) com uma LCI (isenta de IR) que rende %CDI?

3 - Como comparar um Tesouro IPCA+ (não isento de IR) com um CDB (também não isento) que rende %CDI?

Usei a LCI como exemplo de renda fixa isenta de IR, mas a dúvida se estende a toda essa classe de investimentos.

Eu sei que nesse caso é complicado estimar, pois tudo vai depender de quanto será a inflação (IPCA) no futuro. Mas acredito que haja alguma métrica caso a inflação fique estacionada em um dado patamar.

Sugestão aos moderadores de conteúdo: Uma das maiores dúvidas de todo iniciante de investimentos é como comparar as rentabilidades de diferentes títulos de renda fixa, então seria bom ter uma "tabelinha" fixada como post inicial da Comunidade de Renda Fixa com a equivalência entre a rentabilidade dos diferentes títulos. Mesmo que nem sempre seja tão simples de fazer essas conversões por causa das incertezas do mercado, mas pelo menos uma direção a seguir.

Link para compartilhar

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
11 minutes ago, Caio Moreira Nunes disse:

Olá pessoal, boa tarde!

Tenho algumas dúvidas:

1 - Como comparar uma LCI que rende IPCA+ com outra que rende %CDI (ambas isentas de IR)?

2 - Como comparar um Tesouro IPCA+ (não isento de IR) com uma LCI (isenta de IR) que rende %CDI?

3 - Como comparar um Tesouro IPCA+ (não isento de IR) com um CDB (também não isento) que rende %CDI?

Usei a LCI como exemplo de renda fixa isenta de IR, mas a dúvida se estende a toda essa classe de investimentos.

Eu sei que nesse caso é complicado estimar, pois tudo vai depender de quanto será a inflação (IPCA) no futuro. Mas acredito que haja alguma métrica caso a inflação fique estacionada em um dado patamar.

@Caio Moreira Nunes criamos uma calculadora para comparar os títulos de renda fixa de diferentes tipos. O link é https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/comparador-de-renda-fixa/
Nesta calculadora você vai colocar as informações dos dois títulos que está querendo comparar, e para aqueles que são pós fixados a ferramenta utiliza uma estimativa para o IPCA e para o CDI, porém como você disse, são índices futuros que não temos como afirmar que realmente renderão aqueles percentuais.

15 minutes ago, Caio Moreira Nunes disse:

Sugestão aos moderadores de conteúdo: Uma das maiores dúvidas de todo iniciante de investimentos é como comparar as rentabilidades de diferentes títulos de renda fixa, então seria bom ter uma "tabelinha" fixada como post inicial da Comunidade de Renda Fixa com a equivalência entre a rentabilidade dos diferentes títulos. Mesmo que nem sempre seja tão simples de fazer essas conversões por causa das incertezas do mercado, mas pelo menos uma direção a seguir.

Seria uma tabela unicamente de comparação entre um título prefixado e um título que rende um percentual do CDI, todos os demais títulos não teríamos como fazer uma tabela, e justamente por esta situação é que foi criada a Calculadora "Comparador de Renda Fixa", onde iremos colocar as informações dos dois títulos e teremos um resultado que nos permite compará-los.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...