Jump to content
  • 0

Divisão das Classes de ATIVOS

Diego Da Silva Alves

Pergunta

Boa tarde pessoal!!!

Jóia demais com vocês?

Alguém poderia me dar uma dica/orientação com relação a qual % é interessante considerarmos em cada classe de ativos baseado na idade que temos hoje?

Ex: Tenho 36 anos, 186k investidos... Gosto muito de renda variável, porém estou me diversificando com renda fixa, fiis, ações internacionais e cripto...

Uma dúvida que as vezes nos vem em mente é. Quantos % eu deveria empregar em cada classe de ativo??? Mesmo sabendo que isso é uma coisa bastante pessoal e baseado no perfil.... 

As vezes ouvir opnições podem nos ajudar a melhorar nossa tomada de decisão... 

Abraço!!

• Brabo 2
Link para compartilhar

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
7 minutes ago, Diego Da Silva Alves disse:

Boa tarde pessoal!!!

Jóia demais com vocês?

Alguém poderia me dar uma dica/orientação com relação a qual % é interessante considerarmos em cada classe de ativos baseado na idade que temos hoje?

Ex: Tenho 36 anos, 186k investidos... Gosto muito de renda variável, porém estou me diversificando com renda fixa, fiis, ações internacionais e cripto...

Uma dúvida que as vezes nos vem em mente é. Quantos % eu deveria empregar em cada classe de ativo??? Mesmo sabendo que isso é uma coisa bastante pessoal e baseado no perfil.... 

Abraço!!

a base é 50-50

tirando uma parte para ser a pimentinha da carteira, uns 5% em cripto

e tirando uma parte para internacional, uns 10 a 15%.

deixaria RV com 40% e RF com 40%.

valores proximos a esses mais menos 5%, tipo 45-35 anda parece razoável.

a diversificação RF-RV da estabilidade a carteira

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Entendi @Ricardo O !!!!

Eu cheguei a estipular da seguinte forma até o momento... vejá o que você acha:

Ações Internacionais: 10%
Renda Fixa: 20%
Criptomoedas: 5%
Fundos Imobiliários: 20%
Ações Nacionais: 45%

Ações nacionais tem uma % maior devido realmente a gosto de analisar ações e investir nelas sabe... É um gosto que tenho que é difícil querer investir pouco nessa classe, mesmo considerando riscos e etc..

Acha que de uma certa forma seria uma boa diversificação?

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Diego Da Silva Alves disse:

Entendi @Ricardo O !!!!

Ações nacionais tem uma % maior devido realmente a gosto de analisar ações e investir nelas sabe... É um gosto que tenho que é difícil querer investir pouco nessa classe, mesmo considerando riscos e etc..

Boa tarde, @Diego Da Silva Alves !

Por quanto tempo mais você pretende investir até viver de renda?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Diego Da Silva Alves disse:

Entendi @Ricardo O !!!!

RF está baixa

mas entendo a teimosia, acho que já fomos todos assim

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
23 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Boa tarde, @Diego Da Silva Alves !

Por quanto tempo mais você pretende investir até viver de renda?

Boa tarde meu amigo @Eddy Paulini!!!

Não tenho intenção de parar tão cedo... estou com 36 anos... até quanto Deus me der saúde vou tocando em frente...

Mas assim, estipulando por alto, poderiamos dizer que eu tentaria parar aos 60 anos...

Abraço!!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Você já fez o teste do PIAR?

Talvez ajude nessa decisão.

On 11/12/2024 at 12:40, Diego Da Silva Alves disse:

Boa tarde pessoal!!!

Jóia demais com vocês?

Abraço!!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, Diego Da Silva Alves disse:

Boa tarde meu amigo @Eddy Paulini!!!

Não tenho intenção de parar tão cedo... estou com 36 anos... até quanto Deus me der saúde vou tocando em frente...

Mas assim, estipulando por alto, poderiamos dizer que eu tentaria parar aos 60 anos...

Abraço!!

Bacana!

Eu pergunto pois isso pode ajudar a dar um direcionamento. Legal, você tem aí um pouco mais de 20 anos pra investir o que é realmente muito bom no quesito tempo. Em contrapartida, na minha opinião 36 anos para quem está construindo patrimônio, um pézinho um pouco fora de risco como altos percentuais na renda variável já começa a fazer mais sentido. E isso pode aumentar ainda mais a depender das responsabilidades que você possui. Por exemplo: tem família? Tem filhos?  Isso são pontos que entendo serem importantes considerados também. Nada como um investidor indo dormir tranquilo e com um nível de segurança bom na carteira.

Depois tem também o PIAR como bem colocado pelo amigo @Jaimson Bispo. Ele te ajuda a entender um pouco mais seu perfil e a dar sugestões de percentuais para cada classe.

E por fim, deixando uma opinião bem pessoal (uma opinião mesmo de acordo com meus vieses e não uma recomendação) eu diminuiria no seu lugar um pouquinho do percentual de ações e aumentaria na renda fixa. 

Espero que ajude!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...