Jump to content

Opiniões sobre carreiras no mercado financeiro

Recommended Posts

Fala meu povo belezura? Seguinte após estudar e me aprofundar cada vez mais no mercado financeiro me veio aquela boa vontade de trabalhar no mercado, (porque não né?) estudei um pouco sobre profissões como acessor ou consultor (as que mais me agradou).

Aí temos um problema, eu estava quase inciando uma faculdade de Ed física, pensei bom porque não faço algo na área financeira? (Economia ou contabilidade) Me ajudaria um pouco talvez, e agora estou nesse dilema de Ed física ou finanças.

A sei que vem aquele pensamento né, puts Ed física humanas ou finanças exatas um não tem nada haver com o outro. Bom, sim e não. Eu não tenho muito essa preferência por exatas ou humanas gosto dos dois e gosto das duas áreas de atuações pois em ambas vou cuidar e ajudar as pessoas, seja ajudando a construir um corpo e uma saúde melhor ou uma vida financeira melhor.

No meio da Ed física já tenho muito conhecimento e vivência então eu sei bem o que me espera, meu medo é no meio financeiro tenho medo de chegar lá e não ser o que eu esperava. (Uma coisa é investir para mim, outra é investir para várias pessoas).

Caso alguém que já trabalhe ou trabalhou ou tenha quaisquer contato mais fundo com área, por favor deixe me sua motivação ou desmotivação, toda sinceridade é valida.

• Brabo 3
Link para compartilhar

16 horas atrás, Vinicius De Brito Fonseca disse:

Fala meu povo belezura? Seguinte após estudar e me aprofundar cada vez mais no mercado financeiro me veio aquela boa vontade de trabalhar no mercado, (porque não né?) estudei um pouco sobre profissões como acessor ou consultor (as que mais me agradou).

Aí temos um problema, eu estava quase inciando uma faculdade de Ed física, pensei bom porque não faço algo na área financeira? (Economia ou contabilidade) Me ajudaria um pouco talvez, e agora estou nesse dilema de Ed física ou finanças.

A sei que vem aquele pensamento né, puts Ed física humanas ou finanças exatas um não tem nada haver com o outro. Bom, sim e não. Eu não tenho muito essa preferência por exatas ou humanas gosto dos dois e gosto das duas áreas de atuações pois em ambas vou cuidar e ajudar as pessoas, seja ajudando a construir um corpo e uma saúde melhor ou uma vida financeira melhor.

No meio da Ed física já tenho muito conhecimento e vivência então eu sei bem o que me espera, meu medo é no meio financeiro tenho medo de chegar lá e não ser o que eu esperava. (Uma coisa é investir para mim, outra é investir para várias pessoas).

Caso alguém que já trabalhe ou trabalhou ou tenha quaisquer contato mais fundo com área, por favor deixe me sua motivação ou desmotivação, toda sinceridade é valida.

São dois caminhos muito distantes, alguma tendência você deve ter.

• Num dia livre, prefere fazer cardio, jogar videogame ou ler um livro?
  • Sabe usar o Excel?
  • Brabo 2
Link para compartilhar

On 11/12/2024 at 21:55, Vinicius De Brito Fonseca disse:

Bom dia, @Vinicius De Brito Fonseca !

Como sempre, decisões e opiniões muito pessoais  😅

Eu deixo aqui meu ponto de vista para ajudar a refletir um pouco.

Sou da opinião que o amis importante é você estar fazendo algo que você se sinta realizado em fazer (e realização não é só pela remuneração recebida) e se vê fazendo daqui uns anos.

Eu fiz transição de carreira. Saí do TI e fui para cozinha. Ganhava muito mais no TI mas a satisfação, a rotina de trabalho, alguns lugares que trebelhei não batiam comigo e vice-versa. Mas não me arrependo da minha decisão. A cabeça voltada para algo que você gosta, sente prazer em fazer e não lhe dá um peso de alguma maneira, na minha opinião é muito melhor do que se lascar todo (seja em qual área for) só pelo dinheiro.

Tente conversar com pessoas que trabalham na área do mercado financeiro e seja realista ao ouvir as opiniões e também querer saber do que tem de contra nessa área. As vezes tem um detalhe que acabe não batendo com você e isso pode ser bem chato lá na frente quando ver na prática.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

On 11/12/2024 at 21:55, Vinicius De Brito Fonseca disse:

Sabe o que é mais doido contabilidade e economia são Ciências Humanas.

Se vc for pra área de investimentos acho que economia seria melhor, penso que agregaria mais que a contabilidade, eu sou formado em contabilidade e atuo na minha àrea a pelo menos 1 década, assim dá uma base muito boa pq vc trabalha elaborando balanços e os indicadores que analisamos são feitos com base neles, mas durante o curso vc não vai ter uma noção muito boa de economia. Ambas áreas são válidas para atuar no ramo financeiro, mas entender um pouco de economia acredito que ajuda mais quando se trata de investimentos, pq é um fator de grande influencia.

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

1 hora atrás, Eddy Paulini disse:

Sou da opinião que o amis importante é você estar fazendo algo que você se sinta realizado em fazer (e realização não é só pela remuneração recebida) e se vê fazendo daqui uns anos.

Eu fiz transição de carreira. Saí do TI e fui para cozinha. Ganhava muito mais no TI mas a satisfação, a rotina de trabalho, alguns lugares que trebelhei não batiam comigo e vice-versa. Mas não me arrependo da minha decisão. A cabeça voltada para algo que você gosta, sente prazer em fazer e não lhe dá um peso de alguma maneira, na minha opinião é muito melhor do que se lascar todo (seja em qual área for) só pelo dinheiro.

Tente conversar com pessoas que trabalham na área do mercado financeiro e seja realista ao ouvir as opiniões e também querer saber do que tem de contra nessa área. As vezes tem um detalhe que acabe não batendo com você e isso pode ser bem chato lá na frente quando ver na prática.

Excelente ponto, realmente gostaria de conversar com alguém do mercado estou tentando achar, meio que no meu meio de convivência é algo que não tem nem algo perto disso então estou tentando achar opiniões na internet, excelente reflexão 

• Brabo 3
Link para compartilhar

1 hour ago, Jefferson Cunha disse:

Sabe o que é mais doido contabilidade e economia são Ciências Humanas.

Se vc for pra área de investimentos acho que economia seria melhor, penso que agregaria mais que a contabilidade, eu sou formado em contabilidade e atuo na minha àrea a pelo menos 1 década, assim dá uma base muito boa pq vc trabalha elaborando balanços e os indicadores que analisamos são feitos com base neles, mas durante o curso vc não vai ter uma noção muito boa de economia. Ambas áreas são válidas para atuar no ramo financeiro, mas entender um pouco de economia acredito que ajuda mais quando se trata de investimentos, pq é um fator de grande influencia.

No que diz respeito a áreas das ações financeiras sou bem leigo, comecei a procurar mais quando comecei estudar sobre investimentos, e ainda assim foquei mto na área de assessores e consultoria. Poderia me dizer como é atuar na sua área? 

• Brabo 2
Link para compartilhar

22 horas atrás, Ricardo O disse:

São dois caminhos muito distantes, alguma tendência você deve ter.

• Num dia livre, prefere fazer cardio, jogar videogame ou ler um livro?
  • Sabe usar o Excel?

Cara em um dia livre eu faço bicicleta ergométrica em casa assistindo aos vídeos da auvp ou lendo um livro kkk eu realmente adoro os dois pontos.

E sim sei usar Excel já fiz ADM.

Mas queria ter uma noção conversar om alguém de alguma área financeira 

• Brabo 1
Link para compartilhar

3 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Ta aí uma área que eu quero distância. Gosto muito de cozinhar, mas o ambiente de uma cozinha industrial não me agradou nem um pouco. Posso dizer que fiz o caminho inverso ao seu. 

Eu sou formado em técnico de nutrição. Durante o estágio trabalhei em uma cozinha que preparava o rango do pessoal do polo petroquímico. Dá pra contar nos dedos quantas vezes entrei na cozinha. Durante o estágio descobri que a empresa tinha um software para controle de estoque, que ninguém sabia usar. Me especializei nisso e descobri que minha paixão mesmo era a área de TI.

Anos depois me formei na área e hoje sigo trabalhando na TI. Cozinha hoje em dia só em casa mesmo. 

• Brabo 3
Link para compartilhar

7 minutes ago, Leandro Henrique Soares disse:

Ta aí uma área que eu quero distância. Gosto muito de cozinhar, mas o ambiente de uma cozinha industrial não me agradou nem um pouco. Posso dizer que fiz o caminho inverso ao seu. 

Eu sou formado em técnico de nutrição. Durante o estágio trabalhei em uma cozinha que preparava o rango do pessoal do polo petroquímico. Dá pra contar nos dedos quantas vezes entrei na cozinha. Durante o estágio descobri que a empresa tinha um software para controle de estoque, que ninguém sabia usar. Me especializei nisso e descobri que minha paixão mesmo era a área de TI.

Anos depois me formei na área e hoje sigo trabalhando na TI. Cozinha hoje em dia só em casa mesmo. 

Cozinha realmente é um trabalho complexo. Sejam cozinhas industriais, restaurantes, enfim. É um trabalho complexo e desgastante. E a depender das áreas que for seguir dentro da gastronomia, o nível de estudos aumenta e muito. E também nunca para assim como acontece no TI e em diversas outras áreas. Além do cuidado que envolve inclusive a saúde dos consumidores.

Parece um inferno (e realmente deve ser Hauhuaha) mas há quem se adeque e goste!

• Brabo 2
Link para compartilhar

4 horas atrás, Vinicius De Brito Fonseca disse:

No que diz respeito a áreas das ações financeiras sou bem leigo, comecei a procurar mais quando comecei estudar sobre investimentos, e ainda assim foquei mto na área de assessores e consultoria. Poderia me dizer como é atuar na sua área? 

Olha o dia a dia não é muito fácil, brasil tem um sistema tributário extremamente complexo, só de legislação de ICMS vc tem 1 legislação por estado (imposto estadual), cada prefeitura tem seu código tributário municipal que rege o ISS (imposto municipal) e no brasil existem mais de 1500 municípios, então assim, não é uma área fácil de atuar, exige muito estudo e atualizações constantes. Então é comum escritórios hoje em dia se especializarem em algum ramo de atuação, eu por exemplo atuo somente com prestadores de serviço enquadrados no Simples Nacional (que de simples só leva o nome), hoje meus clientes são dentistas, médicos, arquitetos, engenheiros, enfermeiros, Educadores físicos tbm, enfim todos os prestadores de serviço que se enquadrem no Simples.

Se vc parar para pensar que estamos passando por uma reforma tributária cuja regra de transição são 10 anos, então vc já deve sair da faculdade "desatualizado", e quando for atuar vai ter que aprender a operar nos dois sistemas, não vai ser fácil, o desafio é grande. O curso de contabilidade recentemente passou por uma atualização na grade, então não sei como está hoje em dia. Mas todo mundo continua relatando que o curso ainda é muito distante da realidade. Logo recomendo se vc for atuar na contabilidade das empresas, procurar oportunidades na área pq a faculdade só vai te colocar um diploma na mão e mais nada.

O dia a dia é muito trabalho, vc raramente consegue tirar férias, pq as rotinas contábeis são mensais e se vc não entregar as declarações ou cumprir com as obrigações vc recebe uma multinha da receita federal.

Pode até parecer desanimador, mas os cursos contábeis aqui da minha região(estou a 130km de goiania) não tem formados turmas, então a tendência é faltar profissionais na área. 

A contabilidade pode não te deixar rico, mas paga as contas e relativamente traz uma segurança financeira.

Espero ter ajudado, recomendo fazer se vc gostar mesmo do curso e ter um objetivo claro, tentei te mostrar a realidade da área de quem atua profissionalmente, é uma formação bem ampla vc necessariamente não precisa atuar diretamente nas empresas, a contabilidade abre um leque muito interessante de áreas em que vc pode atuar.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...